Piscinas desmontáveis

Como fazer deck de madeira para piscina

 
Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. 3 julho 2017
Como fazer deck de madeira para piscina

O deck de madeira para piscina desmontável é uma alternativa estilística para a sua casa repleta de possibilidades. Muito comum nos Estados Unidos da América, o suporte desse material é sempre altamente recomendável por sua questão estética, mas também pela sua manutenção simples e por seu baixo custo se comparado à fundação de alvenaria para a piscina. No entanto, não é do nada que se produz um deck e para isso é preciso saber os métodos mais adequados para fazer um deck seguro e duradouro. Nesse artigo de umCOMO, iremos te auxiliar nas principais dúvidas que envolvem os processos e técnicas de Como fazer um deck de madeira para piscina a fim de dar sucesso para seu projeto. Continue lendo para saber mais e aproveitar uma piscininha no próximo verão!

Também lhe pode interessar: Como pintar piscinas antigas

Como fazer deck de madeira

O primeiro passo para quem deseja fazer um deck de madeira é ter uma piscina desmontável. A piscina desmontável deve se adequar ao tamanho da área externa da sua residência que abrigará o deck. Posteriormente, é necessário escolher uma boa madeira para fazer o deck, preferivelmente uma madeira bastante resistente, como iremos colocar no próximo tópico.

Construindo o deck

O primeiro passo na hora de construir um deck é fazer as medidas da área que o deck tomará. Primeiro, faça a fundação com a madeira que você possui, colocando as estacas em todos os vértices angulares da área ocupada pelo deck. Geralmente eles são quadrados, portanto, em cada "ponta" do quadrado, coloque uma estaca.

Depois, enfileire as estacas ao longo da piscina central, para garantir sustentação ao piso que você utilizará. Corte as madeiras nas medidas que você utilizará. Se a sua piscina for redonda, escolha quatro pontos equidistantes e próximos aos quatro do quadrado para que você possa garantir uma sustentação diagonal da estrutura.

Afixando bem as estacas cruzadas com as estacas mais distantes através do parafusamento, comece a fechar a estrutura de madeira. Recomendamos que as estacas não tenham menos do que cinco centímetros de largura para não acabar ferrando a estrutura. Escolha onde você irá colocar a escada e não se esqueça de utilizar a mesma madeira.

Depois que a estrutura estiver fechada, lixe todas as parte da madeira e também passe verniz para que nenhum farpa ou rebarba fique sobrando, além de garantir mais duração e mais beleza estética para o suporte da diversão da sua família. É importante que as madeiras sejam equidistantes para, além de dar a sensação de igualdade e paridade, mantenham uma segurança estrutural que evite perigosos acidentes na pesquisa.

Caso você não consiga montar o deck sozinho e não saiba fazer o planejamento de madeira adequada, contrate um marceneiro especializado em decks para fazer um trabalho bonito e confiável, haja vista que ele é especialista no assunto e trabalha com isso há anos.

Leia nosso artigo Dicas para a manutenção de piscinas para que o seu trabalho seja mais tranquilo e para que o lazer da sua família seja garantido.

Como fazer deck de madeira para piscina - Como fazer deck de madeira

Qual a melhor madeira para deck externo

Qual é a melhor madeira para deck externo? Qual madeira usar para deck? Quais os tipos de madeira para deck? Essas perguntas são frequentemente realizadas por quem deseja construir um deck de madeira em casa mas não tem os conhecimentos avançados sobre marcenaria para realizar esse tipo de trabalho.

As melhores madeiras para deck de piscina

As duas melhores madeiras para deck de piscina são Itaúba e Cumarú, sendo estas as principais e mais caras madeiras nesse mérito, mas haja dito que são as melhores porque são as que mais tem resistência à água, como a Peroba e o Jacarandá, que não podem nunca ser utilizados graças à proibição de sua extração no território brasileiro - são as as chamadas "madeiras de lei" - portanto, não podem ser utilizadas e, se forem, será de uso ilegal. Para não comprar uma madeira desse tipo por engano, leia nosso artigo Como identificar uma madeira de lei.

Uma alternativa mais barata para quem quer fazer um ambiente massa mas sem gastar tanto, os decks de pinus também podem suportar a longo prazo o suporte para piscinas, especialmente sabendo que a frequência de uso deles será menor. A madeira é menos resistente, mas se menos utilizada, não trará problemas para quem construir um deck de madeira com madeira pinus.

Como fazer deck de madeira para piscina - Qual a melhor madeira para deck externo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer deck de madeira para piscina, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fazer deck de madeira para piscina