A árvore da manga

Como plantar manga

Como plantar manga

A manga é uma fruta de polpa doce e por vezes fibrosa, que combina na medida certa frescura e doçura. Apesar de muitas pessoas pensarem que é originária do Brasil pela facilidade com que pode ser encontrada, a verdade é que a manga é nativa do Sudeste Asiático, desde o leste da Índia até às Filipinas, tendo sido depois introduzida no Brasil e outros países tropicais com sucesso. Esta fruta exótica vem da mangueira (Mangifera indica L.), uma árvore frutífera da família Anacardiaceae. O melhor de tudo é que a manga pode ser plantada em praticamente todas as zonas do Brasil, além de ser possível plantá-la através do seu caroço. Continue lendo este artigo do umCOMO e veja como plantar manga no vaso ou solo e os cuidados específicos para cada cultivo.

Também lhe pode interessar: Como plantar uva

Índice

  1. Como plantar manga
  2. Como plantar manga em vaso
  3. Como cuidar de pé de manga

Como plantar manga

Plantar manga não é difícil. Por ser nativa de uma região tropical, a mangueira se desenvolve bem em climas quentes e secos, com as estações bem definidas. As únicas regiões do Brasil onde esta árvore pode não se desenvolver tão bem são a região sul e zonas de grandes altitudes no sudeste. Apesar de qualquer estação no Brasil ser boa para plantar manga, as mais indicadas são a primavera e o verão, de preferência entre os meses de outubro a março. Após a frutificação é favorável a ocorrência de chuva, pois permite estimular o desenvolvimento dos frutos.

Quanto tempo para uma mangueira dar frutos?

A mangueira pode ser plantada diretamente no solo ou em vasos, mas em qualquer um dos casos o recomendável é comprar mudas enxertadas, pois desta forma começam a frutificar em um ano. No caso de plantar manga a partir de sementes (do seu caroço), os frutos aparecerão apenas em 7 ou 8 anos. Tenha isso em conta.

Quando o plantio de manga é feito através de mudas enxertadas, é possível obter os seus frutos no segundo ano de cultivo. Dependendo da variedade de manga que tiver plantado, o momento ideal de colheita pode ser diferente. Normalmente se a manga for colhida muito verde, então ela não ficará saborosa e terá um gosto azedo. Em contrapartida, se a manga for colhida já muito madura, então poderá se machucar facilmente e durar menos tempo para consumo.

Se quiser plantar manga através do seu caroço em vasos, você precisa limpar primeiro muito bem o caroço. De seguida, deverá abrir com muito cuidado o caroço para retirar a semente do interior dele.

Como plantar caroço de manga

Agora vamos proceder à germinação da semente de manga:

  1. Para isso você deve embrulhá-la em papel toalha umedecido.
  2. Depois, colocar num saco de plástico transparente e fechar. Coloque apenas duas sementes por cada saco de plástico.
  3. Deixe as sementes dentro do saco na beira de uma janela bem iluminada por 2 semanas, que é quando o broto da manga vai aparecer.
  4. Quando isso acontecer, você deve abrir com cuidado o saco de plástico e desembrulhar as sementes de manga.
  5. Em seguida, coloque a semente em um vaso de 15 ou 20 litros, colocando no fundo argila expandida, seguida de uma camada de manta geotêxtil e depois de terra para vasos. Coloque o vaso em pleno sol e regue com frequência.
  6. Para plantar as mudas de manga diretamente no solo, você deve fazer uma cova de cerca de 50 cm de diâmetro e 50 cm de profundidade. Deve misturar à terra do local 10 litros de esterco bovino ou terra natural com 500 gramas de farinha de ossos.
Como plantar manga - Como plantar manga

Como plantar manga em vaso

Plantar manga em vaso não é tão diferente de fazê-la no solo. Certifique-se de ter o vaso ideal e que ele seja suficientemente grande para que a manga se desenvolva totalmente. Dependendo da espécie, podem crescer de 9 a 20 metros, então você precisará trocar os vasos conforme a manga cresce. Outra dica é que você estude o tipo de clima de sua região, pois as mangas crescem mais rapidamente em áreas quentes e úmidas. No entanto, eles também podem se adaptar a climas temperados.

