Bom cheiro de roupa

Como tirar o cheiro de umidade de um casaco

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar o cheiro de umidade de um casaco

A roupa nos identifica, nos dá segurança e é a forma de nos apresentar ao mundo. É por isso que o cheiro de umidade é tão incômodo, pois se interpõe entre nós e as pessoas ao nosso redor dando uma sensação de desleixo e pouca higiene.

Os casacos estão entre as roupas que mais se impregnam com o cheiro da umidade, pois costumam durar bastante mais tempo que as outras roupas e passam longas temporadas fechadas dentro do armário nos meses de calor, assim sendo, no umComo.com.br queremos solucionar este problema para você, explicando passo a passo como tirar o cheiro de umidade de um casaco.

Vai precisar de:
  • Detergente
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre
  • Escova
Passos a seguir:
1

É bem possível que a roupa tenha ficado muito tempo no armário, por isso o primeiro que deve fazer antes de começar o tratamento para eliminar o cheiro de umidade do casaco é comprovar se há presença de mofo.

Se for o caso, deve eliminar o mofo antes; para fazer isso lave o casaco à mão, esfregando com detergente e com uma escova as zonas com mofo, repetindo este processo quantas vezes for preciso até eliminar completamente o seu rastro. No seguinte artigo pode descobrir outras formas de eliminar o mofo da sua roupa, seja da peça que for.

Como tirar o cheiro de umidade de um casaco - Passo 1
2

Depois, deve colocar o casaco na lavadora segundo as indicações do fabricante, mas antes deve fazer o seguinte:

Dilua um terço de uma xícara de bicarbonato em uma xícara de vinagre e coloque essa mistura na gavetinha do detergente. Pode colocar o amaciante normalmente, desta forma, além de tirar o cheiro de umidade evitará qualquer resto do cheiro de vinagre, apesar de que não deveria se impregnar desse cheiro.

Como tirar o cheiro de umidade de um casaco - Passo 2
3

Quando terminar de lavar, retire o casaco da máquina; se o casaco já não soltar cheiro de umidade, ótimo! No entanto, se ainda puder perceber esse cheiro repita a operação, pois às vezes, quando o casaco esteve muito tempo exposto é mais difícil de tirar.

Como tirar o cheiro de umidade de um casaco - Passo 3
4

Quando já não cheirar umidade deve secar o casaco, algo que é importante fazer direito para que seu problema não volte a acontecer. É muito recomendável deixar o casaco estendido ao ar livre, secando ao sol, sem recolher até que esteja completamente seco.

Neste momento pode usar algum dos produtos específicos que existem no mercado para perfumar a roupa.

Como tirar o cheiro de umidade de um casaco - Passo 4
5

Quando o casaco estiver completamente seco, antes de guardar no armário, deverá se certificar de algumas coisas.

É muito provável que seu casaco tenha pego esse cheiro devido à umidade do armário, por isso antes de pendurar, se não quiser repetir este processo em algum tempo, deve eliminar a umidade do armário.

Para fazer isso aconselhamos deixá-lo com as portas e gavetas abertas por um dia inteiro, com carvão vegetal ou qualquer outro produto que pegue a umidade de dentro, garantindo a eliminação do cheiro de umidade do armário.

Como tirar o cheiro de umidade de um casaco - Passo 5
6

Se apesar de tudo isso o cheiro de umidade do casaco reaparecer em pouco tempo, o mais provável é que tenha um fungo.

Para eliminá-lo de forma definitiva mergulhe o casaco em água misturada com meia xícara de bicarbonato e deixe de molho por 30-40 minutos; a ação do bicarbonato deveria bastar para acabar com o fungo e liberar seu casaco de qualquer cheiro ruim.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o cheiro de umidade de um casaco, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como tirar o cheiro de umidade de um casaco