Outras árvores de fruto

Como plantar Kiwi

Como plantar Kiwi
Imagem: kajhspa.com

O kiwi é uma fruta de origem chinesa e bem típica em climas temperados, com o seu sabor característico (entre amargo, ácido e azedo ninguém sabe qual tem mais destaque) possui mais vitamina C que a laranja. O seu formato oval e achatado, além dos pequenos pelos marrons encontrados na casca são as características que chamam mais atenção, além da coloração verde da polpa da fruta.

A sua planta, o pé de kiwi pode chegar a mais de 10 metros de altura, robusta e altamente resistente à maioria das doenças que podem afetar as plantas, além da sua insensibilidade para temperaturas, podendo aguentar até os -15º. No Brasil, não é muito comum de ser encontrada, assim como o fruto que costuma ser caro, por conta disso, que tal plantar um pé de kiwi na sua casa? Não é difícil e com frutos tão saudáveis à sua disposição com certeza este não será um problema. Neste artigo, umComo te ensina como plantar kiwis.

Também lhe pode interessar: Como plantar Uvaia
Passos a seguir:
1

A técnica para plantar kiwi mais utilizada é a estaquia, por ser mais fácil e apresentar resultados e frutos mais rápido perante às outras. A melhor época para realizar a estaquia é durante o fim do inverno ou começo da primavera e você pode usar substâncias que ajudam no enraizamento da estaca, compostos à base de ácido indol butríco (AIB), que possibilitarão mais chances de sucesso e com este composto podem ser utilizados até estacas de ramos podados de outros pés de kiwi.

Como plantar Kiwi - Passo 1
Imagem: gojiberries.blogs.sapo.pt
2

Compre ou corte estacas próximas ao caule e que possuam 10 cm de comprimento. Ao comprar estas estacas você perceberá que elas ainda possuem folhas, geralmente duas que são amarradas à estaca, com cuidado. Caso você vá retirar um caule de uma árvore para replantar, faça dessa mesma forma.

3

Você precisará de uma árvore de kiwi fêmea e uma macho. É possível identificar qual o sexo desta planta só de observar, as do sexo masculino tem as folhas mais achatadas e com as pontas mais afiadas e o seu crescimento é notavelmente mais rigoroso em relação à fêmea e ela, por sua vez, possui estame nas flores.

Estames são aquela parte da flor que parecem com antenas, geralmente com um cabo verde e fino e uma ponta de outra coloração.

Como plantar Kiwi - Passo 3
Imagem: junior.te.pt
4

Após passar as estacas no substrato enraizador, coloque em bandejas ou vasos pequenos e provisórios para que elas enraízem mais depressa, mantenha o substrato úmido durante este período mas sem encharcar demais.

5

Deixe as suas estacas protegidas do vento e do frio neste período de adaptação até que você possa notar gemas e brotos se desenvolvendo. Quando notar, significa que está na hora de realizar o transplante que agora pode ser para um vaso de plastico grande, preparado com compostos orgânicos, farinha de osso ou casca de ovo e uma pequena quantidade de areia.

Ou, se preferir você pode alocar a planta para o seu local definitivo.

Como plantar Kiwi - Passo 5
Imagem: gojiberries.blogs.sapo.pt
6

Primeiramente planeie e procure um lugar onde possam ser plantados dois pés de kiwi, um macho e fêmea e estes devem ter distância de 1 a 1,5 metro e 30 cm de uma parede ou cerca.

Os pés de kiwi são trepadeiras e você deve apoiá-los em algum lugar, uma cerca é o ideal.

Para plantar em solo, você vai precisar cavar um buraco com largura equivalente a 150% da profundidade, ou seja, se cavar um buraco com 10 cm de profundidade, a largura terá que ter 15 cm.

O tamanho do buraco que deve ser cavado depende do tamanho do bloco ou torrão de terra em que ele se encontrava. Antes de alocar a planta, utilize as mesmas substâncias que foram usadas para o vaso provisório e misture com a terra de onde você pretende plantar o seu kiwi.

Como plantar Kiwi - Passo 6
Imagem: ireceptar.cz
7

Outros fatos sobre o kiwi e o seu pé:

  • Geralmente os primeiros frutos podem ser vistos de 3 a 5 anos após o plantio, este tempo varia de acordo com o clima, se é temperado ou mais ameno o kiwi se desenvolve com mais facilidade, mesmo ele sendo tão resistente às mudanças de temperatura bruscas ou temperaturas muito baixas.
  • Aos -12º o fruto do kiwi congela (Imagina só, tirar um sorvete de kiwi do pé)
  • O fruto, após ser retirado do pé dura de 4 a 5 dias fora da geladeira.
  • O kiwi é uma das frutas com maior quantidade de vitamina C, ultrapassando a sua camarada, a laranja.
  • Pela grande quantidade de fibras ele ajuda na formação do bolo fecal, assim como a aveia, além de possuir grande capacidade de regular a pressão arterial, diminuir o stress e aumentar a capacidade de contração. (procurei pela substância responsável pelo aumento na concentração mas não encontrei, parece estar ligada às sementes do kiwi, que possuem uma boa quantidade de ômega-3 e ácidos graxos)
  • Existem outros benefícios mas espero que estes sejam suficientes para que você se acostume com a ideia de querer plantar um pé de kiwi em casa.

