menu
Partilhar

Como economizar água em casa

 
Por Juliana Ribeiro. 24 agosto 2022
Como economizar água em casa

A água não é apenas o líquido essencial indispensável para a própria vida e para a manutenção da saúde. Este valioso tesouro natural é importante para muitas outras necessidades, desde irrigar as plantações orgânicas, até produzir energia hidráulica ou desfrutar de belas paisagens em forma de rios e lagos.

A água é um bem escasso e em muitos lugares do Planeta não é fácil viver sem ela. Conforme indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)[1], mais de 2 milhões de pessoas vivem em países com escassez de água e mudanças climáticas indicam que as perspectivas de reservas de água não são otimistas. Melhorar a gestão da água e aproveitar ao máximo cada gota também está em suas mãos e no umCOMO damos algumas dicas simples sobre como economizar água em casa. Coloque-as em prática e você reduzirá seu consumo de água (e sua conta) mais do que imagina.

Também lhe pode interessar: Como filtrar água em casa

Torneiras sob controle

Já pensou quantas vezes abre as torneiras da sua casa? Sem nos dar conta, neste simples gesto diário podemos desperdiçar uma quantidade significativa de litros por mês. Mantenha as torneiras abertas apenas quando estiver realmente usando a água. Por exemplo, ao escovar os dentes, feche-a durante a assepsia e faça o mesmo ao ensaboar as mãos ou ao fazer a barba.

Recomendamos este outro artigo sobre Como consertar uma torneira pingando.

Como economizar água em casa - Torneiras sob controle

Chuveiro em vez de banheira

É uma medida básica de economia, pois não é difícil calcular os litros de água necessários para encher uma banheira, mas cuidado! Segundo a OMS, em um um banho de chuveiro padrão gastamos 20 litros/minuto, então para que essa prática seja eficiente (e não acabemos gastando mais água do que um banho de banheira) é importante controlar sua duração.

Um banho diário de cinco minutos é mais que suficiente e, claro, devemos fechar o registro enquanto nos ensaboamos ou aplicamos qualquer produto no cabelo. Recorrer a chuveiros de baixo consumo, usar chuveiros ecologicamente corretos ou trocá-lo caso vaze são outras medidas apontadas pela Fundação Aquae[2] para evitar o desperdício de água no chuveiro. Mais um pequeno truque de economia de água? Colete em um balde aquela água que você deixa correr enquanto aquece, porque será útil para diferentes usos, desde regar as plantas até esfregar o chão.

Como economizar água em casa - Chuveiro em vez de banheira

Uso eficiente da descarga

Dar descarga no vaso sanitário é outra das formas de economizar água a ter em conta se queremos poupar água em casa. Apenas o papel higiênico que usamos deve ser descartado no vaso sanitário. Qualquer outro elemento de higiene: lenços umedecidos, absorventes, cotonetes... devem ir para a lixeira (coloque uma no banheiro) não só porque descartá-los jogando-os no vaso sanitário implicaria em desperdício de água, mas também porque não são produtos degradáveis ​​que causam sérios danos ao meio ambiente. Use reservatórios de água no vaso sanitário com mecanismos de descarga dupla, que permitem utilizar mais ou menos água, ou reduza a quantidade de água em cada descarga colocando uma garrafa de água no interior do reservatório.

Como economizar água em casa - Uso eficiente da descarga

Eletrodomésticos com responsabilidade e com o programa adequado

A máquina de lavar roupa e a máquina de lavar louça são os eletrodomésticos que mais consomem água e boa parte da economia desse recurso natural, depende da sua utilização responsável. Coloque-os sempre com carga total ou use programas específicos (meia carga, Eco...).

Como economizar água em casa - Eletrodomésticos com responsabilidade e com o programa adequado

Aproveite a água da chuva

Esta é uma das maneiras de economizar água naturais. A água que cai do céu é um verdadeiro presente que não pode ser desperdiçado, principalmente se você mora em uma casa com jardim, pátio ou terraço onde pode colocar um recipiente para recolhê-la. Os usos que lhe vão poder dar são numerosos: regar, limpeza, cisternas...

Como economizar água em casa - Aproveite a água da chuva

Monitore a pressão da água e controle o fluxo

Às vezes, gastamos mais água do que o necessário porque quando abrimos a torneira temos um fluxo excessivo, mas é algo que podemos controlar. Se você notar que a pressão da água em sua casa está muito alta e ela sai com tanta força que acaba sendo desperdiçada, pode ser um problema na sua instalação, que você deve consultar com a empresa prestadora de serviços. Além disso, existem dispositivos que facilitam o controle da saída de água reduzindo o volume do fluxo.

Filtros limitadores instalados na própria torneira simplesmente enroscando-os, modernos fluxostatos por presença, o que significa que, por exemplo, só sai água quando as mãos estão debaixo da torneira, ou limitadores de fluxo de água nas torneiras que não tem controle de fluxo manual (de forma que você pode não abrir tudo) são algumas das dicas para economizar água da torneira.

Uso eficiente da água no jardim

Como economizar água em casa se você tem um jardim? Se você tem uma casa com jardim e piscina, há muitas medidas que você pode colocar em prática para economizar água, além de aproveitar o que a chuva proporciona. Tente plantar vegetação nativa, que exigirá regas menos frequentes. Além disso, utilize sistemas eficientes, como irrigação por gotejamento, e lembre-se de que para aproveitar ao máximo a água e evitar sua rápida evaporação, o ideal, com altas temperaturas, é regar ao amanhecer ou ao entardecer.

No que diz respeito às piscinas, é fundamental cuidar da água da piscina utilizando coberturas e produtos de manutenção que permitam a sua reutilização. Esvaziar a piscina no fim do verão e voltar a enchê-la no ano seguinte é um luxo que o Planeta não pode permitir.

Evite vazamentos de água e perdas desnecessárias

Por fim, é importante estar atento a qualquer perda de água que possamos detectar: ​​torneiras pingando, torneiras que não fecham corretamente e causam pequenos vazamentos de água, umidade na casa que indica que a água está escapando por algum lugar. Se você os detecta, tome medidas para resolver o problema e, assim, não perder uma única gota do líquido que torna a vida possível.

Gostou das nossas dicas para economizar água em casa? Veja também como economizar na conta de luz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como economizar água em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. Organização Mundial da Saúde. Água para consumo humano. Organização Mundial da Saúde. Recuperado de: https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/drinking-water
  2. Fundação Aquae. Quanta água é gasta em uma ducha por minuto? Fundação Aquae. Recuperado de: https://www.fundacionaquae.org/cuanta-agua-consume-la-ducha-minuto/

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como economizar água em casa
1 de 6
Como economizar água em casa

Voltar ao topo da página