Transplante de árvores

Como e quando transplantar os Cactos

Como e quando transplantar os Cactos

Os cactos são um dos grupos botânicos mais interessantes. Evoluídos no continente americano, desenvolveram uma adaptação à escassez de umidade que os torna únicos, a sua extraordinária variedade de formas, tamanhos, cores e flores dão a estas flores um valor estético que os amantes da jardinagem sabem bem apreciar. De seguida, explicamos-lhe como transplantar um cacto e igualmente importante quando transplantar um cacto.

Também lhe pode interessar: Quando podar uma cerejeira
Passos a seguir:
1

Os cactos que vivem em vasos requerem mudanças a cada poucos anos, devido ao crescimento da planta e ao esgotamento do substrato. A melhor altura para transplantar um cacto é a primavera ou o verão (nunca no inverno).

2

É melhor que o novo vaso seja uns centímetros maior do que o anterior. No fundo deverá colocar uma camada de cascalho ou de pedras pequenas para assegurar uma boa drenagem para o cacto.

3

O substrato deve conter uma boa proporção de areia (até uns 50%. O resto pode completar com turfa, ou com uma mistura de turfa e terra do jardim. No seu centro de jardinagem encontrará substratos específicos para o cacto).

4

Durante a mudança do cacto, deve utilizar-se luvas de goma rija, à prova de picos e com um material envolvente. É importante não danificar as raízes porque poderiam fazer fungos na planta. No momento do transplante deverá eliminar com muito cuidado a terra que pretende eliminar com um objeto pontiagudo. Se alguma raiz estiver danificada, aplique carvão em pó pulverizado e deixe sem água durante cerca de 10 dias.

5

O cacto deve ser plantado ao mesmo nível em que se encontrava, deve respeitar a altura do pescoço.

Dica: Confira também como plantar cactos em vasos pequenos e decore o interior da sua casa!

6

O vaso para onde transplantará o cacto deve ficar situado num lugar com sombra durante alguns dias.

Veja também: Como fazer cactos coloridos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como e quando transplantar os Cactos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Se quiser transplantar um cacto com toda a fiabilidade, é recomendável que entre em contato com o seu jardineiro de confiança.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
gilberto
Gostaria que alguém mim informa uma tecnica de como transplantar o cacto do titanick para o solo sem ferir as mãos
Maria Dolores Vieira Silva
Tenho um cacto mandacaru esta muito alto, gostaria de saber se posso podar e tirar mudas, como fazer.
Ivan Machado
tenho um peiote, quero tranplantar ele para um vaso maoir...quando é indicado a troca e quais cuidaos devo tomar para preservar a planta??
Léo
Olá, eu quero transportar um mine cacto para outro vasinho, como eu efetuo a operação? Sigo os passos do site ou tem alguma prática diferente? PS: ele têm uns quatro cm.
Tânia F
Olá, por favor, preciso transplantar um cacto adulto e gostaria de saber mais ou menos a que profundidade as raízes podem estar, pois não quero prejudicá-lo, ele tem dois anos e está com um metro e quinze cm
Thyago
quanto tempo demoro para regar apos transplantar?
Rui
Mais ou menos 15 dias
fernando fernandes
Ola, aquando a transplantar um cacto, se ao retirar o vaso antigo deparar com muitas raizes já enroladas no fundo da terra o que faço? podo algumas ou transplanto assim mesmo? Obrigado ffernandes
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Fernando, transplanta assim as raízes enroladas, não tem problema. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos ;)
Como e quando transplantar os Cactos