Veja também nosso artigos sobre como plantar outras árvores de fruto:

Como plantar Kiwi - Passo 7
Imagem: canstockphoto.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Kiwi, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
36 comentários
A sua avaliação:
Ricardo Lê Poole
Como comprar estacas de Kiwi macho e femoa?
A sua avaliação:
Alberto Azevedo
Tenho quase 9.000m2 de terreno em zona baixa e próxima de um riacho. Será rentável fazer produção ?
A sua avaliação:
Armando Louro
Eu tenho um kiwiseiro fêmea e agora comprei um macho. Ficaram perto um do outro e o macho já estão entrelaçados um no outro. Faz mal estarem assim?
A sua avaliação:
Augusto Arnaut Santos
Boa tarde queria plantar 12 KIWI ,precisava de saber quantos machos de plantar e qual as distancias entre plantas .
Obrigado.
Fátima Mendes
Plantei 3 plantas de kiwi há 3 anos compradas no lidel de rio de mouro onde 2 deles vinham identificados como sendo fêmeas e um macho até hoje nenhum deu flor estão grandes e tenho podado todos os meses de Novembro no quarto minguante. cheguei à conclusão que os 3 pés são do mesmo sexo mas como sei se é macho ou fêmea. caso me possa ajudar agradeço bom ano
Edevaldes dos Santos Ferreira
As mudas macho e fêmea precisam ser juntas ou posso plantar distante uma da outra. Plantei e coloquei longe uma da outra 2 metros e meio. Preciso desta orientação,. Obrigado.
Joaquim Ferreira
Vi um Vídeo plantando as duas na mesma cova 50 x 50 x 50 cm. Deixava um palmo de distância entre as Mudas.
Francisca Maria Conceição Silva
Eu gostaria de aprender planta muda de cerejeiras e kiwi
valdemar cascais
A v. explicação é muito elucidativa. Obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Valdemar, valeu pelo comentário! Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
LinoCividini
Tem q apostar e qual a epoca
Eduado Sraiva Leão
Plantei kiwi já grande e com folhas as, folhas já cairam e não nasceu nada ainda de folhas
como fazer
A sua avaliação:
roni linke
quero plantar quiwis em grande quantia , por estaquia , coma faser as etacas; e usar enraisador caseiro, as horas de uso do produto, tamanho das estacas, gostaria dos detalhes , por favor muito obrigado,...
vera
Gostaria de saber onde comprar as duas mudas de kiwi. Mas... amei saber que posso cultivar esta fruta.
Editor umComo.com.br
Oi Vera! Você pode encontrar em lojas de plantas e jardinagem. Obrigado pelo seu comentário valeu :)
Augusto Arnaut
Agradeço que me informe vou plantar 7 pés de kiwi onde estão 2 machos informaram-me para plantar primeiro o macho 3 fêmeas a seguir 1 macho e mais 2 fêmeas. outro macho e a seguir as outras fêmeas diga-me se esta bem assim . Obrigado
A sua avaliação:
jocelia pires de alcantara alcantara
ola boa tarde,uma duvida o kiwi nao pode ser plantado a semente?
A sua avaliação:
neide marcello guariente
moro no norte do paraná,clima seco e quente,terra roxa,não arenosa ,será que posso plantar kiwi?
A sua avaliação:
Luiz Sérgio Carvalho
Vou plantar o kivi aqui em casa.Já estou com as mudas(macho e femea)e o espaço que tenho aqui para ele desenvolver é +/- 10m2.Gostria de saber que tipo de viveiro devo fazer apoiá-lo.As mudas estão com 1,50 cm de altura,com ramos e folhas. Um abraço e obriado!
Editor umComo.com.br
Oi Luiz! O melhor método que pode utilizar é o da estacaria. Obrigada pelo seu comentário e boas plantações :)
A sua avaliação:
filomena
sempre tive curiosidade sobre o kiwi, fruta muito boa,comprei umas sementes pela internet , mas não sei como plantar?gostaria de saber como consigo uma muda desta fruta?
A sua avaliação:
José Gomes da Frota
Gostaria de saber a onde comprar mudas de kiwi. E se pode plantar no estado do Pará, com temperatura aproximadamente de 37 graus.
Antonia Lima
e o que eu queria saber se da para cultivar a planta no esta do do Pará?
A sua avaliação:
Vera Segismundo Guerra
Boa noite, plantei a semente de kiwi em caixinha de leite e elas brotaram agora coloquei num vaso , como que eu sei se é macho ou fêmea .
A sua avaliação:
Maximiano Alves
Gostava de saber se é preciso enxertar? gostei da forma como explicarão. Obrigado Maxalves
Editor umComo.com.br
Oi Maximiano! É preciso enxertar sim. Obrigada pelo seu comentário :)
Imagem: kajhspa.com
Imagem: gojiberries.blogs.sapo.pt
Imagem: junior.te.pt
Imagem: gojiberries.blogs.sapo.pt
Imagem: ireceptar.cz
Imagem: canstockphoto.com.br
1 de 6
Como plantar Kiwi