menu
Partilhar

Como acabar com a tiririca na horta

Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como acabar com a tiririca na horta

A tiririca, também conhecida como Cyperus rotundus ou junça, é uma erva daninha de difícil controle no campo. Um único tubérculo cortado pode dar origem a várias plantas, criando várias infestações muito resistentes nas hortas, gramados ou pomares. A planta possui bulbos, rizomas e tubérculos subterrâneos de onde surgem as folhas e hastes florais de rápida reprodução. A tiririca pode ser encontrada no mundo todo, mas desenvolve-se idealmente em país de clima tropical ou subtropical. A tiririca pode reduzir a produção agrícola em 40% e chegar aos 90%, no caso das hortaliças. Para aprender a combater esse problema e a defender as suas plantações, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como acabar com a tiririca na horta.

Também lhe pode interessar: Como combinar os cultivos na horta
Passos a seguir:
1

Remover a planta

Uma das formas de acabar com a tiririca na horta é removê-la com a mão.

Coloque umas luvas de jardinagem para evitar o contacto da terra com a pele e a acumulação sob as unhas. Com uma pá, cave o máximo que puder ao lado da planta pois as raízes podem chegar aos 46 cm de profundidade.

Com cuidado, remova a planta e as raízes do chão. É essencial fazer isto com cuidado para não quebrar as raízes.

Use a pá para cavar mais um pouco e remover as raízes restantes. Se deixar raízes na terra, é provável que a tiririca volte.

Nota: Coloque as plantas em um saco de lixo, juntando o solo cavado. Não use as tiriricas em pilhas de compostagem pois ela pode espalhar-se em outras zonas da horta.

Como acabar com a tiririca na horta - Passo 1
2

Usar açúcar

Esta técnica de remoção de tiririca funciona melhor no início da primavera, quando a planta começa a germinar e a brotar.

Molhe a horta com uma mangueira, deixando-a úmida mas não encharcada.

Passe açúcar por entre as plantas em velocidade constante, despejando-o enquanto se movimenta para que caia em quantidades iguais.

Volte a borrifar água na horta outra vez sem saturar o solo. Borrife levemente, fixando o açúcar.

Dica: Repita o processo mais duas vezes em cada primavera para garantir que a planta morre completamente.

3

Controle químico

O herbicida é um controle de praga eficaz quando a tiririca tem menos de 5 folhas. A planta folhosa impede que o herbicida escorra até aos tubérculos e à raiz. Assim, o melhor é colocar o herbicida logo no início da estação, enquanto a tiririca ainda é jovem.

O herbicida funciona melhor quando a planta está crescendo de forma vigorosa, pelo que o ideal é cortar a planta, esperar dois dias e colocar o herbicida. Prefira um período seco para passar o produto. As chuvas vão lavar e remover o produto, pelo que o ideal é evitar dias chuvosos para fazer a aplicação.

Siga as instruções do fabricante para saber como aplicá-lo corretamente.

Dica: Procure escolher um herbicida apropriado: os melhores para controlar a tiririca contêm MSMA.

Como acabar com a tiririca na horta - Passo 3
4

Controle natural

Para controlar a tiririca na sua horta de forma natural, junte 1 kg de folhas e ramos picados de hibisco, roseira-grandiflora, peperonia tricolor e sibipiruna. Misture tudo e espalhe pela área infestada, deixando uma camada de, aproximadamente, 10 cm. Deixe o material no solo por um período de 6 a 9 meses. O seu efeito alopático vai destruir as batatinhas e as raízes da tiririca, controlando a praga por um bom tempo.

Outra forma de controlar o aparecimento da tiririca é corrigir o pH do solo. Deixá-lo mais grumoso ajuda a reduzir o problema, uma vez que a tiririca em excesso indica que o solo é ácido, adensado, anaeróbico ou que possui carência de Mg.

5

Usos gastronômicos

A tiririca pode ser usada na alimentação humana. A melhor maneira de controlar uma praga é conseguir encontrar alguma utilidade na mesma. O seu uso gastronômico é muito comum em alguns países, na confecção de refrescos, azeite e pastas. Confira como usar a planta:

  • Pasta de tiririca: Colha dois maços da batata da tiririca e descasque. Corte em rodelas fininhas e junte um pouco de manjericão. Bata no liquidificador com um fio de óleo e um pouco de sal. Passe a pasta nas torradinhas e acompanhe com uma cerveja.
  • Vinho fortificante : Use um maço de tiririca, separando as folhas da batatinha e lavando muito bem. Corte as batatinhas em 3 e coloque-as dentro de uma garrafa de vinho comum ou vinho do Porto. Deixe por uma semana e pode usar!
Como acabar com a tiririca na horta - Passo 5
6

Agora que já sabe como acabar com a tiririca na horta, dê uma conferida nesses artigos que podem ser do seu interesse:

Como tornar a sua horta mais ecológica

Como fazer compostagem para a horta

Como acabar com cupins na horta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com a tiririca na horta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Maxuel Claudino da silva
Boa noite ,estou com poblema sério pra acabar essa Tiririca,tenho 7 hectares de horta ,e tá enfetado ,preciso de remédio pra acabar com ela ...obrigado ajuda eu aí...
Ivan
Maxuel, você pode se sentir rivilegiado por ter em abundância essa Tiririca. O seu desconhecimento sobre as propriedades medicinais dessa planta o faz querer eliminá-la para plantar outras culturas mas não faça isto, mantenha uma área reservada exclusivamente para ela, de preferência, livre de agrotóxico, livre de poluição, livre de qualquer contaminação. Você poderá precisar dela, ela pode salvar até sua vida de tão magnifica propriedades medicinais da batatinha dessa planta. Com 250g da batatinha torrada por dia da Tiririca, supre a necessidade de uma pessoa que não precisará comer mais nada durante o dia. Sem contar os benefícios medicinais que a batatinha proporciona no nosso organismo quando consumimos regularmente. Previne AVC, combate colesterol, combate a febre, é anti-alérgico e um baita aliado no combate ao câncer, sim a batatinha da Tiririca pode combater o câncer pois ela é um poderoso anti-oxidante natural. Tudo isto Maxuel, está disponível no seu quintal, de graça para você. Aproveite-a muito bem e saúde!!
jose ivanilo de lima
gostei vou por em pratica obrigado
Joelma Santos
Adorei a ideia de acabar com as tiriricas, muito bom

Como acabar com a tiririca na horta
1 de 4
Como acabar com a tiririca na horta

Voltar ao topo da página