Cuidados das plantas

Como cuidar de uma begônia

Como cuidar de uma begônia
Imagem: afloricultura.com

As begônias são plantas ornamentais que possuem belíssimas flores de cores variadas, como amarelo, rosa, vermelho, laranja e branco. A variedade de tonalidades das flores e formato das folhas é ampla, sendo relativamente fácil tê-las em casa. Para saber como cuidar de uma begônia o umComo.com.br vai dar algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de Begonia Rex
Passos a seguir:
1

As begônias podem ficar dentro ou fora de casa, sendo que algumas espécies se adaptam melhor a um ambiente do que outro. Por isso, ao escolher uma begônia certifique-se de que ela combina com o local onde quer cultivá-la.

2

O cuidado com a begônia começa na hora de plantá-la. O ideal é que a terra tenha pH neutro ou ligeiramente ácido. O tamanho do vaso deve ter o mesmo tamanho da planta, evitando vasos muito grandes. Com muita terra, ela pode ficar empapada, afogando as raízes.

Como cuidar de uma begônia - Passo 2
Imagem: bbel.com.br
3

O local em que a begônia vai ficar deve receber bastante luz. Próximo de janelas sem cortinas no leste ou oeste vai garantir que a planta receba luz todos os dias. Ela também gosta de se manter aquecida, por isso, em regiões frias o melhor é ter as begônias dentro de casa, já que ela pode sofrer com temperaturas abaixo dos 13 graus.

4

As begônias precisam de água e mesmo quando a terra do vaso parecer úmida, mas não empapada, você pode regar a planta. Além disso, em alguns momentos elas precisam ainda mais de água, como nos dias quentes, quando a luz estiver mais forte e no período em que floresce.

5

Nas épocas mais frias do ano, entretanto, regue apenas a begônia quando a sua terra já estiver seca. O mesmo serve quando a luz natural é mais fraca, o que costuma ocorrer entre os meses de outono e no começo da primavera no Brasil. Água à temperatura ambiente e filtrada é a melhor para regar a planta.

6

Como cuidar de uma begônia exige ainda procedimentos menos periódicos, como fertilizar a planta. Os fertilizantes neutros solúveis próprios para plantas com flor são os mais indicados e devem ser aplicados entre fevereiro e setembro, uma vez por mês. Isso pode variar conforme a espécie.

7

Outro cuidado constante com a begônia é removendo flores e folhas mortas, bem como galhos quebrados, a fim de ajudar a planta a se desenvolver melhor. Caso as folhas fiquem empoeiradas, remova a sujeira delicadamente com algodão e água para que elas possam respirar.

8

Quando a espécie é adequada para ambientes externos, escolha um local parcialmente sombreado e que não receba muito vento. O ideal é que na begônia incidam as primeiras luzes da manhã ou os últimos raios de sol da tarde.

9

O solo deve ser rico e fértil, sendo que uma dica para deixá-lo bem nutrido é colocando musgo de turfa e composto onde ela será plantada. O solo deve ter ainda boa drenagem e a begônia deve ser regada apenas quando o topo do solo secar.

10

Em invernos rigorosos pode ser necessário levar as begônias de canteiro para dentro de casa. Corte-a quando chegar aos sete centímetros e coloque-a em um vaso, para começar um novo crescimento.

Sugestão: Como cuidar de uma begônia rex

Como cuidar de uma begônia - Passo 10
Imagem: mbflores.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma begônia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Rosely Parejo
Interesantísimos temas., Se aprende muchas cosas, sobre todo yo, que soy nueva en esto de tener plantas.
A sua avaliação:
Ana Cristina Rodrigues
Gostei muito da dica.
A sua avaliação:
Arlene De lucena Ferraz
Qual o melhor vaso para begonias é qual o tamanho?
Severina soares de souza
como fazer mudas de begonias
Cristina Dellalibera
Ela se propaga atravez de mudas, observe se ha mudas , e faça o replante.
Antonia de Sousa Ribeiro
como cuidar de uma begônia :solo, nutrientes e iluminação. como cuidar de Orquídea

A sua avaliação:
YOLANDA MORAES
O que eu faço minhas hortênsias florirem
A sua avaliação:
flora mascaro barrionuevo
como acabar com os fungos das begonias que se reproduzem rapidinho/?
Thaís
Obrigada pelas dicas! Não quero deixar o meu presente morrer.
Editor umComo.com.br
Oi Thaís! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: afloricultura.com
Imagem: bbel.com.br
Imagem: mbflores.com.br
1 de 3
Como cuidar de uma begônia