Reduzir a conta do gás

Como economizar gás de cozinha

Como economizar gás de cozinha
Imagem: anapolisnatela.com.br

Uma forma inteligente de reduzir os custos dentro de casa é evitando o desperdício de gás. Com algumas dicas simples é possível saber como economizar gás de cozinha. Para tanto, o umComo.com.br vai listá-las.

Também lhe pode interessar: Como economizar na conta luz

Passos a seguir:

1

A primeira dica de como economizar gás de cozinha é mantendo sempre as bocas do fogão bem limpas. Caso contrário, o gasto de gás será maior, já que vai demorar mais para cozinhar os alimentos.

2

Os truques para que os alimentos fiquem preparados com mais rapidez também são eficientes para a economia do lar. Um deles é picar bem os alimentos, como os legumes, o que vai agilizar o processo de cozimento.

Como economizar gás de cozinha - Passo 2
Imagem: vivomaissaudavel.com.br
3

Não é preciso encher a panela de água para cozinhar os alimentos, basta colocar o suficiente para que eles fiquem imersos. Além disso, outra forma de gastar menos o também chamado GPL (gás liquefeito de petróleo) é tampando as panelas.

4

Popularmente conhecido como gás de cozinha, o GPL é uma mistura dos gases propano e butano. Outra dica para a sua economia é manter a tampa da panela fechada depois que a água ferver. Também é possível, nessa hora, diminuir o fogo.

5

Sempre que os alimentos são preparados adequadamente ocorre economia em casa a partir do gás. Um exemplo é deixar o feijão de molho por 12 horas, em média, o que vai facilitar o seu cozimento e, por consequência, será gasto menos gás.

6

Deixar de molho os alimentos de um dia para o outro a fim de tornar o seu cozimento mais rápido funciona ainda com o grão de bico, ervilhas secas, grão de soja, semente de trigo e outros. O mesmo pode ser feito com o arroz integral, mas nesse caso bastam três horas.

7

Como economizar gás de cozinha consiste ainda em sempre usar a panela de pressão quando possível, pois ela oferece muita rapidez ao cozimento. É ideal para feijão e demais grãos, bem como para mandioca, moranga, batata e outros.

8

Consegue-se ainda reduzir o tempo de cozimento dos alimentos quando eles são descongelados previamente, como as carnes. O ideal é retirá-las um dia antes do preparo. Mas esse tempo pode variar conforme a potência do congelador.

9

É feita economia de gás, inclusive, ao escolher a boca do fogão de acordo com o tamanho da panela. Ou seja, os recipientes menores devem ficar nas bocas pequenas e as panelas grandes nas maiores, assim, evita-se o desperdício.

10

Como o forno do fogão é o maior responsável pelo consumo de gás, é importante planejar o preparo das refeições, para que ele não seja ligado sem necessidade. Até ele aquecer é gasto muito gás, assim, a dica é usá-lo para assar e/ou esquentar diversos alimentos.

11

Outra dica que não serve apenas para saber como economizar gás de cozinha, mas inclusive para manter a segurança do lar é sempre verificar se o botijão não está com vazamentos após ser instalado ou quando houver suspeitas.

Como economizar gás de cozinha - Passo 11
Imagem: youtube.com
12

Para certificar-se de que o gás não está vazando, um truque é ensaboar uma esponja e colocar sobre a boca do botijão. Caso surjam bolhas é porque está vazando, sendo preciso enroscá-lo novamente, de forma adequada.

13

Outras dicas são trocar as panelas com o fundo amassado, cozinhar os legumes mais duros primeiro e depois adicionar à panela os que cozinham mais rápido e evitar cozinhar com incidência de corrente de ar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como economizar gás de cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Gabriel
Muito boa as dicas! Esse equipamento tb é muito bom e funciona mesmo. É vendido no ML, Segue link Mercado Livre
Editor umComo.com.br
Oi Gabriel! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: anapolisnatela.com.br
Imagem: vivomaissaudavel.com.br
Imagem: youtube.com
1 de 3
Como economizar gás de cozinha