É recomendável que você procure uma árvore-mãe que esteja próxima à área onde você pretende plantar a manga, isso é a garantia de uma espécie que se desenvolveu com sucesso na sua região e que a sua, portanto também vai crescer

Verifique a semente de manga para ter certeza de que está nas melhores condições possíveis. Para isso, retire a polpa e a casca da fruta. Lá você encontrará a semente de manga, mas terá que se certificar de que ela não tenha manchas escuras, caso contrário ela poderia ser infectada por fungos.

Você está se perguntando como germinar uma manga rapidamente? Então você deve saber que pode usar a técnica de secagem ou a técnica de imersão em água para acelerar o processo de germinação da semente de manga, explicado anteriormente, embora não seja necessário fazer a muda brotar.

Uma vez que você tenha o vaso, a semente e o substrato (de preferência composto de areia, pedra britada e adubo) você já pode plantar a manga em vaso:

  1. Encha o vaso completamente com o substrato e depois cave um buraco de cerca de 20 centímetros;
  2. Introduza a semente no fundo do buraco com o 'umbigo' da semente para baixo.
  3. Em seguida, regue a planta até que o solo fique úmido sem causar encharcamento. Você deve fazer isso diariamente por cerca de quatro semanas até que a muda saia à superfície.

Agora, é importante seguir os cuidados abaixo.

Como plantar manga - Como plantar manga em vaso

Como cuidar de pé de manga

Você deve regar a planta de manga três vezes por semana até esta começar a brotar e estabelecer as suas raízes no solo. Depois só será necessário regar a manga quando o solo estiver seco. No caso de ter plantado manga em vaso, deve umedecer o substrato uma vez por dia, mas sem encharcar a planta.

As mangueiras plantadas diretamente no solo não precisam de ser podadas. Enquanto que, as mangueiras em vasos precisam de ter os ramos aparados uma vez por ano, após a frutificação. Deve cortar um pouco menos de metade do comprimento dos ramos. Deve prestar atenção ao ataque de pragas como as cochonilhas nas folhas e no tronco da mangueira.

Quanto à adubação da manga, saiba que a cada três meses deverá aplicar adubo NPK 10-10-10 nas mangueiras plantadas diretamente no solo. Para mangueiras plantadas em vasos, deve aplicar 10 g do mesmo adubo a cada 20-30 dias.

Se gostou de aprender a plantar manga, confira também este outro artigo em que explicamos como plantar abacate em casa, uma fruta que também pode ser plantada a partir do seu caroço.

Como plantar manga - Como cuidar de pé de manga
Como plantar manga -

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar manga, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
raimundo correia lima
GOSTEI DO ARTIGO,GOSTARIA DE FICAR RECEBENDO OUTROS.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Raimundo, ficamos felizes que você tenha gostado. Infelizmente não temos serviço de e-mail para enviar os artigos diretamente, mas você pode ver artigos parecidos em nossa categoria de Casa: https://casa.umcomo.com.br/ Esperamos que você continue nos acompanhando. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
vilma
queria saber qual pe de manga nao cresce muito qual tipo de manga posso plantar meu quintal e pq e nao quero uma arvore gigante
A sua avaliação:
Elisabete S. W. de Miranda
Oque seria terra vaginal ?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Elisabete. Parece que era um erro de digitação mesmo. 😅 Revisamos o artigo e a informação já está corrigida. Obrigada pelo comentário! ☺
A sua avaliação:
marcela claudino
tem como plantar o caroço da manga na garrafa pet
A sua avaliação:
Brasilia
boa tarde, li a materia sobre como plantar manga em vaso, eu tenho duas mudas de mangas em csa como enxertar pra plantio no vaso.
1 de 5
Como plantar manga