Outros As plantas

5 plantas de interior que ficam pendentes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 18 dezembro 2017
5 plantas de interior que ficam pendentes

Está pensando em decorar sua casa com plantas? Esta é uma excelente opção pois as plantas contribuem com cores vivas, assim como com calor aos espaços interiores, sem contar que muitas delas atuam purificando o ar. Além disso, baseando-se em diversas tradições orientais, também se considera que as plantas são capazes de mudar a energia presente em um determinado lugar. Dispõe de inúmeras plantas de interior com flor e sem flor e todas elas são boas opções para decorar cada canto de seu lar, no entanto as plantas pendentes são ideais para a decoração, já que podem imitar cortinas, cobrir espaços abertos e inclusive substituir quadros. Neste artigo do umCOMO vamos mostrar para você 5 plantas de interior que ficam pendentes bem como seus cuidados básicos, desta forma conhecerá múltiplas opções para decorar sua casa.

Também lhe pode interessar: 5 plantas de interior sem flor

Índice

  1. Orquídea pendente
  2. Columnea arguta
  3. Samambaia pendente
  4. Jiboia pendente
  5. Maranta variegada

Orquídea pendente

Há algo mais bonito que uma orquídea? Trata-se de uma das plantas de interior mais elegantes, que também conta com uma variante pendente conhecida na botânica como Papperitzia leiboldi.

Trata-se de uma orquídea que produz uma inflorescência arqueada e suspensa que pode chegar a atingir os 13 centímetros de comprimento e que conta com aproximadamente de 6 a 12 flores, claro que a floração é anual, se produzindo entre a primavera e o verão.

Estas orquídeas precisam de um substrato universal à base de turfa, por outro lado, quanto à irrigação, não se pode estabelecer uma regra genérica, já que dependerá do desenvolvimento da orquídea e do tamanho do vaso, portanto, é sempre importante observar a textura das folhas e o aspecto da terra.

Como referência pode-se considerar uma frequência de irrigação de uma vez por semana nas estações mais frias e de duas a três vezes por semana nas estações mais quentes. A orquídea precisa de luz, mas deve-se evitar expô-la à luz solar direta.

Neste outro artigo contamos para você como cuidar de orquídeas.

5 plantas de interior que ficam pendentes - Orquídea pendente

Columnea arguta

A columnea arguta é uma planta que pertence a um gênero que engloba aproximadamente 200 espécies. Neste caso, estamos perante uma planta pendente muito apreciada por sua folhagem de intensa cor verde e suas coloridas e chamativas flores.

São plantas cujo cultivo em cestos pendurados é muito simples, podem tolerar sem inconvenientes temperaturas compreendidas entre os 15 e 27 graus centígrados, devem ser protegidas da exposição solar direta e precisam de uma umidade ambiental alta.

Desde o início da primavera e durante todo o verão a irrigação deve ocorrer com suficiente frequência suficiente para que a terra permaneça sempre úmida, durante as restantes épocas do ano é importante regá-la apenas para evitar que a terra se seque até mostrar rachaduras.

É importante que o vaso onde se plante conte com um bom sistema de drenagem, já que esta planta não tolera os encharcamentos, ou seja, que a água fique acumulada no fundo do vaso.

Samambaia pendente

A samambaia pendente é uma excelente planta se o que você quer é que os tons verdosos e vivos tenham grande protagonismo em sua casa.

A samambaia não tolera temperaturas baixas, portanto é ideal para manter no interior de casa e pode crescer sem problemas em um cesto suspenso. A samambaia precisa de uma irrigação cuidadosa, mas ao mesmo tempo bastante umidade, isto consegue-se regando-a de forma a que terra permaneça úmida, mas sem que ocorram encharcamentos.

Devido à grande umidade que precisam, é recomendável esfregar cuidadosamente suas folhas com um pano úmido. A fertilização deve ser realizada uma vez por mês com um produto adequado e de preferência ecológico.

Aqui encontrará conselhos para saber como cuidar das samambaias.

Jiboia pendente

A jiboia é uma das plantas suspensas mais habituais em casa, que se caracteriza por possuir umas lindas folhas que têm tanto tons verdes como amarelados.

Esta planta é ideal para manter no interior de casa, já que embora precise de uma boa iluminação, não tolera a exposição solar direta. Deve contar com uma temperatura entre 15 e 20 graus centígrados; durante o inverno, é muito importante que nunca a tenhamos em um ambiente abaixo dos 10 graus centígrados.

Trata-se de uma planta muito sensível ao excesso de água, portanto, não tem que regá-la de forma frequente nem manter a terra úmida, ainda que seja conveniente pulverizar suas folhas com água de mineralização dura de vez em quando.

Durante o verão é importante adubá-la cada 15 dias, sempre com um produto de boa qualidade.

Veja também: Como plantar e cuidar de dinheiro-em-penca

5 plantas de interior que ficam pendentes - Jiboia pendente

Maranta variegada

A maranta variegada é conhecida na botânica com o nome de maranta leuconeura, trata-se de uma planta de interior que conta com uma grande beleza exótica. Sua principal característica é que suas folhas verdes possuem nervos de cor rosa e um centro de cor verde claro.

Esta planta deve ser colocada em um lugar que conte com boa iluminação, mas sem que receba a luz solar de forma direta para se desenvolver adequadamente, pode sobreviver a temperaturas de 17 até os 35 graus centígrados.

Precisa de uma alta umidade e por isso suas folhas devem ser pulverizadas com água de forma periódica, no verão a irrigação deve ser abundante e deve se reduzir progressivamente à medida que as temperaturas forem diminuindo, deve-se evitar que a água fique estancada, bem como que a terra mostre rachaduras.

De março a outubro precisa ser fertilizada a cada 10-15 dias com um produto com pouco nitrogênio, para garantir uma boa saúde e coloração das folhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 plantas de interior que ficam pendentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Martha
Tenho uma planta, cujo bulbo parece uma cebola, o que gera muita discussao. Como posso fazwr para saber que planta é essa???
1 de 3
5 plantas de interior que ficam pendentes