Obter o máximo do seu jardim

Como fazer o teste de germinação nas sementes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer o teste de germinação nas sementes

Guardar sementes pode ser muito útil para realizar outra colheita e evitar assim ter de comprar as sementes em uma loja. Quando as sementes estiverem secas, guarde-as em um recipiente onde não entre umidade, por exemplo, um pote de vidro. O melhor de tudo é que estejam em um local seco sem muita umidade e que não bata luz do sol diretamente para que não percam a força. Com estas sementes guardadas em um pote pode verificar sua germinação. Você quer saber como? Veja o seguinte artigo de umComo e aprenda como fazer o teste de germinação das sementes.

Vai precisar de:
  • 20 Sementes
  • Papel
  • Bolsa
  • Recipiente
Também lhe pode interessar: Como eliminar o mato definitivamente
Passos a seguir:
1

Primeiro pegue em um papel e umedeça-o. Para isso, você pode usar um lenço molhado para ajudar e ir passando pelo papel.

2

Uma vez molhado o papel pegue em cerca de 20 sementes e ponha-as em cima do papel úmido. As 20 sementes devem ser de uma mesma espécie. Não coloque 5 de um tipo e 15 de outros.

3

A seguir enrole o papel com as sementes e coloque-o dentro de um saco de plástico.Feche o saco e deixe em um lugar quente.

4

Após 8 dias abra o saco e remova o papel úmido com as sementes. Verifique se as sementes germinaram e quantas o fizeram. Se tiverem germinado 5 então quer dizer que há 50% de germinação. Se todas germinaram quer dizer que há 100% de germinação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o teste de germinação nas sementes, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer o teste de germinação nas sementes