Partilhar
Partilhar em:

Como plantar manga

Passo a Passo
1 vez partilhado
 
Como plantar manga

A manga é uma fruta de polpa doce e por vezes fibrosa, que combina na medida certa frescura e doçura. Apesar de muitas pessoas pensarem que é originária do Brasil pela facilidade com que pode ser encontrada, a verdade é que a manga é nativa do Sudeste Asiático, desde o leste da Índia até às Filipinas, tendo sido depois introduzida no Brasil e outros países tropicais com sucesso. Esta fruta exótica vem da mangueira (Mangifera indica L.), uma árvore frutífera da família Anacardiaceae. O melhor de tudo é que a manga pode ser plantada em praticamente todas as zonas do Brasil, para além de ser possível plantá-la através do seu caroço. Continue lendo este artigo do umCOMO e aprenda como plantar manga conosco.

Também lhe pode interessar: Como plantar melancia
Passos a seguir:
1

Por ser nativa de uma região tropical, a mangueira se desenvolve bem em climas quentes e secos, com as estações bem definidas. As únicas regiões do Brasil onde esta árvore pode não se desenvolver tão bem são a região sul e zonas de grandes altitudes no sudeste. Apesar de qualquer estação no Brasil ser boa para plantar manga, as mais indicadas são a primavera e o verão, de preferência entre os meses de outubro a março. Após a frutificação é favorável a ocorrência de chuva, pois permite estimular o desenvolvimento dos frutos.

2

A mangueira pode ser plantada diretamente no solo ou em vasos, mas em qualquer um dos casos o recomendável é comprar mudas enxertadas, pois desta forma começam a frutificar em um ano. No caso de plantar manga a partir de sementes (do seu caroço), os frutos aparecerão apenas em 7 ou 8 anos.

3

Se quiser plantar manga através do seu caroço em vasos, deve limpar primeiro muito bem o caroço. De seguida, deverá abrir com muito cuidado o caroço para retirar a semente do interior dele.

Agora vamos proceder à germinação da semente de manga, para isso deve embrulhá-la em papel toalha umedecido. Depois colocar num saco de plástico transparente e fechar. Coloque apenas duas sementes por cada saco de plástico. Deixe as sementes dentro do saco na beira de uma janela bem iluminada por 2 semanas, que é quando o broto da manga vai aparecer. Quando isso acontecer, deve abrir com cuidado o saco de plástico e desembrulhar as sementes de manga. Em seguida, deve colocar a semente em um vaso de 15 ou 20 litros, colocando no fundo argila expandida, seguida de uma camada de manta geotêxtil e depois de terra para vasos. Coloque o vaso em pleno sol e regue com frequência.

4

Para plantar as mudas de manga diretamente no solo, deve fazer uma cova de cerca de 50 cm de diâmetro e 50 cm de profundidade. Deve misturar à terra do local 10 litros de esterco bovino ou terra vaginal com 500 gramas de farinha de ossos.

5

Deve regar a planta de manga três vezes por semana até esta começar a brotar e estabelecer as suas raízes no solo. Depois só será necessário regar a manga quando o solo estiver seco. No caso de ter plantado manga em vaso, deve umedecer o substrato uma vez por dia, mas sem encharcar a planta.

6

As mangueiras plantadas diretamente no solo não precisam de ser podadas. Enquanto que, as mangueiras em vasos precisam de ter os ramos aparados uma vez por ano, após a frutificação. Deve cortar um pouco menos de metade do comprimento dos ramos. Deve prestar atenção ao ataque de pragas como as cochonilhas nas folhas e no tronco da mangueira.

7

Quanto à adubação da manga, saiba que a cada três meses deverá aplicar adubo NPK 10-10-10 nas mangueiras plantadas diretamente no solo. Para mangueiras plantadas em vasos, deve aplicar 10 g do mesmo aduba a cada 20-30 dias.

8

Quando o plantio de manga é feito através de mudas enxertadas, é possível obter os seus frutos no segundo ano de cultivo. Dependendo da variedade de manga que tiver plantado, o momento ideal de colheita pode ser diferente. Normalmente se a manga for colhida muito verde, então ela não ficará saborosa e terá um gosto azedo. Em contrapartida, se a manga for colhida já muito madura, então poderá se machucar facilmente e durar menos tempo para consumo.

Se gostou de aprender a plantar manga, confira também este outro artigo em que explicamos como plantar abacate em casa, uma fruta que também pode ser plantada a partir do seu caroço.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar manga, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como plantar manga

Como plantar manga
1 de 4
Como plantar manga