Os diferentes tipos de flores

Como cuidar de uma dama-da-noite

Como cuidar de uma dama-da-noite

As flores dama-da-noite são aquelas espécies conhecidas pelo seu aroma intenso e floração noturna, por isso também são chamadas de flores noturnas. A sua fragrância é uma das mais fortes e pungentes entre as plantas. Possui crescimento acelerado e alta resistência, não necessitando de cuidados especiais. Pode ser plantada isolada ou em grupos e com um dos aromas mais relevantes da natureza, se torna uma flor indispensável em jardins aromáticos e, neste artigo, do umCOMO apresentamos a planta dama-da-noite e todos os seus cuidados essenciais! Veja como cuidar de uma dama-da-noite, saiba quando ela florescer, faça mudas e esclareça outras dúvidas que possam ter surgido.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma Érica

Índice

  1. A planta dama-da-noite
  2. Cuidados com a dama-da-noite
  3. Quando a dama-da-noite floresce?
  4. Como fazer muda de dama-da-noite
  5. Precauções com a dama-da-noite

A planta dama-da-noite

A dama-da-noite é uma planta arbustiva bastante conhecida pela sua flor que se abre e exala um aroma inconfundível ao cair da noite - uma vez abertas, podem permanecer assim por até 23 horas. Tem características bastantes rústicas como as suas folhas verdes ovaladas e flores brancas miúdas e pode chegar aos 5 metros de altura.

Nem todos sabem, mas a planta dama-da-noite é um tipo de cactus com flor. Apesar da sua versão branca ser a mais conhecida, ela também pode aparecer em outras espécies de flores noturnas, em versões vermelhas ou rosadas, todas com floração noturna e aromática.

Como cuidar de uma dama-da-noite - A planta dama-da-noite

Cuidados com a dama-da-noite

Se você acabou de plantar a dama-da-noite ou a trouxe para casa recentemente, é muito importante ter uma estaca, arbusto ou apoio (cerca ou muro) para que seus ramos possam se desenvolver como arbustos.

Luz

Com fácil desenvolvimento, é bom deixar a árvore da dama-da-noite em um local com muita incidência solar, sendo que a planta cresce muito mais com luz direta do sol, mas suas flores se desenvolvem mais com meia sombra e só florescem durante a noite e com flores mais desenvolvidas também são atenuados os aromas.

Substrato

Os cuidados para com a dama-da-noite em vaso são simples: deve ser adubado com adubo orgânico para que ele fique fértil, deve possuir grande capacidade de vazão de água (isso pode ser resolvido com cacos de telha no fundo do vaso, antes da terra e adubo, neste caso não use a areia para ajudar na vazão da água pois a dama da noite não se dá bem com a areia salgada) e por ser uma planta arbustiva vale colocar uma estaca no vaso para que ela tenha onde se agarrar. O vaso também deve ser grande pois a planta pode crescer bastante e dificultar a troca de vaso quando já estiver desenvolvida.

Pragas

As pragas mais comuns na dama-da-noite são os pulgões, moscas brancas e aranhas vermelhas. Em caso de surgimento delas, sugerimos os remédios caseiros para combater as pragas nas plantas.

Poda

Quanto à poda, aconselha-se realizá-la após a floração principal, que costuma acontecer na primavera ou verão. Assim, você evita que ela cresça muito e aumenta as chances de uma segunda floração.

Quando a dama-da-noite floresce?

Por ser uma planta tropical, a dama-da-noite resiste bem ao calor e não gosta muito de frio. por isso, se bem cuidada pode florescer durante o ano todo. Sendo que na natureza geralmente floresce uma ou duas vezes no ano, na primavera ou no verão.

Como fazer a dama-da-noite florescer

Para que ela floresça mais de uma ou duas vezes você precisa "enganar a planta" fazendo-a pensar que está em período de verão ou primavera, com abundancia de sol e regas. Além de deixá-la em contato direto com o sol ou à meia sombra você também pode regá-la de três a cinco vezes por semana, sem deixar a terra encharcada, para isso é necessário o calor/contato com luz solar e grande capacidade de vazão de água nos vasos. Na época de floração também é aconselhável utilizar fertilizantes ricos em ferro.

Como cuidar de uma dama-da-noite - Quando a dama-da-noite floresce?

Como fazer muda de dama-da-noite

A multiplicação da dama-da-noite pode ser feita durante a época de floração por por sementes ou estaquias, no final da primavera ou início do verão. Para fazer muda de dama-da-noite por estaquia, corte um ramo da planta da meia-noite, deixe um dia em repouso para que o corte possa cicatrizar e então, acomode a ponta cortada do ramo em mistura para plantio. Mantenha o substrato úmido e siga os cuidados com o cacto dama-da-noite recomendados anteriormente.

Precauções com a dama-da-noite

Tente não deixa-la próxima a janela onde dormem crianças ou idosos, à noite, o seu cheiro muito forte pode ser tóxico também.

