Remover as manchas do vidro

Como tirar marca de chuva ácida do vidro

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. 31 janeiro 2017
Como tirar marca de chuva ácida do vidro

No Brasil, as chuvas ácidas são mais comuns em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, onde a concentração de indústrias e de veículos é maior e, por consequência, a poluição existente. No entanto, mesmo outras cidades estão sujeitas às precipitações com pH menor, inclusive, aquelas que estão localizadas próximas às termoelétricas. As chuvas tornam-se ácidas quando as nuvens e neblinas contêm altos níveis de óxido de nitrogênio e dióxido de enxofre. Essas substâncias podem até mesmo deixar marcas em janelas de carros e residências. Por isso, o umCOMO vai ensinar como tirar marca de chuva ácida do vidro com as dicas a seguir.

Também lhe pode interessar: Como eliminar as manchas de água do vidro

Passos a seguir:

1

As marcas da chuva ácida depois que a água seca nas janelas de casas, prédios e veículos podem ser esbranquiçadas ou escuras e parecem ser difíceis de remover. Existem produtos feitos com essa finalidade, mas costumam ter um valor alto. No entanto, é possível tirar marca de chuva ácida do vidro com o uso de produtos que possivelmente você já possua em casa. A primeira dica é fazer uso de vinagre branco, que depois de ser aplicado em uma folha de jornal pode ser passado no vidro. Se mesmo depois de passar bem nos vidros as marcas permanecerem, umedeça um pano macio e limpo com vinagre branco e repita a aplicação, deixe agindo por 10 minutos e, ao final desse tempo, passe outro pano limpo e macio para remover o excesso do produto.

2

Quem precisa remover com frequência as manchas causadas pela chuva ácida dos vidros pode já ter preparado em um frasco com spray uma solução que contenha uma parte de vinagre branco para três partes de água. Assim, quando for preciso, basta borrifar o spray onde for necessário e, em seguida, passar uma toalha de papel ou um pano seco e macio para remover o excesso, uma vez que o vinagre pode danificar os vidros, sendo melhor que não se acumule em sua superfície.

Como tirar marca de chuva ácida do vidro - Passo 2
3

O bicarbonato de sódio é outra dica caseira para remover as manchas que a chuva ácida pode deixar nos vidros. Para usá-lo, o melhor é valer-se de uma escova de dentes velha, mas limpa, com a qual é possível esfregar as marcas mais detalhadamente. Para tanto, aplique um pouco de bicarbonato de sódio na escova e passe no vidro ou, na falta de uma escova, use um pano levemente umedecido com água e polvilhe um pouco do produto sobre ele. Da mesma forma, passe no vidro, depois, aplique um pano limpo úmido para remover o excesso do produto.

4

Outra dica para remover as manchas de chuva ácida é aplicar no vidro um pouco de saponáceo cremoso e esfregar nos locais marcados com uma esponja de aço umedecida com água. Essa técnica funciona melhor em vidros de carros, mais difíceis de riscar, até porque conforme a idade das manchas pode ser preciso esfregar com um pouco mais de pressão. No entanto, para não correr riscos, faça um teste esfregando apenas uma pequena parte do vidro, para se certificar que não irá riscá-lo. De qualquer forma, após finalizar o procedimento é importante retirar bem o resíduo do produto com um pano úmido, limpo e macio. Se estiverem muito impregnadas as manchas pode ser preciso repetir a limpeza.

Como tirar marca de chuva ácida do vidro - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar marca de chuva ácida do vidro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
sergio novicki
Gostei da dica vou tentar esse procedimentos para limparos vidros da minha kombi
1 de 3
Como tirar marca de chuva ácida do vidro