Tratar da roupa

Como lavar a roupa com pulgas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lavar a roupa com pulgas

Às vezes quando vamos ao campo passar uns dias detectamos em nossa roupa uns companheiros indesejáveis que não sabemos como tirar de nós. As pulgas ou sifonápteros, nome científico do inseto, são parasitas que vivem no sangue dos mamíferos. Estes bichinhos tão simpáticos podem transmitir doenças graves tais como a peste bubônica ou o tifo.

Os animais domésticos são muito propensos a se converterem em hóspedes da pulga, o que faz com que estes insetos possam se alojar na roupa ou no couro cabeludo dos humanos devido ao contato com nossos pets. Em umComo.com.br queremos explicar para você como lavar a roupa com pulgas para que possa se desfazer delas para sempre.

Também lhe pode interessar: Como lavar a roupa com vinagre

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que tem de fazer é identificar de onde procede o contato com as pulgas. Se foi através do seu pet, além de limpar a roupa infectada, também deverá lavar o animal com algum produto especial para eliminar parasitas e as coisas com as quais esteve em contato: casinha do seu pet, seus brinquedos, capa do sofá, lençóis da sua cama...

É importante eliminar o foco de transmissão para que o problema não volte a surgir. Deverá prevenir a proliferação de pulgas em seu pet com produtos específicos à venda em centros especializados que repelem os parasitas. Em umComo contamos a você como eliminar as pulgas do seu pet.

Se detectar que o foco é outro, como um meio rural ou animais de granja e não pode evitar estar em contato, deverá ser cuidadoso e usar roupa especial para trabalhar no exterior e evitar colocá-la em contato com outras partes da casa. Sua higiene deve ser máxima.

Como lavar a roupa com pulgas - Passo 1
2

Se as peças que precisam de ser lavadas pulgas estiverem muito sujas estiveram em contato durante muito tempo com o parasita, é melhor se desfazer delas. As pulgas são capazes de pôr 20 ovos diários, assim, é possível que apesar de lavar bem a roupa, não se eliminem bem todos os insetos.

O resto das peças, pode colocá-las na máquina de lavar. Utilize lavagens longas, seu sabão habitual e coloque um pouco de água sanitária se as peças permitirem. Coloque a máquina na maior temperatura possível sem danificar a roupa. Se tiver secadora, seque-a a uma temperatura alta, mas sempre com cuidado para não danificar a roupa. Se não tiver secadora, coloque no programa de centrifugação mais longo.

Como lavar a roupa com pulgas - Passo 2
3

Uma vez lavada a roupa, deve certificar-se que eliminou toda a população de pulgas. Lembre-se que estes parasitas podem chegar a pôr de 600 a 1000 ovos em sua curta vida, pelo que estamos falando de quantidades grandes de insetos se aninhando em nossa roupa, dependendo do tempo que tenham estado em contato com o foco de infecção.

Para evitar que alguma pulga fique viva, lave a roupa a cada três dias, até se certificar de que já não existem mais parasitas. Por último, pulverize nas peças infectadas algum inseticida natural que não provoque irritação, mas que afugente os insetos. O d-limoneno e o linalol são duas substâncias repelentes procedentes dos cítricos consideradas eficazes para controlar as colônias de pulgas.

Como lavar a roupa com pulgas - Passo 3
4

Coloque um desumidificador nas zonas da casa onde existir mais perigo das pulgas chegarem. As pulgas precisam que exista um ambiente superior a 50% de umidade para poderem sobreviver. Se controlarmos a umidade ambiental abaixo dos 50%, certificarmo-nos de que morrem.

Ainda que se tratem de produtos naturais, evite borrifar os cítricos diretamente sobre animais ou humanos. Pode provocar irritação e problemas respiratórios, deve fazê-lo apenas sobre a roupa em ambientes ventilados.

É importante que quando exista uma praga de pulgas em casa, você aumente as medidas de higiene tanto em si mesmo como na sua família. As crianças devem ser muito cuidadosas e lavar as mãos com frequência, sobretudo antes de comer, já que ingerir uma pulga pode ser perigoso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar a roupa com pulgas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como lavar a roupa com pulgas