Além do seu aroma, você teve tomar cuidado se possui crianças em casa, pois a planta é tóxica e ingerir a flor ou parte da planta pode ser catastrófico. Na agricultura a dama da noite é considerada uma praga por ser nociva a saúde do pasto. A sua ingestão pode causar dores de barriga, irritação nas mucosas, vômitos e até alucinações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma dama-da-noite, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • GAGO, Marina. Ecología verde. Cuidados de la dama de noche. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/cuidados-de-la-dama-de-noche-899.html/>. Acesso em 14 de maio de 2020.
  • GAGO, Marina. Ecologia verde. Cultivar la dama de noche, arbusto con fantástico aroma. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/cultivar-la-dama-de-noche-arbusto-con-fantastico-aroma-896.html/>. Acesso em 14 de maio de 2020.
  • USDA GRIN Taxonomy. Taxon: Epiphyllum oxypetalum (DC.) Haw. Disponível em: <https://npgsweb.ars-grin.gov/gringlobal/taxonomydetail.aspx?id=27844/>. Acesso em 14 de maio de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
Rosangela
Como acabar com praga no pé de maracujá? Tarturanas pequenas q comem todas as folhas.qdo.mato seu sangue e verde
A sua avaliação:
Anderson
Gostaria de saber se a planta sobrevive próximo à praia com a maresia.
A sua avaliação:
Milena
Quando a flor da noite floresce em um dia no outro ela abrirá ou não.mas eu pensei que até cair a flor ela iria abrir
A sua avaliação:
Maria H Condoto
Por favor eu preciso saber como podar meu pezinho de Dama da Noite que plantei num vaso e os galhos cresceram muito, vocês podem me enviar ou publicar dicas ? Obrigada
A sua avaliação:
Paula
Oi boa tarde. Tenho uma Cestrum nocturnum à aproximadamente um ano e atualmente com 2 metros de altura. Antigamente ficava toda cheia de folhas e flores. Mas de uns meses pra cá tem tido poucas folhas e flores. Agora está sem flores e com folhas só no topo e pontas dos galhos. No resto não tem nada além de galhos. A mantenho no sol. Por peço ajuda, pois ela é meu xodó
A sua avaliação:
Reinaldo Jorge
Boa tarde,
Tenho uma dúvida a perguntar a vocês:
Adquiri uma Dama da noite e no início estava tudo tranquilo, até que houve um período que na minha região tiveram fortes chuvas onde acabou exarcando alguns pontos de meu quintal. Após este acontecimento minha Dama da Noite perdeu as folhagens e secou.
Tem jeito de recuperação ?
Como faço ?
Aguardo alguma dica, nem que seja para falar a verdade.
Desde já agradeço.
Zilva
Minha dama da noite deu 6 botões. Fiquei super feliz. Infelizmente não chegaram a abrir. Pergunto o que pode ter acontecido?
Graça Rocha
Tive a minha Dama da Noite sempre á sombra em vaso, andei em mudanças com as minhas plantas e esqueci o vaso 2 dias ao sol grande tristeza minha foi dar com a planta muitas folhas queimadas na qual eram folhas bem verdes cheias de vida, agora está um vaso triste e sem vida. Peço ajuda o que faço para recuperar a minha Dama da Noite como era. Obg.
Regina Célia
Olá ... Como podo minha Dama da noite ???? Qual época apropriada ???
ANA CRISTINA DELMIRO
Olá, Nicolas Santos... e de damas da noite, você entende? É preciso responder aos comentários. Temos dúvidas.
Dalva
Concordo com vc.. Nao aguento esses blogueiros que nao respodem.
A sua avaliação:
iara moraes
bom dia,tenho uma dama da noite a mais de um ano ,mantenho ela na sombra mas a mesma nunca floriu o que devo fazer? Suas folhagem estão bem viçosas mas as flores nada.
diego
minha dama da noite, está florescendo pela 3 vez, porem suas folhas estão como se estivessem queimadas o que pode ser?? já que ela fia a meia sombra!
Andrea Carla
Olá minha Dama da noite não exala perfume errei em algo ao planta la???
KELI CRIS
MUITO BOM ESTAVA COM ALGUMAS DUVIDAS QUE JA TIREI COM VCS .OBRIGADA
Susana
Boa noite, minha dama da noite está linda (igual a foto do item 2), mas algumas folhas estão se enrolando/enrrugando e morrendo. A noite, com uma lanterna, vi uma Joaninha (inseto vermelho) na folha. ë Ela que está comendo as folhas?? O que fazer? Obrigada, Abs, Susana
Celeste moreno
as folhas da minha dama da noite está comida não vejo bichinho nenhum o que fazer
aderlene
Porque minha dama da noite não tem perfume nenhum???
A sua avaliação:
Luzia Cristina Camargo
Obrigada por esclarecer o nome da minha planta.
A sua avaliação:
Rosa
Bom dia! Tenho uma dama da noite há pouco tempo. As flores abrem à noite porém, não sinto cheiro nenhum. O que pode ser?
Lilian Salata
Boa noite! Tenho uma Dama da noite, que ganhei a uns meses da minha mãe . Suas folhas estão viçosas e está cheia de botões . Não sei o que acontece, mas da última vez que ela deu botões e a primeira vez tbm, seus botões murcham e caem . Não sei o que faço ! Moro em casa, ela está plantava em vaso com bastante incidência solar. Muito obrigada
1 de 3
Como cuidar de uma dama-da-noite