Limpar a roupa a seco

Produtos químicos utilizados para a limpeza a seco

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Produtos químicos utilizados para a limpeza a seco

A limpeza a seco é uma das operações mais utilizadas por muitas pessoas todos os anos para limpar as roupas delicadas que não podem ser lavadas com máquinas tradicionais. Muitos produtos químicos são necessários para eliminar as manchas de roupa sem danificar o material.

Índice

  1. O percloroetileno
  2. Os éteres de glicol
  3. Detergentes

O percloroetileno

O percloroetileno (PCE) é um dos produtos químicos mais utilizados nas operações de limpeza a seco. Há quatro graus de PCE que dependerão dos graus de vapor desengordurante para alguns metais, as qualificações técnicas para a fabricação de produtos químicos e os graus de alta pureza dependem de cada produto e de sua função. PCE é um composto químico altamente oxidante e acredita-se que é o mais estável de todos os clorados de limpeza a seco. O PCE tem uma faixa de pureza de 99% a 99,9%, enquanto outros têm recuperado um nível de pureza entre o 95% e 99%.

Os éteres de glicol

Os éteres de glicol são utilizados nas operações de limpeza a seco, bem como em uma ampla variedade de outros solventes. Os éteres de glicol são feitos de etileno ou propileno e converteram-se em um dissolvente solúvel, volátil e inflamável para diversas aplicações no lar e nos meios industriais. Além da limpeza a seco, os agentes e os éteres de glicol são utilizados para fazer produtos farmacêuticos, cosméticos, produtos desengordurantes, tintas, certos tipos de pintura e adesivos.Os detergentes são comummente utilizados no processo de limpeza a seco. Os primeiros detergentes, gel ou sabão líquido à base de tensoativos, ácidos graxos, são dissolventes que criam uma emulsão. Os detergentes sintéticos são utilizados com mais frequência como não tapam os sistemas de filtros.

Detergentes

A limpeza inclui a mais ampla variedade de produtos químicos utilizados durante o processo de limpeza a seco. Estes incluem agentes neutros, agentes alcalinos e agentes ácidos. Estes agentes são utilizados para eliminar óleos, ceras e gordura da roupa. O cloro é utilizado para tirar manchas quando outras técnicas de detecção falham e o amaciante é usado nas roupas de camurça, couro, seda, lã e vinilona após a limpeza a seco para a renovação dos materiais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Produtos químicos utilizados para a limpeza a seco, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Estes produtos só devem ser usados por profissionais com experiência na limpeza a seco.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Produtos químicos utilizados para a limpeza a seco