Preparação das paredes antes de pintar

Como restaurar as imperfeições na parede

Como restaurar as imperfeições na parede
Imagem: Mónica Lou

Com o tempo as paredes de casa como de qualquer outro edifício, vão sofrendo abrasões, buracos, lacunas, etc. De vez em quando é necessário pintar, mas além disso devemos reparar estes pequenos sinais que conferem uma imagem descuidada à casa. Para deixar a parede em perfeito estado antes de pintar, explicamos-lhe como restaurar as imperfeições na parede de um modo simples, rápido e econômico.

Vai precisar de:
  • Espátula
  • Aguaplast
  • Lixa de grão fino de 120
Também lhe pode interessar: Como aplicar textura na parede
Passos a seguir:
1

Dirija-se a um estabelecimento de tintas ou drogaria e compre massa para reparar paredes, uma das melhores e mais conhecidas é a "Aguaplast".

2

Leia as instruções da embalagem. Existem diferentes tipo de Aguaplast, alguns requerem a secagem antes do polimento e outros não.

3

Evite usar a massa em fissuras muito grandes ou orifícios excessivamente profundos. Para esses casos é melhor usar algum tipo de cimento com água.

4

Poderá comprovar que esta massa é muito prática porque é de secagem rápida, é limpa e praticamente não tem cheiro.

5

Aplique a massa com uma espátula, enchendo bem a zona a reparar e evitando que fique ar no seu interior. Deixe a superfície o mais lisa que conseguir para ter que lixar e polir o menos possível.

6

Se o buraco tem uma certa profundidade é possível que tenha que aplicar massa várias vezes, pois ao secar pode diminuir e encolher um pouco.

7

Passe uma lixa de grão fino, de 120 aproximadamente. Dependendo do tipo de massa que adquiriu deverá fazer este passo com a massa ainda fresca ou já seca.

8

Certifique-se que está completamente seca antes de pintar, caso contrário não absorverá bem a tinta.

9

É provável que tenha que aplicar 2 camadas de tinta até igualar a cor da parede.

Sugestão: Como preparar cal para pintura - Instruções simples para fazer em casa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como restaurar as imperfeições na parede, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Tenha em conta que o tempo de secagem da massa irá variar dependendo da quantidade aplicada, da umidade ambiente e da ventilação. Pode demorar de 2 a 24 horas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
RITA
Boa tarde minhas paredes sao cheias de furos buracos e outras coisas gostaria de saber qual a tinta ideal pra mim compra obrigado espero a resposta.
Imagem: Mónica Lou
Como restaurar as imperfeições na parede