Partilhar

Como repelir abelhas

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 fevereiro 2020
Como repelir abelhas
Imagem: innatia.com

As abelhas são muito benéficas para o ecossistema e nos fornecem produtos básicos, como o mel, mas também são insetos que podem causar alergias. Muitas pessoas têm pânico de serem picadas no jardim ou no campo, sobretudo quando o tempo está bom. Em umComo.com.br, ensinamos como repelir abelhas com remédios caseiros, sem a necessidade de as matar. Siga estas simples dicas e aprenda a repelir abelhas de forma rápida e simples.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de arruda
Passos a seguir:
1

Evite ter em seu jardim ou terraço objetos velhos. Lembre-se que as abelhas costumam se alojar em madeiras velhas ou inutilizadas. Mantenha seu terraço limpo e não atrairá abelhas. Entretanto, você deve lembrar que se tiver um jardim com flores, será mais fácil que elas apareçam, pois sua função principal é polinizar e fazer com que as plantas se reproduzam.

2

Para evitar que as abelhas piquem você, aplique repelentes para insetos no seu corpo.

Como repelir abelhas - Passo 2
Imagem: npic.orst.edu
3

Repelente natural. Faça uma mistura com óleo de laranja e água. Aplique a loção em um pano velho e limpe os corrimões e superfícies de seu quintal ou terraço. Aplique a mistura principalmente em áreas altas e madeiras para evitar que as abelhas façam seus ninhos.

Como repelir abelhas - Passo 3
Imagem: recetasmascomidas.com
4

Se você observar que alguma colmeia foi formada na fachada ou em alguma parte alta de seu quintal ou jardim, recomendo que você consulte um especialista para remover a colmeia de um jeito seguro.

Como repelir abelhas - Passo 4
5

Outro truque para espantar abelhas é aplicar em pedaços de pano, de preferência flanela, uma mistura de amaciante de roupa e água. Graças ao cheiro que será desprendido das roupas, as irritantes abelhas serão espantadas.

6

Para enganar as abelhas e evitar que invadam seu espaço você pode despistá-las com geleia. Passe geleia nos troncos de árvores ou objetos de madeira. Conseguirá distraí-las!

7

Em umComo, você também poderá consultar como tratar uma picada de abelha, para o caso de ser picado por uma abelha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como repelir abelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Tente não usar perfumes se estiver no campo ou no jardim. Pense que o cheiro doce atrai este tipo de insetos.
  • Se for alérgico a abelhas, não se esqueça de levar sempre com você os medicamentos adequados para conter a reação alérgica.
  • Evite movimentar as mãos para espantar as abelhas. Lembre-se de que elas não são iguais às moscas e que o movimento contínuo pode perturbá-las, sendo mais fácil que piquem você. Então, se você vir uma abelha por ai, fique o mais quieto possível.
  • Procure não manter alimentos doces muito tempo sobre a mesa, pois este tipo de alimentos atrai as abelhas.

Escrever comentário

6 comentários
A sua avaliação:
Sandra
Achei o artigo interessante, mas não concordo com a frase "insetos chatos e prejudiciais". Vale ressaltar que as abelhas são imprescindíveis para o Ecossistema e não podemos ter a visão simplista de que "elas produzem mel", mas sim que elas fazem toda a parte de polinização, ou seja, as matas que são importantes para o ar que respiramos e a também a comida que nos alimenta e alimenta os animais que fornecem a carne que muitos de nós comemos. Lembrando que a abelha paga com sua vida, quando pica alguém, então ela só pica se sente ameaçada, porque nós, seres humanos, acabamos com o habitat delas e elas estão cada vez mais em extinção, com a aplicação massiva de agrotóxicos nas plantações. Apenas para refletir...
Sandra
Muito bacana que vocês fizeram a correção do texto! As abelhas estão em extinção e temos que conscientizar as pessoas a darem condições para salvá-las e não alimentar o medo infundado. Na Alemanha, onde moro, existem vários programas de incentivo para plantar plantas que atraem as abelhas, fornecendo assim alimentos para elas. Podemos comprar até mesmo em supermercados, casinhas para criação de abelhas em casa, sem que sejamos apicultores. Há organizações que orientam pessoas que moram nas cidades, até mesmo em apartamentos, a "criarem" abelhas. Tudo isso sem ser picado... Não precisa publicar esse comentário, mas agradeço pela correção do texto. NÓS PODEMOS NOS HARMONIZAR COM A NATUREZA E SALVAR A NOSSA EXISTÊNCIA!
cLAUDIA
Boa tarde, as abelhas se instalaram dentro da piscina, na parte da parede que não tem água, já espantaqmos com fogo,elas foram embora, mas voltaram hj, o que devo fazer?
Dedes já agradeço
Frederico
Meu vizinho tem um pé de manjericão que atrai as abelhas que durante o dia não entrar na minha cozinha porém a noite quando agendo a luz da cozinha elas aparecem em média 10 abelhas por noite. Da minha cozinha até o manjericão tem 5 metros e um muro de 3 metros de altura. Como poço espantar essas abelhas a noite, sem precisar fechar minha janela ? Meu vizinho não quer cortar o pé de manjericão.
A sua avaliação:
Atalaion
E as abelhas comem o que ?? cada dia mais os passaros, bichos, etc não tem o que comer de tanto veneno e repelente que colocam.. já pensaram que estes tem fome também ?? que acham de plantar Fruto do Sabia, flores etc para que tenham o que comer ???
Aldivania
Aqui em casa Minhá mãe inventou de botar uma água doce para os passarinhos e desde então as abelhas começaram a frequentar o jardim principalmente o bebedouro dos passarinhos o que eu faço? ?????
Nilza
Não sei como exterminar as abelhas que se instalaram dentro do bloco da minha casa,já chamei o apicultor e exterminador de abelhas, ele tentou, mas depois de seis meses elas voltaram com força total, e estão por toda parte dentro de casa, não sei o que fazer,pra tira- las de dentro dos blocos tenho que quebrar toda a parede até descobrir onde elas estão e ficaria muito caro, no momento não estamos podendo, enfim está difícil.

Como repelir abelhas
Imagem: innatia.com
Imagem: npic.orst.edu
Imagem: recetasmascomidas.com
1 de 4
Como repelir abelhas

Voltar ao topo da página