Partilhar

Como conservar os móveis

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como conservar os móveis

Os móveis são parte da decoração da casa e do funcionamento normal do nosso quotidiano. A madeira confere uma sensação agradável de aconchego e conforto nos cômodos e necessita de alguns cuidados básicos para que possa manter bonita por um bom tempo. A maioria da pessoas acredita que a higienização dos objetos de madeira é suficiente para garantir a sua durabilidade, mas isso não é verdade. É essencial saber como limpar, mover, proteger e conservar os móveis para evitar danos que podem sair bem caros a longo prazo. Para saber como conservar os móveis com essas dicas do umComo, continue lendo o artigo.

Também lhe pode interessar: Como limpar móveis laqueados
Passos a seguir:
1

Evite que os móveis apanhem sol

Uma das formas de conservar os móveis e prevenir que estejam expostos a luz solar. A luminosidade excessiva corrói a madeira e pode deixar o móvel descolorido. Se não está buscando um móvel de efeito envelhecido, instale uma cortina nas janelas para que os raios UV não prejudiquem o aspeto da madeira.

Como conservar os móveis - Passo 1
2

Afaste os móveis da parede

Mantenha os móveis afastados da parede, com uma distância de, pelo menos, 7 cm. Isso vai prevenir que o móvel sofra com a umidade, danificando o material e deixando marcas na parede.

3

Proteja as superfícies

Proteger as superfícies dos móveis do funcionamento diário é extremamente importante para evitar que fiquem marcados. Sempre que colocar copos sobre a madeira, proteja-a colocando um porta copo. Na hora da refeição, proteja a mesa com uma toalha grossa e coloque uma base alta sob panelas quentes para prevenir manchas causadas pelo calor.

Como conservar os móveis - Passo 3
4

Faça uma limpeza específica e cuidada

Os produtos de limpeza usados são muito importantes para prolongar a durabilidade dos seus móveis. Alguns são abrasivos e podem arranhar e manchar o móvel Um pano seco ou levemente umedecido em água e sabão neutro para limpar e seque muito bem depois para remover o excesso de umidade do material. Os panos também são fatores determinantes na limpeza, sendo que as flanelas são as mais indicadas por não soltarem fiapos nem arranharem os materiais. O ideal é ter um pano específico para a limpeza dos móveis.

Dica: Conheça mais truques para limpar madeira, acessando esse artigo.

5

Distribua bem o peso

O peso colocado sobre o móvel não deve ser exagerado para evitar vergar a madeira. Procure distribuir o peso sobre os móveis de forma uniforme e evite colocar objetos pesados em apenas um dos lados.

Como conservar os móveis - Passo 5
6

Passe cera de abelha

A cera de abelha é a regra de ouro recomendada pelos especialistas na hora de proteger os móveis de madeira. A substância ajuda a preencher ranhuras e pode ser encontrada em alguns produtos de higienização. Quando adquirir um produto com cera de abelha, veja a composição e garanta que não a fórmula não contem solvente.

7

Proteja os móveis do contacto com a natureza

Os móveis de jardim não devem ter contacto direto com a terra ou com a relva, pois podem sofrer ataques de insetos e até apodrecer com a umidade. Proteja os móveis de exterior com uma camada de verniz protetor para prolongar o seu tempo de vida.

Dica: Acesse esse artigo para saber como proteger os móveis dos cupins.

Como conservar os móveis - Passo 7
8

Mova os móveis com cuidado

Quando necessitar de mover os móveis, não arraste nem empurre. Caso o objeto seja pesado, peça ajuda alguém para carregá-lo de modo a não comprometer a sua estrutura. Os guarda-roupas, especialmente, podem ficar com portas desreguladas e ferragens danificadas quando são movidos. Se não tiver escolha, desmonte e volte a montar o móvel para transportá-lo.

9

Mantenha o móvel nivelado

Manter o móvel bem nivelado garante que as portas e gavetas funcionam bem, por isso tenha atenção a irregularidades no piso dos cômodos.

Como conservar os móveis - Passo 9
10

Faça manutenção regular

Por fim, é importante fazer manutenção periódica para conservar os móveis. Os parafusos, portas e dobradiças dos seus móveis devem receber manutenções regulares para que possam ser mantidos em sua casa por muitos anos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar os móveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como conservar os móveis

O que lhe pareceu o artigo?

Como conservar os móveis
1 de 6
Como conservar os móveis

Voltar ao topo da página