Partilhar

Como cuidar de onze-horas

Como cuidar de onze-horas
Fonte: mundodeflores.com

As flores onze-horas, também conhecidas por Portulaca Grandiflora é uma planta nativa da América do sul e florífera, cujas flores tem a curiosa característica de florescer todos os dias próximo ao meio dia, por isso o seu nome onze-horas. Essa flor é conhecida por florescer durante todos os períodos do ano, possuir folhas arredondadas e carnudas e suas flores, comuns em jardins pois essa planta não possui flores de apenas uma cor, mas de uma variação delas e com a sua estatura que pode chegar até 20cm, faz dela uma planta essencial para colorir a parte inferior de um jardim. Neste artigo umComo te explica como cuidar de onze-horas.

Também lhe pode interessar: Como fazer um relógio de flores
Passos a seguir:
1

Plantas como as onze-horas, folhas "suculentas" tem grande capacidade de armazenar líquidos e sobreviver a ambientes extremos passando muito tempo sem água ou nutrientes mas se você quer que a sua planta alcance o máximo de beleza possível não é recomendado deixar que ela fique tanto tempo sem água.

Você pode regar a sua onze-horas assim que perceber que a terra está seca mas sem encharcar o solo ou as suas flores para evitar doenças ou proliferação de fungos.

Como cuidar de onze-horas - Passo 1
Fonte: jardimcor.com
2

Você pode e até deve cultivá-la em local bem ensolarado, esta planta além de apresentar resistência a dias muito quentes também se desenvolve muito bem neles pois o sol estimula as flores e se abrirem.

Como cuidar de onze-horas - Passo 2
Fonte: casabelablog.com
3

Antes de plantar a onze-horas misture ao solo uma boa quantidade de adubo orgânico e depois de plantada, quando a planta começar a florescer adicione de tempos em tempos adubo NPK 5-5-5 (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) para que nunca falte as substâncias necessárias para a onze-horas produzir flores cada veis mais atraentes, além de reforçar a fertilidade do solo.

4

Se você pretende plantar onze-horas em vasos, as dicas são semelhantes. Você deve deixar o solo fértil e permeável, ou seja, com boa fluidez de água. Utilize pedras pequenas ou cacos de telha no fundo do vaso, neste caso não é recomendado usar areia na terra para aumentar a fluidez por ela ser muito salgada para uma planta tão suculenta como a onze-horas.

Seguindo as dicas acima você terá uma linda e saudável onze-horas, e não se preocupe com as flores fechando ao anoitecer, elas voltam a florir quando houver sol.

Veja também:

Como cuidar de onze-horas - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de onze-horas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de onze-horas

17 comentários
Betty barbato
como deve ser o solo ideal para onze horas?
A sua avaliação:
Nádia Regina
Adoro flores,quero sempre estar por dentro das dicas de como plantar e conservação lá sempre belas e floridas.As onze horas adoro.obrigada.
Maria José Urban Lima
Gostaria de sabe, quando acabam as flores, o que fazer com a pontinhas brancas que ficam no galho que já deu flor. Ela cai naturalmente e vai dar outra flor?
A sua avaliação:
Rosangela Santos
Bom dia, gostaria de saber como combater os pulgões da onze- horas?
dilci
como cuidar de onze hora que esta com pulgões.
Editor umComo.com.br
Roseli Lima Guedes Ribeiro
Não pode misturar areia porque
A sua avaliação:
Rosangela
Olá!
Minha duvida é quando chove muito qual o procedimento,? Estão forrando todo um jardim. Aguardo, obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Rosangela! As onze-horas se dão melhor em climas secos, sem grandes chuvas. Se este for o seu caso não tem que se preocupar com grandes chuvas. Obrigada pelo comentário!
josiane
Oi eu tenho um pequeno jandir de onze -horas mas elas pega pouco sol elas não dão muitas flores e tem poucas folha sai o que fazer gosto muito de pantas
Jackson James
deve expor ao sol, somente isso deixa ela bonita... A sombra chega a danificala! Molhe ela de noite e de manhã.
Laysla
Booa tarde, eu tenho uma flor de 11 horas toda vez que ela abre ela não fecha acaba morrendo o que faço.
Rosângela Costa
Apenas um galhinho em um vaso com um pouco de terra preta com pedrinhas no fundo e molhando duas vezes por semana vc terá uma bela florada, deixando pegar bastante sol da manhã,> A flor se fecha mesmo a tarde e volta a abrir no dia seguinte.
Samira
Minha onze horas está sendo atacada por algum tipo de fungo, ela está ficando com os galhos todo branco, parece neve. Qual o melhor método que posso usar para combater, sem machucar a planta? Obrigada

Como cuidar de onze-horas
Fonte: mundodeflores.com
Fonte: jardimcor.com
Fonte: casabelablog.com
1 de 4
Como cuidar de onze-horas

Voltar ao topo da página