Cuidar do chão

Como limpar o piso de cerâmica

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar o piso de cerâmica
Imagem: decoracion.facilisimo.com

O piso de cerâmica ou arenito é um dos mais resistentes, mas também requer cuidados e manutenção diária a fim de mantê-lo sempre em perfeitas condições. Devido à sua longa durabilidade e variedade de cores e designs, muitos o escolhem como base de nosso lar. Apesar de não ser tão cômodo como a carpete, por exemplo, é mais higiênico já que não retém tantas bactérias. Como a maioria dos materiais, a cerâmica requer de uma manutenção constante para ficar bonito durante o maior tempo possível. Para que saiba como fazer isso, neste artigo de umComo ensinamos como limpar o piso de arenito.

Também lhe pode interessar: Como limpar piso de madeira

Passos a seguir:

1

A primeira limpeza do piso de cerâmica deve ser feita de forma imprescindível depois de sua colocação, já que provavelmente, terão ficado restos do material utilizado, como concreto ou adesivo. Para isso, precisaremos de ácido clorídrico ou muriático, que pode ser encontrado em qualquer loja de ferragens. Em ambos os casos, deveremos diluí-los em água, colocando-os em um recipiente resistente 90% de água e 10% de ácido ou muriático. Como são produtos altamente perigosos, não se esqueça de utilizar luvas de látex e máscara. Molhe uma escova de cerdas e esfregue os restos de concreto, adesivo, etc., que tenham ficado no piso, verá como saem facilmente.

2

Se não tiver estes produtos, pode substituí-los por água-forte ou ácido clorídrico. Em ambos os casos, siga as instruções indicadas nas embalagens para saber como diluí-los e a quantidade exata que precisa. E utilize também luvas e máscara.

3

Quando tiver realizado a primeira limpeza, é necessário mantê-lo de forma constante, seja o seu piso de cerâmica esmaltado, rústico ou de porcelanato. Para isso, o primeiro passo é colocar suporte ou deslizadores de feltro na base ou nos cantos dos móveis sobre o piso de cerâmica, desta maneira evitaremos danificá-lo.

Como limpar o piso de cerâmica - Passo 3
Imagem: inofix.com
4

Para fazer a limpeza diária do piso de cerâmica podemos utilizar qualquer produto não abrasivo, sobretudo se for esmaltado ou porcelanato, pois acabariam por eliminar o brilho. Assim, é recomendável utilizar produtos específicos para a limpeza do solo mas que contenham sabão neutro. Simplesmente dilua-o em água, utilize uma vassoura de piaçava ou esponja suave, e, depois, passe a vassoura de pelo úmida para uma melhor manutenção.

Como limpar o piso de cerâmica - Passo 4
Imagem: hogar.mapfre.es
5

Quando tiver algum produto concreto, como gordura ou tinta, ou tiver manchas mais difíceis, como as de umidade, existem uma série de truques caseiros que ajudarão você a se desfazer delas facilmente.

Para eliminar as manchas de gordura do piso de cerâmica pegue um recipiente, encha-o de água e dilua nela um jato de vinagre branco ou amoníaco. Pegue em um pano limpo, introduza na mistura, escorra-o bem e esfregue a mancha de gordura. Para mais eficácia, pode acrescentar um pouco de desengordurante que tiver em casa à mistura preparada.

6

Para as manchas de umidade, você deve simplesmente umedecer um pano limpo, ou esponja suave, com água sanitária e esfregar as manchas suavemente. Lembre-se de utilizar luvas quando mexer em produtos como este.

Para tirar as manchas de cera, sejam de vela ou de depilação, recomenda-se raspá-las a seco com um raspador e, depois, esfregá-las com um pano umedecido em vinagre quente.

Como limpar o piso de cerâmica - Passo 6
Imagem: limpiezaenmadrid.eu
7

A melhor forma de eliminar as manchas de tinta do piso de cerâmica é umedecendo-as com um pano banhado em vinagre. Quando estiverem bem úmidas, esfregue-as com o mesmo pano e verá como desaparecem rapidamente. Este truque caseiro também serve para as manchas de gesso. E caso fique algum resto, utilize uma substância decapante.

8

Se o seu piso é de arenito ou barro, deve saber que este é o mais delicado de todos e requer outros produtos para sua limpeza, independentemente da mancha que tiver. Assim, deverá misturar óleo de linhaça cozido com essência de resina. É muito importante que utilize a mesma quantidade para ambos os produtos. Esquente em banho maria, umedeça um pano, ou a vassoura de pelo, com a mistura e limpe o solo com isso. Depois, é aconselhável aplicar um produto protetor especial para este tipo de arenito ou cera líquida.

9

Quanto à limpeza das juntas dos azulejos, você só precisará de uma escova de dentes e água sanitária. Molhe a escova no produto e limpe suavemente as juntas até que fiquem limpas. Sempre é preferível que sejam de tons escuros para evitar que se perceba o passar dos anos, o qual as escurece, mas com este truque conseguirá que durem mais tempo impecáveis, independente do tom.

Como limpar o piso de cerâmica - Passo 9
Imagem: hogarutil.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o piso de cerâmica, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: decoracion.facilisimo.com
Imagem: inofix.com
Imagem: hogar.mapfre.es
Imagem: limpiezaenmadrid.eu
Imagem: hogarutil.com
1 de 5
Como limpar o piso de cerâmica