Sabões para limpar tapetes

Truques para limpar tapetes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Truques para limpar tapetes

Muitas vezes, enfeitamos nossa casa com tapetes que dão um toque único e maravilhoso à decoração de nossos espaços. Mas a limpeza dos mesmos nem sempre é fácil, especialmente quando temos em casa crianças ou animais de estimação. Procurando uma solução simples para este problema? Em umComo, ensinaremos vários truques para limpar os tapetes e deixá-los perfeitos e reluzentes.

Também lhe pode interessar: Como limpar um tapete com amoníaco

Índice

  1. Tapetes de lã
  2. Tapetes persas
  3. Tapetes de plástico ou de algodão
  4. Todo tipo de tapetes: bicarbonato de sódio
  5. Todo tipo de tapetes: vapor
  6. Todo tipo de tapetes: bicarbonato de sódio e vinagre
  7. Todo tipo de tapetes: sal e vinagre
  8. Todos os tipos de tapetes: peróxido de hidrogênio
  9. Todos os tipos de tapetes: farinha de milho e bicarbonato de sódio
  10. Todos os tipos de tapetes: golpeá-los
  11. Todos os tipos de tapetes: água de amoníaco diluído
  12. Todos os tipos de tapetes: água e álcool

Tapetes de lã

Para este tipo de tapetes, é preciso usar uma escova com cerdas mais ou menos suaves ou utilizar o clássico dentre os clássicos: um aspirador.

Tome cuidado para não mergulhá-los em água para não estragá-la. Além disso, podem estragar mais rapidamente se forem escovados muitas vezes.

Tapetes persas

No caso de um tapete persa, seria aconselhável levá-lo a uma tinturaria especializada. Entretanto, se prefere limpá-lo em casa, utilize um aspirador para limpar ambos os lados do tapete. Não os exponha ao sol. Quando passar a aspiradora, tenha cuidado com as bordas do tapete para que não estraguem, pois são muito delicadas.

Também pode ser usada farinha de milho e bicarbonato de sódio para limpá-lo. Polvilhe a área e deixe que o produto atue durante algumas horas antes de passar o aspirador.

Tenha cuidado com a umidade excessiva, pois poderá estragar seu tapete criando manchas de mofo.

Tapetes de plástico ou de algodão

Os tapetes feitos de fibras sintéticas ou de algodão, como os que costumamos ter nos banheiros, podem ser colocados na água sem risco de desgaste. Os tapetes de algodão pode ser colocados diretamente na lavadora e secos ao sol.

No caso de tapetes de plástico, basta passar água e um produto desengordurante e esfregá-lo com um escova. Em seguida, deixa secar ao sol e estará pronto.

Todo tipo de tapetes: bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma bênção para a limpeza da casa. Basta colocar um pouco de bicarbonato sobre o tapete e deixá-lo atuar durante algumas horas. Coloque um pouco mais nas áreas onde tenha manchas. Em seguida, passe o aspirador ou uma escova e seu tapete estará como novo. Além disso, graças às propriedades do bicarbonato de sódio, os maus cheiros acumulados também são combatidos.

Todo tipo de tapetes: vapor

Outra forma para limpar seus tapetes é fazê-lo usando vapor. Para isso, é necessário um aparelho que gere vapor e que sirva para limpar. São vendidos em lojas de eletrodomésticos e também servem para limpar sofás. Você pode, inclusive, acrescentar um pouco de perfume à base de óleos essenciais, como menta ou limão. Você terá tapetes limpos e com um agradável cheiro de frescor e limpeza.

Truques para limpar tapetes - Todo tipo de tapetes: vapor

Todo tipo de tapetes: bicarbonato de sódio e vinagre

O vinagre também é outro produto com muitas utilidades para a limpeza da nossa casa. Esta mistura de bicarbonato de sódio e vinagre é ideal para as manchas dos tapetes mais difíceis. Misture um pouco de bicarbonato e vinagre e coloque sobre a mancha. Deixe que atue algumas horas e limpe com um pano de microfibra.

Todo tipo de tapetes: sal e vinagre

Esta mistura de sal e vinagre serve para eliminar as manchas de vinho dos tapetes. Basta misturar estes ingredientes até formar uma massa que, em seguida, será aplicada sobre a mancha de vinho. Deixe repousar pelo menos durante meia hora e, em seguida, limpe com um pano úmido ou com água com gás.

Todos os tipos de tapetes: peróxido de hidrogênio

Uma alternativa para limpar os tapetes de uma maneira natural é utilizando peróxido de hidrogênio. Basta colocá-lo diretamente sobre a mancha e deixá-lo atuar. Após meia hora, limpe com um pano e deixe secar.

Todos os tipos de tapetes: farinha de milho e bicarbonato de sódio

Misture uma xícara de farinha de milho com meia xícara de bicarbonato de sódio. Umedeça um pano e ponha a mistura da farinha com bicarbonato no pano, esfregue todo o tapete com o pano e deixe que seque durante meio dia. Em seguida, elimine os resíduos com um aspirador.

Todos os tipos de tapetes: golpeá-los

Se você deseja tirar o pó acumulado, basta levar o tapete para a varanda ou o terraço e dar golpes com um batedor de tapetes. Quanto mais energia for empregada, mais pó será retirado. Este procedimento deve ser repetido com frequência para que o pó não se acumule.

Truques para limpar tapetes - Todos os tipos de tapetes: golpeá-los

Todos os tipos de tapetes: água de amoníaco diluído

Deve-se umedecer um pano com água de amoníaco diluído: uma colher de amoníaco para cada 3 litros de água. Entretanto, é preciso levar em conta o tipo de tapete, uma vez que os tapetes muito delicados devem ser limpos apenas na superfície.

Todos os tipos de tapetes: água e álcool

Para eliminar as manchas difíceis, utilize água e álcool. Esfregue a área afetada na mesma direção dos pelos do tapete.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para limpar tapetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • É melhor deixar secar o tapete ao ar livre para que o sol não danifique as cores. Lembre-se de que um tapete persa nunca deve ser colocado no sol.
  • Para que seque mais rápido, coloque-o sem dobrar e horizontalmente.
  • Não volte a utilizá-lo até que esteja completamente seco. Se estiver ainda úmido, poderia inclusive deformar.
  • Para dar vida às cores do tapete, use folhas de chá.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Truques para limpar tapetes