Tulipas

Qual o significado das tulipas azuis

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual o significado das tulipas azuis

A palavra Tulipa é de origem turca. Este nome vem da palavra tulbend, que significa turbante, devido ao formato desta planta ter parecenças com o adereço usado na cabeça pelos homens turcos. Para além das semelhanças, ela começou sendo usada para ornamentar os próprios turbantes. A sua forma única faz dela uma das flores mais famosas em todo o mundo. A sua beleza e elegância levam-na a ser escolha popular na decoração, em ofertas e até mesmo em cerimônias. Com o cruzamento de espécies ao longo dos anos a tulipa tem hoje diversas cores naturais, estando diferentes significados associados a cada tonalidade. Quer saber qual o significado das tulipas azuis? Em umComo mostramos-lhe o que transmitem estas flores.

Também lhe pode interessar: Qual é o significado das rosas azuis

Índice

  1. As Tulipas
  2. Flores Azuis
  3. As Tulipas azuis

As Tulipas

Pertencentes às plantas liliáceas, as tulipas são flores ornamentais, nascendo uma flor solitária por cada haste. Uma tulipa pode medir entre 30 a 60 cm de altura e cada flor é formada por seis pétalas. Uma das características que distingue esta planta são as sua folhas alongadas, que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas. Conhecem-se mais de 100 espécies desta flor oriunda do Médio Oriente.

Foi na Holanda que esta flor atingiu o seu auge, estando ainda hoje fortemente associada a esse país. No Brasil, esta flor é cultivada sobretudo na cidade de Holambra, devido ao clima ser propício para o cultivo de tulipas. Numa cidade de emigrantes holandeses, os bulbos são importados Holanda e posteriormente as flores são comercializadas internamente e exportadas.

Todas as flores têm o seu significado, quer pelo surgimento, pela forma, ou até mesmo pela cor. As tulipas são muitas vezes conhecidas como as flores do recomeço, devido a florescerem no início da Primavera. Elas se adaptam muito bem ao frio, crescendo a partir de um bulbo, que produz apenas uma floração por ano. A chuva e o frio começam a ficar para traz e o sol e o calor trazem uma época de recomeço para estas flores.

Flores Azuis

As flores, através do seu formato e da sua cor, transmitem uma série de sentimentos que levam as pessoas a presentear-se com estas plantas. A cor azul nas flores é rara, não fosse esta uma cor da realeza e da aristocracia. Sendo uma cor difícil de encontrar na natureza, muitas vezes aparece misturada com tonalidades de roxo. A mais famosa flor azul é a hortênsia. Associada à paz, tranquilidade, serenidade, estabilidade, esperança e devoção.

Gratidão, respeito, admiração, desejo e amor são sentimentos associados a flores azuis. A flor da conquista de algo impossível, do inalcançável, mas sobretudo de sentimentos sinceros e profundos. É considerada a cor da amizade, da fidelidade e do amor.

Qual o significado das tulipas azuis - Flores Azuis

As Tulipas azuis

As tulipas azuis não crescem de processos naturais, elas são tingidas ou geradas a partir de fenômenos híbridos. Conhecidas também por flor pasque, açafrão selvagem, barba de leão e anêmona de pradaria, as tulipas azuis são muito desejadas. Associadas à paz e tranquilidade, estas flores transmitem confiança e lealdade quando oferecidas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado das tulipas azuis, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Qual o significado das tulipas azuis