Outras Ferramentas para a manutenção da casa

Tipos de pilhas

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 17 outubro 2023
Tipos de pilhas

O uso de pilhas permite o funcionamento de brinquedos, controles remotos e todos os tipos de aparelhos eletrônicos há muitos anos. Embora hoje em dia seja comum encontrar a maioria dos dispositivos carregados com carregador USB, nem todos são assim. Ainda existem muitos brinquedos, acessórios e dispositivos que precisam da energia fornecida pelas pilhas para funcionar corretamente.

De itens necessários, como termômetros a letreiros de neon, as pilhas são usadas em quase todas as áreas. Embora todas as pilhas tenham a mesma finalidade de fornecer energia portátil instantânea, existem diferentes tipos de pilhas e cada uma delas é mais adequada a uma situação específica. Para descobrir os tipos de pilhas, no umCOMO recomendamos que continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como escolher uma lixadeira

Índice

  1. Pilhas AA
  2. Pilhas AAA
  3. Pilhas AAAA
  4. Pilhas C
  5. Pilhas D
  6. Como escolher as pilhas

Pilhas AA

Também conhecidas como duplo A, essas pilhas são do tamanho mais comumente usado. Elas são usadas ​​em uma infinidade de aplicações e podem ser adquiridas praticamente em qualquer lugar. Geralmente, pilhas duplo A são o que todos imaginam quando pensam em pilhas substituíveis padrão. Elas podem ser usadas ​​para tudo, desde termômetros a luzes LED e telefones sem fio.

Elas possuem 1,5 V e funcionam muito bem em aparelhos que exigem um consumo de corrente elétrica um tanto alto, mas que não são usados ​​constantemente. Você também pode usar essas pilhas em dispositivos como relógios que estão sempre ligados, mas cujo consumo de energia é mínimo.

Tipos de pilhas - Pilhas AA

Pilhas AAA

Elas também são conhecidos como triplo A e são o segundo tipo de pilha mais popular. São usadas ​​para termômetros, pequenos brinquedos e calculadoras. Assim como as pilhas AA, elas possuem 1,5 V, mas devido ao seu tamanho menor, as pilhas triplo A geram menos energia.

As pilhas AAA são usadas principalmente em pequenos dispositivos que não requerem muita energia para funcionar, como temporizadores de cozinha. Essas pilhas duram muito tempo e ainda cumprem sua finalidade.

Tipos de pilhas - Pilhas AAA

Pilhas AAAA

Embora o uso de pilhas AAAA, também conhecidas como quadruplas A, não seja tão comum quanto o de AA e AAA, são pilhas finas e de grande impacto. São pequenas, mas potentes, e são frequentemente usadas em ponteiros laser e lanternas LED.

As pilhas quadruplas A também são frequentemente usadas em pequenos dispositivos, como medidores de glicose, canetas de computador e controles remotos de aparelhos auditivos.

Tipos de pilhas - Pilhas AAAA

Pilhas C

Este tipo de pilha é utilizada principalmente em brinquedos, rádios portáteis e lanternas. Muitos dispensadores automáticos contendo desinfetante para as mãos requerem o uso de pilhas C de 1,5 V.

Essas pilhas são ideais para dispositivos que requerem baterias usadas com frequência. Para ter certeza absoluta de que o dispositivo funciona com energia confiável e segura, usar pilhas C é uma boa opção. Esse tipo de pilha também é frequentemente usado em banheiros que utilizam sensores de descarga alimentados por bateria.

Veja neste outro artigo Como fazer pilha caseira.

Tipos de pilhas - Pilhas C

Pilhas D

Essas pilhas são usadas em dispositivos que requerem um longo período de energia. Elas funcionam melhor quando colocadas em lanternas grandes, dispensadores de sabonete ou toalhas de papel.

As pilhas D são grandes e volumosas. Elas fornecem várias horas de uso e energia para vários dispositivos comerciais pesados, como torneiras com sensor de mãos livres, dispensadores de sabão e sistemas de purificadores de ar.

Tipos de pilhas - Pilhas D

Como escolher as pilhas

Se tem que comprar pilhas e não sabe qual escolher entre os diferentes tipos que existem, no umCOMO queremos te ajudar com alguns conselhos. Estes são os aspectos que você deve levar em consideração:

  • O tamanho da pilha: usar uma pilha AA, a mais comum, não é a mesma coisa que usar uma triplo A, que é um pouco menor. Ou uma pilha C, mais curta e mais grossa que as anteriores. Portanto, você deve prestar atenção ao tamanho da pilha que o dispositivo necessita.
  • Capacidade de carga: se você quiser comprar pilhas recarregáveis, verifique sua capacidade de carga. Quanto maior essa capacidade, mais tempo você levará para recarregar a pilha, ou seja, mais tempo durará esse ciclo. Geralmente, você verá sua capacidade de carga indicada com ‘mAh’.
  • Número de ciclos de recarga: normalmente indicado na ficha do produto ou, pelo menos, um número estimado. Essas informações vão te ajudar a saber se vale a pena comprar uma pilha ou outra e quantas vezes você pode recarregá-la.
  • Composição: nem todas as pilhas recarregáveis ​​são iguais, ou seja, variam na sua composição. Você deve se basear nas indicações e nas respectivas diferenças para escolher aquela que considera mais conveniente.
  • Pilhas pré-carregadas: se você estiver viajando e for comprar pilhas porque sua câmera precisa delas, é útil comprar aquelas que vêm pré-carregadas. É comum que pilhas recarregáveis ​​precisem estar em uma tomada antes de começar a ser utilizadas, então, neste caso, as pré-carregadas são uma opção interessante.

Agora que você conhece os tipos de pilhas, recomendamos que leia este post sobre Como reciclar pilhas usadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de pilhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Tipos de pilhas