A abóbora

Como evitar as pragas na abóbora

Como evitar as pragas na abóbora

As abóboras costumam desenvolver-se em um clima quente, por isso passam de plantas a verduras comestíveis durante a época do verão. No entanto, este doce alimento, é susceptível ao aparecimento de insetos e bichos externos capazes de acabar com esta saborosa colheita em pouco tempo. Se você gosta de abóboras e tem alguma espécie em sua horta, preste atenção ao seguinte artigo de umComo.com.br. Vamos dar para você algumas dicas para que saiba como evitar as pragas na abóbora. Trate-as e acabe com elas adequadamente e desfrute de suas abóboras saudáveis.

Também lhe pode interessar: Como evitar pragas nos tomateiros

Passos a seguir:

1

Para evitar o aparecimento de possíveis insetos, cuide adequadamente das suas plantas de abóbora. Se observar galhos de ervas daninhas ou mato à sua volta, retire-as com cuidado e assim salvará suas abóboras do escaravelho. Por outro lado, se observar bichos nas folhas da planta, tente retirá-los você mesmo com as mãos. Observará que são amarelos com manchas, que podem ser pretas, verdes ou também amarelas.

2

Outro bom truque, para caçar os indesejáveis escaravelhos, é colocar um pedaço de papelão embaixo da planta de abóbora. Depois, observe e controle diariamente o papelão. Se vir algum escaravelho entre o papelão e o solo, jogue-o em um pote com água e sabão.

3

Também podem ter bichos marrons (se forem adultos) ou esbranquiçados (se forem filhotes) que ficam no inferior das folhas da planta de abóbora. Ou pode encontrar seus ovos (vermelhos, amarelos ou marrons). Pode as folhas que contenham este tipo de praga.

4

Antes de recorrer aos inseticidas e a outros produtos químicos, tente eliminar os bichos localizados aplicando um bom jato de água sobre as folhas da planta. Se desgrudarem, recolha-os e livre-se deles, caso contrário vá uma sua loja de jardinagem comprar os produtos necessários para se livrar deles.

5

Aplique em suas plantas de abóbora os pesticidas adequados. Pulverize sobre as folhas ou aplique sobre as raízes, dependendo do pesticida. Siga as instruções que encontrará no produto. Pergunte em sua loja de jardinagem ou viveiro habitual qual é o mais conveniente.

6

Lembre-se que os pesticidas que adquirir devem ser para utilizar em cultivos comestíveis. O Carbaryl, a bifentrina ou a permetrina são alguns dos ingredientes que compõem os inseticidas especiais para acabar com as pragas das abóboras. Pode optar também por fazer inseticidas caseiros seguindo as dicas do nosso artigo.

7

Siga as instruções dos produtos químicos que adquirir com muito cuidado. Consulte sempre em sua loja qual é o produto mais recomendável para a praga da sua abóbora.

Veja mais em: Como matar pulgão preto nas plantas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar as pragas na abóbora, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Serlande
Tenho alguns pe de abobora soque tem lagarta dentra da abobora cmom acaba com elas
A sua avaliação:
Sonia Travassos
o pé de abóbora dá flores machos e fêmeas, na verdade muito mais macho do que fêmea. as "abobrinhas" que as pessoas vêem embaixo de algumas flores são o útero das flores fêmeas e não abóboras de verdade. para que as abóboras crescem a partir desse útero é preciso que as flores machos polinizem as fêmeas. quem faz isso em geral são as abelhas, mas se não tiver abelha na sua plantação, dá pra fazer manualmente. depois de polinizada é preciso cuidar das pragas como esclarece o artigo.
A sua avaliação:
joaquim antonio dias ribeiro
como afastar os texugos das aboboras ?
A sua avaliação:
evermar andrade
A minha aboboreira dá flor, mas algum inseto corta a flor junto da base. O que eu faço?
Grato.
Evermar Andrade - Curitiba
A. Martins
deve ser pratico dar um jato de água sobre as folhas e depois andar á procura dos bichinhos...
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Martins. Essa é uma solução para quem prefere evitar o uso de pesticidas, caso contrário você pode testar as outras ideias do artigo e o truque da água com sabão.
Daiana
Os pés de abóbora ta com ums besouro verde e amarelo e colocar outro besouro e deixa a folha melada debaixo ante o chão
Glória
Minhas abobreiras dão muitas flores mas não dão frutos, quando dão abóbora não vão a diante acabam apodrecerem e morre.qual o motivo . abraço e obrigada
Maria Basilia
O besouro come as folhas. O que devo fazer?
Joceli
Como evitar larvas dentro de abob oras tenhoje um pé de cabasa elas nem seca e ja estão cheias larvas por dentro como iluminadas
luiz
Abobora quando comeca secar ja estar cheia de lavras oque fazer
valter aparecido pereira de camargo
planto variedades de abobora mas na colheita poucas delas são aproveitadas por causa que ficam todas bichadas observei que os bichos vem de dentro para fora da abobora não sei se estes bichos já ficam dentro da flor queria saber se tem algum pestecida para eliminalos obrigado
gloria piedade
gostaria de saber do porque dos pes de aboboras so da flores e nao da aboboras ou quando acontece
da abobora quando acontece surge uma abobrinha logo cai sera acides no solo desde ja os meus agradecimentos gosto desta pagina
carlos
em minha casa plantei um pé de abobora, colhi tres aboboras e depois comecei a notar que os brotinhos da abobora começavam a apodrecer, o que fazer?
A sua avaliação:
Lourdes Araujo
As nossas aboboras encostam no chão desde o nascimento e algumas apodrecem . Saberiam indicar melhor processo para ter aboboras mais bonitas ?
Como evitar as pragas na abóbora