Partilhar

Como escolher sementes para uma horta de temperos

Por Ana Marques. Atualizado: 13 outubro 2017
Como escolher sementes para uma horta de temperos
Imagem: betaflores.blogspot.pt

A grande nova moda, que veio para ficar e não tem nada a ver com a beleza pessoal, são as mini hortas. Estas hortas caseiras estão a fazer uma revolução na maneira como aproveitamos o espaço em nossas casas. E digamos que em tempos de crise temos que saber poupar. E estas hortinhas são uma ótima maneira de aliviar o estresse, poupar algum dinheiro e ainda melhorar em muito a sua alimentação.

Neste artigo de umComo vamos explicar passo a passo como escolher sementes para uma horta de temperos. Venha descobrir.

Também lhe pode interessar: O que plantar na horta vertical
Passos a seguir:
1

O primeiro passo que tem que ter em conta são os temperos que você quer plantar. Tem exemplos como hortelã, alecrim, salsa, coentros, cebolinha, tomilho, pimenta, orégano e manjericão.

No seu mercado local deve encontrar várias sementes para diferentes temperos.

Ao escolher os temperos deve ter algum cuidado. Deve consultar as informações encontradas, normalmente, na parte de trás e em baixo da embalagem das sementes. Estas informações vão-lhe referir para o numero do lote, a percentagem de germinação, o índice de pureza, a data do ultimo teste e a data de validade das sementes.

Estas informações são muito importantes, porque consoante os valores aqui apresentados, a semente que esta a comprar pode ou não ser a mais indicada para o local onde vai plantar. Se por exemplo as sementes tiverem uma baixa percentagem de germinação isto vai-lhe dizer que muitas das sementes nessa embalagem não vão pegar. Relativamente ao índice de pureza, deve sempre procurar os que disserem 100%, porque de outra maneira vai estar a comprar impurezas com as suas sementes.

Acesse esse artigo e descubra: horta em casa, o que plantar?

Como escolher sementes para uma horta de temperos - Passo 1
2

Agora que já escolheu as sementes que vai querer. Tem de escolher o local em sua casa onde vai colocar a sua mini horta de temperos. O que tem que ter em atenção no local é a quantidade de sol que a sua hortinha vai apanhar. Estas sementes devem ter uma exposição diária não superior a 5 horas. Portanto coloque-as num local quente mas fresco ao mesmo tempo.

Tenha também em atenção se as sementes que esta a comprar estão adequadas ao clima de sua residência. Algumas sementes podem ser mais propícias que outras para determinados locais. Muitas das embalagens vão ter na parte de trás um mapa com as zonas de melhor clima para o cultivo de cada semente. Terá de ter isto em conta também.

Parece muita coisa, mas não se preocupe que é muito simples.

3

Depois destas dicas já sabe como escolher sementes para uma horta de temperos. Já pode ir comprar as coisinhas todas para começar. E consultar estes nossos artigos para saber como criar a sua horta caseira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher sementes para uma horta de temperos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como escolher sementes para uma horta de temperos

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Alessandro Marques
Muito interessante a página.

Como escolher sementes para uma horta de temperos
Imagem: betaflores.blogspot.pt
1 de 2
Como escolher sementes para uma horta de temperos

Voltar ao topo da página