Partilhar

Como fazer um cacto florescer

Por Sara Viega. Atualizado: 28 março 2018
Como fazer um cacto florescer
Imagem: encabezadostwitter.com

Fazer um cacto florescer pode parecer às vezes uma missão impossível. No entanto, as flores dos cactos são consideradas umas das plantas mais espetaculares da natureza por suas vivas cores. Em umComo.com.br queremos fazer com que desfrute destas particulares plantas e, por isso, mostramos alguns conselhos para que você possa fazer florescer seu cacto.

Passos a seguir:
1

É essencial que conheça bem o tipo de cacto que tem em casa já que nem todas as suas variedades florescem. Inclusive, há alguns cactos que apenas abrem suas pétalas durante algumas horas limitadas.

2

Se quer fazer florescer seu cacto, é importante que seja informado na hora de adquirir e saiba em que época floresce para poder adubá-lo um ou dois meses antes com um fertilizante com alto conteúdo em potássio.

3

Durante o inverno, será importante que afaste seu cacto do frio e que o situe no lugar da casa com mais luz solar. É durante esta época quando os cactos repousam, por isso, deverá reduzir sua irrigação em uma ou duas vezes ao mês.

4

Na primavera e verão deverá vigiar para que seu cacto esteja sempre úmido, embora seja importante evitar qualquer encharcamento de água. É recomendável localizar o cacto em um lugar que receba muitas horas de sol.

5

Durante o outono, o cacto mal precisará de água já que terá armazenado a quantidade suficiente durante os meses anteriores. Se você perceber que sua planta está muito seca, regue um pouco, mas nunca em abundância.

Leia também: Como cuidar da Flor de Maio

6

Não desespere se o seu cacto não floresce, já que são plantas de crescimento muito lento e algumas podem demorar inclusive anos em oferecer sua primeira flor. Terá de ter paciência para desfrutar desta maravilha da natureza.

Veja também: Como cuidar de cactos com flores

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um cacto florescer, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como fazer um cacto florescer

19 comentários
A sua avaliação:
Bruna
Tenho dois cactos e os dois vieram com flores, acho que são falsas, posso tirar elas pra não atrapalhar no crescimento de flores reais ou não é necessário? E apareceu 2 bolinhas em cima do meu cacto mais velho li que pode ser muda, não é muito grande mas já posso tirar e plantar?
Marli T. Camacho
Já faz um ano que tenho cactos (plantados em vasos) Quanto tempo levará para florescer?

José Raimundo gomes
Olá, sou admirador de cactos, e tenho alguns e preciso saber como fazer florescer, e com essa dicas sei que vou melhorar meus cactos
Editor umComo.com.br
Oi José Raimundo! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
Arlete Rodrigues
Amo cactos . Quanto tempo demora pra florir
A sua avaliação:
Simone tavares
Amei ter conhecido vocês, amo cactos estou muito contente com meus experimentos e suas orientações,obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Simone! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
Adroaldo s rolim
meus cactos nao florecem porque
cleude aguiar
tenho mudas de cacto, nao sei diferenciar cactus de suculentas? preciso saber passo a passo de como adubar e que tipo de substrato usar?
Denilse Muratori
Gostei muito das dicas e vou segui-las.Tenho o cacto espinhento mas ainda não deu flores.Fiquei feliz em saber que ele podera florir.Gostaria de receber dicas ,sempre que houver.
A sua avaliação:
Maria Randerly
Excelente
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Que bom que gostou do artigo. Continue seguindo nossas dicas ;)
A sua avaliação:
zilá Alves de sousa
Eu comprei um cactus já com os brotinhos para florecer,ai perguntei o vendedor por que os meus não eram tão verdinhos ele respondeu que era de estufa,quando colocazze no sol podia sentir,e ja deu flores,qual a diferencça do cactus de estufa para os outros;demora mis florir?
A sua avaliação:
sonia
Tenho cactos que comprei ha pouco tempo e, para minha surpresa, saiu uma florzinha amarela em cima da bola espinhenta. Só que não abriu e murchou. O que pode ter acontecido. Quantas vezes devo molhar, agora na primavera e verão?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Sonia! A rega do cacto deve ser feita de preferência por baixo do cacto. Então você deverá colocar o vaso com o cacto em cima de uma tigela ou pote e adicionar água na tigela. O solo do cacto irá absorver a água por baixo e manterá a haste seca. Se as plantas estiverem em pleno sol e a rega for feita por cima, poderão ocorrer queimaduras. Saiba mais sobre os cuidados dos cactos neste artigo: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-de-um-cacto-12811.html Muito obrigada pelo seu comentário!

Como fazer um cacto florescer
Imagem: encabezadostwitter.com
Como fazer um cacto florescer

Voltar ao topo da página