Partilhar

Com que frequência devemos trocar a roupa de cama

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Com que frequência devemos trocar a roupa de cama

Uma das coisas de mais prazer após um dia exaustivo é chegar a casa, tomar um banho relaxante e deitar sobre lençóis limpos, frescos e suaves. Para desfrutar disto, entre outras coisas será necessário trocar a roupa de cama com frequência esforçando-nos minimamente para que nosso lugar de descanso se mantenha sempre em boas condições. No seguinte artigo de umComo damos resposta à pergunta: Com que frequência devemos trocar a roupa de cama?, algo que muitas pessoas se perguntam ao pensar nas tarefas do lar.

Também lhe pode interessar: Como lavar a roupa com pulgas

Com que frequência devo trocar os lençóis?

É claro que a frequência com a qual trocamos a roupa de cama depende exclusivamente de nossos hábitos de higiene e limpeza no lar, por isso cada pessoa costuma ter estipuladas suas próprias regras na hora de substituir os lençóis usados por outros limpos. No entanto, em modo de recomendação, aconselha-se trocar os lençóis da cama uma vez por semana, se o que quisermos é dormir sobre roupa de cama completamente limpa e livre de resíduos ou partículas que possam ser nocivas para a nossa saúde. No caso daquelas pessoas que suam muito durante a noite, ou das crianças que de vez em quando não podem controlar o xixi e acabam molhando a cama, deverá ser feita uma troca de lençóis mais frequente de acordo com as necessidades.

Por que é importante trocar os lençóis regularmente?

Enquanto dormimos, nosso corpo está em contato direto com os lençóis por muitas horas durante as quais é normal se soltarem células mortas da pele, pelos e fluídos corporais, que evidentemente ficam depositados na roupa de cama usada. Além de gerar cheiros desagradáveis, se eles permanecerem aí durante muito tempo, representam um perfeito hábitat para os ácaros e outros parasitas que poderiam causar reações alérgicas ou piorar condições como a asma ou a rinite, caso se sofra delas.

É por este motivo que é tão importante trocar a roupa de cama com certa regularidade, pois não só as horas de sono serão muito melhores, como também sua saúde será beneficiada.

Além de trocar os lençóis...

Além de substituir os lençóis usados por outros limpos, não se esqueça de ventilar o quarto todos os dias deixando que entre um pouco de ar fresco. Aproveite o momento de trocar os lençóis para retirar o pó que tiver acumulado na superfície de seu colchão e assim você o manterá sempre em perfeitas condições.

Se quiser fazer uma limpeza profunda em seu colchão, não perca os conselhos do artigo Como limpar um colchão e você será bem-sucedido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência devemos trocar a roupa de cama, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Com que frequência devemos trocar a roupa de cama

O que lhe pareceu o artigo?

Com que frequência devemos trocar a roupa de cama
Com que frequência devemos trocar a roupa de cama

Voltar ao topo da página