Partilhar

Como cuidar de onze-horas

Como cuidar de onze-horas
Imagem: mundodeflores.com

As flores onze-horas, também conhecidas por Portulaca Grandiflora é uma planta nativa da América do sul e florífera, cujas flores tem a curiosa característica de florescer todos os dias próximo ao meio dia, por isso o seu nome onze-horas. Essa flor é conhecida por florescer durante todos os períodos do ano, possuir folhas arredondadas e carnudas e suas flores, comuns em jardins pois essa planta não possui flores de apenas uma cor, mas de uma variação delas e com a sua estatura que pode chegar até 20cm, faz dela uma planta essencial para colorir a parte inferior de um jardim. Neste artigo umComo te explica como cuidar de onze-horas.

Também lhe pode interessar: Como fazer um relógio de flores
Passos a seguir:
1

Plantas como as onze-horas, folhas "suculentas" tem grande capacidade de armazenar líquidos e sobreviver a ambientes extremos passando muito tempo sem água ou nutrientes mas se você quer que a sua planta alcance o máximo de beleza possível não é recomendado deixar que ela fique tanto tempo sem água.

Você pode regar a sua onze-horas assim que perceber que a terra está seca mas sem encharcar o solo ou as suas flores para evitar doenças ou proliferação de fungos.

Como cuidar de onze-horas - Passo 1
Imagem: jardimcor.com
2

Você pode e até deve cultivá-la em local bem ensolarado, esta planta além de apresentar resistência a dias muito quentes também se desenvolve muito bem neles pois o sol estimula as flores e se abrirem.

Como cuidar de onze-horas - Passo 2
Imagem: casabelablog.com
3

Antes de plantar a onze-horas misture ao solo uma boa quantidade de adubo orgânico e depois de plantada, quando a planta começar a florescer adicione de tempos em tempos adubo NPK 5-5-5 (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) para que nunca falte as substâncias necessárias para a onze-horas produzir flores cada veis mais atraentes, além de reforçar a fertilidade do solo.

4

Se você pretende plantar onze-horas em vasos, as dicas são semelhantes. Você deve deixar o solo fértil e permeável, ou seja, com boa fluidez de água. Utilize pedras pequenas ou cacos de telha no fundo do vaso, neste caso não é recomendado usar areia na terra para aumentar a fluidez por ela ser muito salgada para uma planta tão suculenta como a onze-horas.

Seguindo as dicas acima você terá uma linda e saudável onze-horas, e não se preocupe com as flores fechando ao anoitecer, elas voltam a florir quando houver sol.

Veja também:

Como cuidar de onze-horas - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de onze-horas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de onze-horas

22 comentários
A sua avaliação:
Viviane
Tem variação de cor também, aqui em casa tenho brancas que mesclaram com rosa. Ela é branca e por dentro rosa,uma graça.
Mércia Maria
Como eu faço para combater lagarta nas minhas onze horas, nunca tinha acontecido isso!
Viviane
Coloque cascas de ovos enfiados nos pauzinhos, ou cabos de vassoura cortados. Cascas de ovos em formato do ovo igual as casquinhas decoradas para páscoa. A borboleta entende que ali já tem ovos e não põe os dela lá.
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Viviane! Excelente dica, deu para ver que você entende de plantinhas! Vamos adicionar a sua sugestão ao artigo, tem alguma outra que você gostaria de partilhar com outros jardineiros e pais/mães de planta? Um abraço!
A sua avaliação:
Eula Machado
Gostei, acho a onze horas, uma planta lindíssima, por ter várias cores, que, pode-se fazer degrade

combinando as cores
Betty barbato
como deve ser o solo ideal para onze horas?
A sua avaliação:
Nádia Regina
Adoro flores,quero sempre estar por dentro das dicas de como plantar e conservação lá sempre belas e floridas.As onze horas adoro.obrigada.
Maria José Urban Lima
Gostaria de sabe, quando acabam as flores, o que fazer com a pontinhas brancas que ficam no galho que já deu flor. Ela cai naturalmente e vai dar outra flor?
A sua avaliação:
Rosangela Santos
Bom dia, gostaria de saber como combater os pulgões da onze- horas?
dilci
como cuidar de onze hora que esta com pulgões.
Editor umComo.com.br
Roseli Lima Guedes Ribeiro
Não pode misturar areia porque
A sua avaliação:
Rosangela
Olá!
Minha duvida é quando chove muito qual o procedimento,? Estão forrando todo um jardim. Aguardo, obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Rosangela! As onze-horas se dão melhor em climas secos, sem grandes chuvas. Se este for o seu caso não tem que se preocupar com grandes chuvas. Obrigada pelo comentário!

Como cuidar de onze-horas
Imagem: mundodeflores.com
Imagem: jardimcor.com
Imagem: casabelablog.com
1 de 4
Como cuidar de onze-horas

Voltar ao topo da página