Partilhar

Como fazer detergentes caseiros

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer detergentes caseiros

Sabia que pode fazer os seus próprios detergentes caseiros? Com simples produtos naturais, é possível manter a casa completamente limpa a baixo custo e sem nenhum risco para a saúde. Poderá conseguir uma desinfecção mais natural, evitar produtos químicos, economizar e, além disso, contaminar menos. São tudo vantagens para você, para a sua casa e para o meio ambiente. Neste artigo de umComo.com.br contamos para você como fazer detergentes caseiros de forma fácil e econômica.

Também lhe pode interessar: Como fazer detergente caseiro
Passos a seguir:
1

Os detergentes caseiros são bem mais acessíveis do que aqueles vendidos em grandes lojas ou supermercados. Uma boa receita caseira será perfeita para aproveitar ingredientes que tiver ao seu alcance; você verá que a pode elaborar de forma rápida e simples. Só terá que verter todos os componentes em uma garrafa com spray difusor e depois encher com a solução criada e um pouco de água. De seguida, terá de agitar e já estará pronta a sua solução para começar com as tarefas de casa.

Como fazer detergentes caseiros - Passo 1
2

Vamos propor várias receitas de detergentes caseiros. Para fazer um detergente multiusos natural terá que usar os seguintes ingredientes: 1 colher de sopa de sabão puro de azeite de oliva; 1 colher de chá de bórax, 6 gotas de óleo essencial de limão (ou outro como lavanda ou de árvore de chá) e, por último, precisará de água para encher a garrafa com o spray. Combine todos os ingredientes, misture na garrafa e agite quando tiver adicionado a água.

Como fazer detergentes caseiros - Passo 2
3

Para realizar esta outra receita precisará de meia xícara de vinagre de vinho branco, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 6 gotas de óleo essencial de menta, árvore de chá ou lavanda e água para acabar de encher a garrafa. Com todos os ingredientes misturados, adicione água até encher, agite com a garrafa fechada e este detergente caseiro estará pronto. Tenha cuidado se quiser usar sobre tecidos, porque pode manchar um pouco, sendo conveniente fazer um teste antes em uma zona pouco visível.

4

Também propomos um detergente caseiro para a casa que consiste em uma mistura de casca de frutas e vinagre branco. É uma solução de limpeza que demora alguns dias para fazer, mas vale a pena pelos seus ótimos resultados. Para fazer este eficiente detergente de superfícies duras, terá que mergulhar a casca de 3 limões, laranjas ou toranjas em uma garrafa de vinagre de vinho branco destilado. Esta mistura deverá permanecer assim durante uma semana; depois deste tempo deverá coar a solução em uma garrafa com spray e usar em qualquer local, exceto no mármore.

Como fazer detergentes caseiros - Passo 4
5

Por último, trazemos uma simples e eficaz proposta de produto de limpeza que consiste na combinação de bicarbonato de sódio e limão. É um ótimo produto para dar brilho ao aço inoxidável que poderá fazer a qualquer momento, sem nenhuma dificuldade. Tem que cortar meio limão e polvilhar bicarbonato por cima; de seguida, pode esfregar a zona a tratar e ficará limpa, brilhante e desinfetada.

6

Além de saber como fazer os seus próprios detergentes caseiros, aconselhamos que leia os seguintes artigos para saber o que pode limpar com os diferentes ingredientes usados:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer detergentes caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como fazer detergentes caseiros

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer detergentes caseiros
1 de 4
Como fazer detergentes caseiros

Voltar ao topo da página