Partilhar

Plantas para decorar a cozinha

 
Por Sara Viega. 30 janeiro 2017
Plantas para decorar a cozinha

As plantas sempre foram consideradas um elemento decorativo ideal tanto para decorar o exterior da nossa casa como o interior. Além disso, sua presença nos traz mais alegria, vida e cor. Mas as plantas, além de serem um lindo elemento vivo para a nossa decoração, também nos trazem múltiplos benefícios se cultivadas em nossa casa, como por exemplo: absorvem o dióxido de carbono e purificam o ar; sua presença ao nosso redor ajuda-nos a gerenciar melhor o estresse; podem ajudar a combater a depressão e a melhorar o humor; reduzem a eletricidade estática na casa e trazem múltiplos benefícios medicinais e culinários. Se não tiver um jardim ou espaço exterior, é possível que não contemple a opção de cultivar as suas próprias plantas, no entanto não desespere, pois existem inúmeras plantas que podem se desenvolver perfeitamente em um ambiente interior. Entre elas, neste artigo do umCOMO vamos destacar as melhores plantas para decorar a cozinha trazendo alegria e cor a um dos cantos mais importantes da casa.

Também lhe pode interessar: Como decorar a cozinha com material reciclado

Plantas para a cozinha

A cozinha é um dos cantos mais importantes da nossa casa, costuma estar cheia de vida e da nossa presença, pois nela cozinhamos e cumprimos com a importante função de nos nutrir, na verdade, costuma-se dizer que a saúde começa na cozinha e com razão, pois através dos pratos que preparamos em nossa casa podemos manter o nosso organismo em ótimo estado.

Se deseja melhorar o ambiente da sua cozinha e trazer vitalidade e alegria, não hesite em decorá-la com plantas, além disso, você conta com múltiplas opções que se adaptam bem a ela: um espaço interior, mas geralmente bem iluminado.

Plantas aromáticas para a cozinha

Se deseja decorar sua cozinha com plantas uma das melhores opções é optar por plantas aromáticas, pois além de servir como plantas decorativas, oferecem especiarias que podemos utilizar na hora, dando um sabor fresco e natural aos nossos pratos. De seguida, vamos mostrar-lhe as melhores plantas aromáticas para a sua cozinha:

Alecrim

O alecrim cresce de forma espontânea em zonas mediterrâneas e podemos encontrá-lo em estado silvestre em companhia de outras plantas aromáticas como o tomilho, junto com o qual cresce especialmente bem. Quando o alecrim floresce, brotam flores azul-pálido que dão um toque de cor à nossa cozinha. Se deseja colher esta planta para utilizá-la em sua forma seca, saiba que a colheita deve ser feita na primavera ou no verão, então já poderá secar o alecrim.

Salsinha

Poucas plantas se desenvolvem tão facilmente como a salsinha, que é ideal para dar um toque verde e vivo à nossa cozinha. Além disso, trata-se de uma das especiarias culinárias mais utilizadas e não há nada melhor que usar os seus caules frescos, recém-arrancados da terra. O desenvolvimento desta planta requer apenas um certo grau de umidade e calor, por isso devemos colocá-la em um lugar da cozinha a semi-sombra.

Manjericão

De todas as plantas aromáticas o manjericão é o que possui um dos aromas mais destacados, cultiva-se habitualmente em hortas, mas ter um na nossa cozinha traz a este canto da casa uma fragrância inconfundível, dispondo ainda de uma erva ideal para dar sabor a vários pratos. Para que o manjericão se desenvolva adequadamente devemos situá-lo em um lugar quente e de preferência ensolarado.

Se quiser aprender plantar manjericão em casa confira este outro artigo.

Alecrim

O alecrim é outra planta aromática amplamente utilizada como especiaria culinária, além disso possui flores que vão desde o tom branco até ao violeta passando por vários tons rosados, portanto, a sua estética ajuda-nos a decorar a cozinha com elegância. Podemos encontrá-la de forma silvestre em terrenos secos, sendo ideal caso não conte com muito tempo para controlar a irrigação.

Tomilho

O tomilho é uma planta aromática que pode ser desenvolvida perfeitamente em um vaso, além disso requer uma irrigação muito moderada e a terra nunca deve ficar encharcada. Para seu crescimento adequado é importante colocá-la em um lugar de iluminação abundante. Quando esta planta floresce, as suas flores são de uma cor violeta-pálido, portanto dão um toque suave de cor a nossa cozinha.

Plantas para decorar a cozinha - Plantas aromáticas para a cozinha

Plantas decorativas para a cozinha

Outras das melhores plantas para decorar a cozinha são aquelas cuja aparência embelezam qualquer espaço. Talvez não possam ser utilizadas para cozinhar, mas cumprirão perfeitamente com a função de decorar a cozinha com cores vivas. De seguida, mostramos quais são as melhores plantas aromáticas para a sua cozinha:

Beijo-turco

Sob este genuíno nome se esconde uma espécie conhecida na botânica como Impatiens walleriana. Trata-se de uma planta que floresce na primavera e no outono, suas flores são redondas e de tons rosa e vermelhos. Não precisa de uma localização completamente ensolarada e pode se desenvolver em um ambiente de semi-sombra, no entanto precisa de irrigação frequente, pois a terra não deve ficar seca.

Jiboia

A jiboia é uma planta ideal para decorar a nossa cozinha com tons verde-escuro; a principal característica desta planta é a de possuir folhas muito verdes, largas e que terminam em ponta. A jiboia não precisa de muita irrigação e, se por um lado é verdade que tolera a semi-sombra, prefere um ambiente bem iluminado.

Aloe Vera

Além de ser uma planta com múltiplas propriedades medicinais esta planta também é ideal para decorar a cozinha com toques verdes e suaves. A aloe vera precisa de pouca irrigação e é ideal para ter na cozinha, pois não precisa de luz solar direta, no entanto, é importante localizá-la em um lugar bem iluminado.

Plantar aloe vera na nossa cozinha significa ter à mão um remédio natural eficaz, pois a polpa presente dentro dos seus caules possui múltiplas aplicações para a nossa saúde e nosso bem-estar. Como deve ter observado, você dispõe de múltiplas opções de plantas para a cozinha que ajudarão você a fazer deste canto da casa um meio mais vivo, quente e bonito.

Aprenda a cuidar de uma planta de aloe vera neste outro artigo.

Plantas para decorar a cozinha - Plantas decorativas para a cozinha

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas para decorar a cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Plantas para decorar a cozinha

O que lhe pareceu o artigo?

Plantas para decorar a cozinha
1 de 3
Plantas para decorar a cozinha

Voltar ao topo da página