O cultivo de plantas

Como cultivar a Stevia

Como cultivar a Stevia
Imagem: agrosanpedro.com.ar

A Stevia é uma planta com muitos efeitos benéficos para nosso dia a dia. Por isso, cultivar Stevia em casa pode ser muito útil para enfrentar problemas quotidianos de digestão ou fadiga, além de ser útil para múltiplos tratamentos de pele. Se quer aprender a cultivar Stevia em casa, em umComo.com.br explicamos alguns simples passos que ajudarão você a plantar esta maravilhosa planta e tirar o maior partido de suas propriedades medicinais.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da stevia

Passos a seguir:

1

Preencha o vaso com areia fértil, terra com esterco ou adubo, e regue até ficar bem encharcada. Você pode encontrar sacos de areia preparados em qualquer loja de jardinagem ou floricultura.

Como cultivar a Stevia - Passo 1
Imagem: quillon.oxl.cl
2

Corte os últimos 10 cm de um broto de Stevia e tire as 2 ou 3 folhas da parte inferior do caule, facilitando o afundamento na terra.

3

Coloque a planta na areia úmida e pressione fortemente com os dedos ao redor do caule, até cobrir a parte inferior da planta.

4

Situe o vaso com o broto de Stevia em um lugar à sombra e sem muita corrente de ar. Lembre-se que o sol pode fazer ela se desidratar impedindo que a planta enraíze bem, assim como a corrente de ar pode ressecá-la.

  • Se fizer calor, tente refrescar a planta com frequência, com água. Pode usar um spray ou vaporizador.
Como cultivar a Stevia - Passo 4
Imagem: dedondeviene.com
5

28-30 dias depois de plantar a Stevia, o broto começará a crescer. Quando observar que as primeiras folhas começam a nascer, leve o vaso para um espaço mais ensolarado para que possa crescer com mais força. A partir deste momento, regue a Stevia só quando a terra não estiver úmida.

  • Durante o verão: regue todos os dias.
  • Períodos de primavera e outono: Só regue se perceber que a terra está seca.
  • Durante o inverno: é a época de maior crescimento da planta. Regue pouco, evitando que as raízes apodreçam.
6

Depois de outro mês, volte a transplantar a Stevia para o lugar definitivo: no jardim, horta, estufa ou em um vaso maior. Lembre-se de situar a planta ao ar livre para facilitar seu máximo crescimento.

Como cultivar a Stevia - Passo 6
Imagem: inforural.com.mx
7

No outono, quando a Stevia tiver florescido, pode-a e deixe-a com apenas 10 cm de altura.

8

Depois de podar, seque as folhas ao ar livre. Lembre-se que é melhor pouca quantidade de sol, por isso vá controlando as folhas. Se preferir pode secá-las em casa, onde a temperatura será mais agradável para elas.

9

No verão, seque as folhas da planta sem que o sol pegue de maneira direta, assim a Stevia conservará todas as suas propriedades medicinais.

10

Aprenda a cultivar a Stevia e aproveite todas as suas propriedades benéficas seguindo estes passos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar a Stevia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Tente cortar o broto de Stevia e plantá-lo imediatamente. Entre uma ação e a outra você pode colocá-la em uma jarra com água, como se acabasse de cortar umas flores.
  • Se transplantar a planta definitivamente para uma estufa, lembre-se que na primavera crescerá mais e no outono menos. Nas épocas de verão tente fazer sombra na estufa para evitar um excesso de calor. Deste modo você pode simular o clima tropical original da Stevia e ela brotará com mais força.
  • Depois de conseguir que a Stevia cresça, use os novos brotos com raízes para cultivar novas plantas para o próximo ano.
  • Prefira o adubo orgânico em vez do químico ou mineral. Lembre-se que a Stevia não precisa de grandes quantidades de nutrientes.
  • Aplique o adubo mineral ou químico quando a planta estiver transplantada em seu lugar definitivo. Use pequenas quantidades a cada 50-60 dias.
  • Se for usar adubo orgânico, será suficiente aplicar uma vez por ano. Tente fazer isso no início da primavera.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Marco Aurelio Jorge
PERGUNTA- 1- Com quantas mudas devo iniciar uma plantação de Stevia ?
2- posso adubar a Stevia com esterco de galinha ?
3- qual espaçamento entre mudas
A matéria apresentada e ótima
A sua avaliação:
J MARCOSJ
Boa explicação obrigado
A sua avaliação:
CLARA OTA
GOSTARIA DE SABER SE HÁ POSSIBILIDADE DE CULTIVAR STÉVIA NA NOSSA REGIÃO(BELÉM -PARÁ) CLIMA QUENTE E ÚMIDO, VISTO QUE NO PASSO A PASSO ACIMA, DESCREVEM QUE O CRESCIMENTO MAIOR SE DAR NO INVERNO. NOSSA REGIÃO NÃO TEM INVERNO, SOMENTE CALOR E ALTERNA COM PERÍODO CHUVOSO. AGUARDO RESPOSTAS. CLARA
jose valdones do nascimento
muito esclarecedora as informaçoes,mas gostaria de mais detalhes pois pretendo cultivar stevia para uso domestico
Edison Ueno
Bom dia, muito bom artigo, gostaria de saber qual região melhor para o cultivo da stevia? E quantas podas posso fazer ao longo do ano? Obrigado
Fernando Junior
Gostei muito do comentário.
Editor umComo.com.br
Oi Fernando! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
Jovelino Barbosa de Souza
quero saber como conseguir semente de stévia e como cultiva-la em casa?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jovelino! Você pode conseguir sementes de stevia em um viveiro de plantas ou então pode comprar online em sites como o Mercado Livre. Quanto à forma de plantio, basta seguir os passos acima. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
Jose oton
Pois não atendeu tudo o que procurava, os 11 passos foram muito bom, não fala onde encontra a planta, por cidade ou em geral., valore da muda etc..
Mateus Filipe
Sou formado em Agronomia e gostaria de me didicar ao trabalho com a Stevia, particularmente e numa primeira fase no cultivo. Considerando as minhas limitacoes, partindo do local aonde me encontro e dificil conseguir material vegetativo. onde posso encontrar este material. Meus agradecimentos
Imagem: agrosanpedro.com.ar
Imagem: quillon.oxl.cl
Imagem: dedondeviene.com
Imagem: inforural.com.mx
1 de 4
Como cultivar a Stevia