Como usar o incenso em casa
O incenso é um elemento muito usado desde a antiguidade em rituais religiosos e espirituais, devido à crença de que possui poderes mágicos e é perfeito para atrair as boas energias e afastar as negativas. Hoje em dia, passou a ser um pequeno objeto ideal para purificar e aromatizar os diferentes espaços da casa, pois permite criar um ambiente bem mais agradável e prazeroso para os nosso sentidos. Influencia também no nosso bem-estar emocional e é incrível para favorecer o relaxamento e melhorar o estado de ânimo. Se quiser saber como usar o incenso em casa e descobrir quais aromas você precisa, continue lendo este artigo de umComo.
Benefícios de usar incenso
O incenso não é apenas um elemento para aromatizar espaços e perfumar um determinado cômodo, mas sim é usado desde a antiguidade por seus importantes efeitos terapêuticos a nível psicológico. É por isso que é considerado como um ótimo complemento para a espiritualidade e relaxamento, destacando-se por oferecer benefícios como os seguintes:
- Equilibra as emoções;
- Melhora o estado de ânimo;
- Aumenta a paz interior;
- Favorece o relaxamento físico e mental;
- Atrai a energia positiva e purifica o ambiente.
Se quiser aproveitar todos os seus efeitos e criar ambientes que convidem ao relaxamento, calma, concentração e espiritualidade em seu lar, anote tudo o que explicamos a você nas seguintes seções.
Como usar o incenso
Em primeiro lugar, antes de usar o incenso em casa é importante que compre um que seja de boa qualidade, caso contrário os seus aromas não serão 100% eficientes. Encontra-se disponível em diferentes formatos, como as tradicionais varetas ou os que vêm em forma de cones, espiral ou em pó; depois de escolher a forma de apresentação, deverá conseguir um porta-incensos adequado que seja capaz de absorver o calor enquanto o incenso está queimando.
A forma mais comum de queimar incenso em casa é usando as varetas, que se colocam apoiadas em uma espécie de bandeja de madeira pequena em forma de canoa, que é onde serão depositadas as cinzas à medida que a vareta vai se consumindo. Você deve acender o incenso com um isqueiro ou fósforo e soprar a chama para apagá-la; depois disso, o incenso começará a queimar soltando o seu aroma e impregnando todo o cômodo.
Não deve se preocupar pelo incenso até que não tenha queimado inteiro; agora, se quiser apagar, só terá que afundar a vareta na areia ou superfície do porta-incenso e pronto! Esvazie as cinzas armazenadas e guarde para outro uso.
É importante aumentar sempre as precauções e evitar que o incenso esteja aceso perto de outros objetos ou que fique aceso quando sai de casa. Além disso, é fundamental manter fora do alcance das crianças.
Para que serve o incenso segundo a fragrância
Os benefícios do incenso variam em função da fragrância escolhida, pois cada aroma conta com algumas propriedades específicas que convém conhecer para encontrar a mais adequada e conseguir o efeito procurado.
De seguida, mostramos algumas das fragrâncias mais comuns que podem ser adquiridas e quais são as suas propriedades:
- Lavanda: ideal para liberar tensões negativas, é relaxante e calmante, ajuda a criar um ambiente de tranquilidade, traz paz e felicidade.
- Canela: oferece calor e conforto ao ambiente, é bom para a meditação e para esclarecer as ideias. Além disso, é afrodisíaco e um ótimo complemento para os momentos de intimidade em casal, pois é perfeito para criar um ambiente romântico e cheio de erotismo.
- Eucalipto: purifica o espaço e estimula a força física e mental. É excelente para favorecer a saúde do sistema respiratório e refrescar o ambiente.
- Cítrico: favorece a calma e a paz interior. O incenso de limão ou laranja são boas opções para purificar e revigorar o ambiente, favorecer a concentração e potenciar a imaginação.
- Sândalo: traz paz e tranquilidade, ajudando a acalmar os nervos e a combater o estresse. Facilita a meditação e ajuda a atingir a paz espiritual. Afasta as energias negativas e libera os medos.
- Coco: excelente para despertar o desejo e estimular o prazer sexual. Também é bom para eliminar a negatividade do lar.
- Jasmim: desenvolve a concentração e a inspiração. É relaxante, equilibra as emoções, melhora o estado de ânimo e reforça o otimismo.
- Flor de laranja: ideal para a felicidade e para favorecer um bom descanso e sono reparador.
- Rosa: diminui o estresse e relaxa o corpo e a mente. É um ótimo complemento para um ambiente romântico, pois estimula os sentidos sexuais e promove os pensamentos de afeto.
- Baunilha: é calmante, revitalizador, afrodisíaco e ativador dos sentidos.
Escolha entre todos o que mais lhe interessa, queime-o em algum canto de sua casa e veja como ao mesmo tempo desfruta de ambientes muitíssimos mais prazerosos e um incrível bem-estar físico e mental.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o incenso em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.