Tirar as rugas sem passar

Como evitar que a roupa fique amassada

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar que a roupa fique amassada

Para muitos, uma das tarefas de casa mais complicadas é, sem dúvida, passar a roupa. Nem todos se dão muito bem nessa tarefa e para muita gente é uma grande perda de tempo, por isso dá muita preguiça ter que tirar as rugas de todas as nossas roupas. Se estiver nesta situação, de certeza que este artigo de umComo.com.br será do seu interesse, pois vamos dar os conselhos e dicas necessários para aprender como evitar que a roupa fique amassada. Pense que as dobras que pode encontrar na roupa geralmente aparecem no processo de lavagem devido à pressão e ao calor aos quais as roupas estão expostas. Cuide do processo de lavagem e evitará horas passando a roupa.

Também lhe pode interessar: Como evitar que o ferro manche a roupa

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é importante que conheça a importância de não sobrecarregar a máquina de lavar roupa. Durante o processo de lavagem, as roupas devem ter espaço suficiente para girar e limpar por todos os cantos. Quanto mais roupa colocar no tambor, mais compacta ficará, aumentando as chances de que ao acabar o ciclo de lavagem ela saia amassada e enrugada. Se isso aconteceu alguma vez, é um claro sinal de que não a lavou adequadamente.

2

Tal como separa a roupa de cor da roupa clara para evitar que suas roupas saiam menos amassadas da máquina de lavar, aconselhamos não misturar roupa leve com roupa pesada. Assim como ao sobrecarregar a máquina de lavar, a roupa de tecido pesado faz pressão e compacta as mais leves, que geralmente enrugam com mais facilidade. Evite colocar peças mais delicadas, como suéteres ou camisas, com peças mais pesadas, como jeans.

Como evitar que a roupa fique amassada - Passo 2
3

Quanto aos programas das máquinas de lavar, atualmente encontrará entre os ciclos de lavagem um programa de roupa passada permanente. Pode usá-lo, pois foi inventado para reduzir as rugas da sua roupa enquanto está lavando.

4

Por outro lado, se usa a secadora não a utilize em excesso. Se tirar toda a umidade das suas roupas com programas de secagem, as rugas aumentarão. Pode usar, sim, mas deixando a roupa levemente úmida para acabar de secar ao ar livre. Este é o momento de usar, também, o programa de roupa passada permanente, como referimos antes. Com ele conseguirá que no fim do ciclo, o fluxo de ar seja frio, reduzindo as rugas da sua roupa.

Como evitar que a roupa fique amassada - Passo 4
5

Assim como acontece com a máquina de lavar, é importante não sobrecarregar a secadora no caso de usar uma. Para que suas roupas sequem livres de rugas e de forma uniforme, deverá carregar a máquina deixando 1/3 ou 1/4 da sua capacidade livre. Notará a diferença.

6

Se usar secadora, é importante que, assim que tirar as roupas dela, as dobre rapidamente. Como a roupa ainda está quente o próprio calor atuará como se fosse um ferro de passar e evitará o aparecimento de rugas. Mas lembre-se, este truque só funciona se dobrar as peças corretamente; ainda assim, se dobrar de forma provisória para passar depois, este truque irá economizar-lhe tempo. Experimente!

7

Outro truque que funciona muito bem é pendurar a roupa molhada em um varal com prendedores. Antes de pendurar deve dar uma boa sacudida para eliminar as rugas causadas pelo próprio ciclo de lavagem. Coloque os prendedores da roupa estrategicamente em pontos onde não possa ficar uma só dobra. Ainda que pareça uma tolice, colocar adequadamente os prendedores no varal evitará que tenha que passar mais a roupa.

Como evitar que a roupa fique amassada - Passo 7
8

Por último, é necessário que tenha em consideração o tipo de tecido que está lavando para se adaptar a cada programa e evitar que apareçam mais rugas. Encontrará as indicações nas etiquetas de cada peça. E, se não quiser perder muito tempo passando, é importante que evite fazer das roupas um imbróglio, ou seja, deverá colocá-las quanto mais esticadas melhor para evitar o aparecimento de rugas extras.

Neste artigo de umComo damos mais conselhos sobre como tirar as rugas da roupa sem passar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que a roupa fique amassada, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como evitar que a roupa fique amassada