Métodos de cultivo de ervas

Como cultivar orégano

Como cultivar orégano

Uma das ervas aromáticas mais usadas como condimento na cozinha é o orégano, uma planta de origem mediterrânea. Em qualquer estabelecimento podemos encontrar suas folhas já secas e prontas para temperar qualquer prato, mas sempre será bem mais saboroso se plantarmos nós mesmos. O orégano é uma planta muito resistente, por isso não é complicado cuidar para que cresça forte e saudável. Neste artigo de umComo explicamos com detalhe como cultivar orégano para que você também possa desfrutá-lo em sua casa.

Também lhe pode interessar: Como cultivar camomila

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, cabe destacar que o orégano é uma planta muito resistente, por isso, adapta-se de forma fácil a qualquer terreno, bem como em vasos.

2

Ao plantar orégano, escolha entre fazê-lo através de sementes ou optar pelas plântulas ou mudas que adquirimos em viveiros e centros de jardinagem. Assim que o orégano crescer, podemos reproduzi-lo através da própria planta.

3

Será necessário plantar o orégano ou colocar o vaso de barro em um lugar ensolarado, onde receba a luz solar, ainda que também possa crescer em um lugar com pouca sombra.

4

Quanto ao clima e às temperaturas, você não precisa se preocupar, já que é um arbusto com muita resistência. Suporta bem as altas temperaturas, bem como também as geadas e ambientes frios.

5

Uma das coisas mais importantes que requer a planta de orégano é um solo bem drenado ou, em caso de plantá-lo em vaso de barro, um bom sistema de drenagem. Será fundamental que a água de irrigação não fique estancada, porque pode apodrecer as raízes e estragá-las por completo.

6

Não se recomenda adubar muito a terra onde plantar o orégano, mas sim que seja um terreno pobre e pedregoso. Se plantar em vaso de barro, o melhor será combinar areia, terriço e terra de jardim em partes iguais.

7

Como já apontamos, a irrigação deve ser moderada e a água não deve ficar estancada. Durante as épocas de verão e mais secas, será necessário incrementar a irrigação mas nunca de forma abundante.

8

Quanto à coleta de orégano use-o na cozinha ou como planta medicinal, para usá-lo fresco corte os talos a uma distância considerável do solo, se forem muito grandes. Se deseja secar as folhas, recolha-as antes da floração e deixe-as em um lugar ventilado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar orégano, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Não abuse na irrigação do orégano.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
Luiz Antônio
Já plantei oregano e sequei, deu certo, perfeito. Agora em outro plantio, o oregano perdeu o cheiro, esta com cheiro de mato. O que pode estar errado? a planta já esta crescida viçosa, porém sem o cheiro característico, alguem pode ajudar?
Debora Ferreira dos Santos
quero saber por que o meu oregano perdeu o cheiro ele esta plantado em um vaso de plastico,ta lindo cheio de ramas ,mais o cheiro se perdeu ,ta com cheiro de mato.Por favor podem me ajudar.Obrigada.
Sérgio
Tenho alguns pés de orégano em casa que eu plantei.Como faço p secar e triturar as folhas p que fiquem da mesma forma que costumo comprar em pequenas embalagens à venda nos supermercados. Muito obrigado!
maria
Esse artigo é ótimo, já posso começar a plantar as minhas sementes de orégano. Muito obrigada!!!!!!!!!!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Que bom saber que o artigo foi do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Rafael
Estou querendo pra em grande escala pra mim verd e queria aprender mais
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rafael! Que outras ervas gostaria de aprender a cultivar?
A sua avaliação:
Fabio Gomes de Oliveira
onde comprar mudas ou sementes de orégano
A sua avaliação:
claudio
Muito bom o artigo, principalmente sobre irrigacao. Vou melhorar o meu plantio. Obrigado!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudio! Ainda bem que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Rodolfo
Oi, gostei muito do artigo, mas meu pé de oregano ta morrendo! É uma jardineira de 70cm que tem espaçados equidistante um pé de alecrim que ta crescendo, um manjericão, uma pimenta cuja especie não sei, e o orégano tem pedregulhos embaixo e aterra é adubo que comprei na loja de jardinagem. A muda veio envolta numa terrinha de barro. Ja aparei as folhas, tirei os talos mortos, rego pro solo ficar moderado, nem seco nem umido, e ele é bem drenado. o que posso fazer pra recuperar o meu pé de orégano. luminosidade? ok ph? não sei irrigação? ok solo? não sei se é mais adequado local competindo com outras plantas? não sei! obs.: gostaria de ser notificado pela resposta. Obrigado!
A sua avaliação:
Maria vitoria da silva
Nao acho tao simples assim nao o meu mucha e fica feio parace que a noite que volta ficar bonito....tive ate que trazer lo pra dentro de casa, porem acho que nao vai dura mto, ja é a segunda vez que tento mais morre atoa!!!
Elaine
O meu aconteceu isso, murchou todo depois eu plantei ele em um vaso longe do sol, aí começou a reviver.
Sueli ABUL HISS
Amei, só tenho uma dúvida em relação dos galhos secos, devo cortar o que faço?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sueli! Sim os galhos secos devem ser cortados :) Obrigada pelo seu comentário!
Maria Aparecida de Oliveira
Aonde eu compro muda ou semente de orégano para plantar, já procurei e não achei!
igo fabiano alves sales
Posso fazer mudas de oregano
keiko
meu orégano é rasteiro.... existe?
Nívea Maria Veiga Jardim
Olá,plantei meu orégano através de sementes,ele ficou avermelhado na parte inferior.É normal?
PEDRO
EU ESTOU CULTIVANDO OREGANO E O MEU JA ESTA NASCENDO
Maria Tereza Pereira da Silva
gostei muito de saber cuidar e plantar o oregano
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, que bom saber isso :) Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
maria tereza pereira da silva
gostei muito , e não é difícil de plantar e cuidar
Fernanda
Boa tarde, Gostaria de saber como posso me dedicar ao comercio de ervas aromáticas, comprar e vender, como é a legislação?
José Saraiva
Vai no SEBRAE, que eles te dão orientação.
Como cultivar orégano