Construir uma horta

O que plantar na horta vertical

Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 5 setembro 2018
O que plantar na horta vertical
Imagem: lojaskd.com.br

Se você acessa as redes sociais, pode perceber que cada vez mais pessoas têm buscado adotar uma alimentação mais saudável. Não se trata só de uma percepção, mas de um fato: segundo o Datafolha[1], mais da metade dos brasileiros estão preocupados em se alimentar de uma forma mais natural, dando preferência à comida fresca e evitando fast foods. Nesse sentido, ter uma horta em casa é uma excelente opção, porque você pode colher verduras, legumes e temperos na hora do preparo da comida, garantindo uma refeição mais fresca e saudável. Para quem vive em apartamento, as hortas suspensas dão conta da falta de espaço físico. Entenda no umCOMO o que plantar na horta vertical.

Também lhe pode interessar: Horta em casa, o que plantar?

Índice

  1. Horta suspensa: escolhendo o local
  2. Como montar horta vertical
  3. Plantas para horta vertical
  4. Cuidados com a horta vertical

Horta suspensa: escolhendo o local

Basta forçar um pouco a memória para as aulas de biologia do colégio: apostamos que lá seu professor falou do processo de fotossíntese, que é como as plantas obtém energia. Foto vem do grego e significa luz, ou seja, as plantas precisam de um ambiente com boa luminosidade para se nutrirem e crescerem saudáveis.

Portanto, dê preferência a um local que recebe luz solar direta todos os dias, como uma varanda, por exemplo. Como na maioria das hortas verticais se planta temperos, deve-se evitar lugares que recebem sol da tarde (muito forte, pode queimar as folhas das plantas), dando preferência ao sol da manhã. Se isso não for possível, confira dicas em nosso artigo como proteger as plantas do sol.

O que plantar na horta vertical - Horta suspensa: escolhendo o local
Imagem: firezzi.com.br

Como montar horta vertical

Você pode montar sua horta vertical gastando muito pouco dinheiro! Como? Basta utilizar os pallets recicláveis. Esse tipo de material virou o queridinho da decoração jovem e moderna. Você pode consegui-los de graça em feiras de produtos naturais, por exemplo. Alguns feirantes costumam deixá-los na rua no final do dia de trabalho.

Para montar sua horta vertical, você vai precisar de:

  • Pallets
  • Prego
  • Martelo
  • Vasos
  • Terra adubada
  • Mudas ou sementes

Siga nossas orientações:

  1. Em primeiro lugar, lixe o pallet para deixá-lo com um acabamento mais polido e uniforme. Aplique também uma demão de verniz, que irá conferir maior durabilidade.
  2. Com um martelo, pregue vasinhos de plástico no pallet.
  3. Cubra os vasinhos com terra e plante as mudas ou sementes (dica: você pode substituir os vasinhos por garrafas pet, por exemplo).
  4. Para fixar o pallet na parede, você pode pendurá-lo em pregos ou em ganchinhos, como se fosse um quadro. Fica a seu critério!

Se você gostou da ideia de construir objetos decorativos com pallets, não deixe de conferir nosso artigo como fazer móveis com paletes reciclados.

O que plantar na horta vertical - Como montar horta vertical
Imagem: plantei.com.br

Plantas para horta vertical

O melhor tipo de planta para horta vertical são as de pequeno porte e que crescem bem e rápido. Logo, os temperos ou ervas aromáticas são a opção mais viável para se obter sucesso nesse tipo de horta. Você pode explorar várias opções, como por exemplo:

  • Salsinha: contém vitaminas E, C e A
  • Cebolinha: fornece as vitaminas A, C e K
  • Alecrim: rico em vitamina B1, B2 e C
  • Hortelã: contém vitaminas A e C
  • Tomilho: rico em vitaminas A e C
  • Orégano: contém vitamina A e B3
  • Manjericão: rico em vitaminas A, E e C
  • Coentro: fornece vitaminas A, C e E

De acordo com o Programa Nacional Para a Promoção da Alimentação Saudável de Portugal2, além da quantidade considerável de vitaminas, as ervas aromáticas são ricas em antioxidantes, que fortalecem o organismo e combatem o envelhecimento precoce. Por que não incluí-las na sua dieta?

Não deixe de conferir nosso artigo como escolher sementes para uma horta de temperos.

O que plantar na horta vertical - Plantas para horta vertical
Imagem: shelterness.com

Cuidados com a horta vertical

Preparamos algumas dicas de cuidados necessários para se ter com sua horta vertical. Confira a seguir:

  • Antes de regar, confira se o solo está úmido. Se estiver seco, regue. Cada planta tem uma necessidade diferente de água, portanto você deve estar sempre atento. A regra é uma rega a cada dois dias, de preferência pela manhã.
  • Compre um adubo NPK numa loja de produtos para jardinagem e adicione-o às suas plantas duas vezes por mês. O adubo irá garantir a qualidade da terra e um crescimento forte e saudável. Confira também como fazer fertilizante caseiro.
  • Retire sempre as ervas daninhas e as flores (como as do manjericão, por exemplo) das suas plantas. Elas roubam espaço no vaso e também os nutrientes da terra, prejudicando o crescimento das suas ervas aromáticas.
O que plantar na horta vertical - Cuidados com a horta vertical
Imagem: revistamandala.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que plantar na horta vertical, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-04/pesquisa-diz-que-cresce-procura-por-alimentacao-saudavel
  2. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/82620/2/116245.pdf

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maisa Sales
Como fazer essa horta vertical?
Imagem: lojaskd.com.br
Imagem: firezzi.com.br
Imagem: plantei.com.br
Imagem: shelterness.com
Imagem: revistamandala.com.br
1 de 5
O que plantar na horta vertical