Partilhar

Como cuidar de uma Dama da noite

Como cuidar de uma Dama da noite
Imagem: cantoragleidedammas.blogspot.com

As flores Dama-da-noite são conhecidas pelo seu aroma intenso e floração noturna, a sua fragrância é uma das mais fortes e pungentes entre as plantas. Possui crescimento acelerado e alta resistência, não necessitando de cuidados especiais. Pode ser plantada isolada ou em grupos e com um dos aromas mais relevantes da natureza, se torna uma flor indispensável em jardins aromáticos e, neste artigo, umComo te explica como cuidar de uma Dama da noite.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da planta de cravo
Passos a seguir:
1

Dama da noite é uma flor com características bastantes rústicas e com fácil desenvolvimento, é bom deixá-la em um local com muita incidência solar, sendo que a planta cresce muito mais com luz direta do sol, mas suas flores se desenvolvem mais com meia sombra e só florescem durante a noite e com flores mais desenvolvidas também são atenuados os aromas.

2

Os cuidados para com o vaso são simples também, deve ser adubado com adubo orgânico para que ele fique fértil, deve possuir grande capacidade de vazão de água (isso pode ser resolvido com cacos de telha no fundo do vaso, antes da terra e adubo, neste caso não use a areia para ajudar na vazão da água pois a dama da noite não se dá bem com a areia salgada) e por ser uma planta arbustiva vale colocar uma estaca no vaso para que ela tenha onde se agarrar. O vaso também deve ser grande pois a planta pode crescer bastante e dificultar a troca de vaso quando já estiver desenvolvida.

Como cuidar de uma Dama da noite - Passo 2
Imagem: arteplural.com.br
3

A Dama da noite, se bem cuidada pode florescer durante o ano todo. Sendo que à natura geralmente floresce uma ou duas vezes no ano, na primavera ou no verão. Para que ela floresça mais de uma ou duas vezes você precisa "enganar a planta" fazendo-a pensar que está em período de verão ou primavera, com abundancia de sol e regas. Além de deixá-la em contato direto com o sol ou à meia sombra você também pode regá-la de três a cinco vezes por semana, sem deixar a terra encharcada, para isso é necessário o calor/contato com luz solar e grande capacidade de vazão de água nos vasos.

4

Tente não deixa-la próxima a janela onde dormem crianças ou idosos, à noite, o seu cheiro muito forte pode ser tóxico também.

Além do seu aroma, teve tomar cuidado se possui crianças em casa, pois ingerir a flor ou parte da planta pode ser catastrófico. Na agricultura a dama da noite é considerada uma praga por ser nociva a saúde do pasto. A sua ingestão pode causar dores de barriga, irritação nas mucosas, vômitos e até alucinações.

Veja também:

Imagem: valeapena-helena.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma Dama da noite, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de uma Dama da noite

35 comentários
A sua avaliação:
Reinaldo Jorge
Boa tarde,
Tenho uma dúvida a perguntar a vocês:
Adquiri uma Dama da noite e no início estava tudo tranquilo, até que houve um período que na minha região tiveram fortes chuvas onde acabou exarcando alguns pontos de meu quintal. Após este acontecimento minha Dama da Noite perdeu as folhagens e secou.
Tem jeito de recuperação ?
Como faço ?
Aguardo alguma dica, nem que seja para falar a verdade.
Desde já agradeço.
Zilva
Minha dama da noite deu 6 botões. Fiquei super feliz. Infelizmente não chegaram a abrir. Pergunto o que pode ter acontecido?
Graça Rocha
Tive a minha Dama da Noite sempre á sombra em vaso, andei em mudanças com as minhas plantas e esqueci o vaso 2 dias ao sol grande tristeza minha foi dar com a planta muitas folhas queimadas na qual eram folhas bem verdes cheias de vida, agora está um vaso triste e sem vida. Peço ajuda o que faço para recuperar a minha Dama da Noite como era. Obg.
Regina Célia
Olá ... Como podo minha Dama da noite ???? Qual época apropriada ???
ANA CRISTINA DELMIRO
Olá, Nicolas Santos... e de damas da noite, você entende? É preciso responder aos comentários. Temos dúvidas.
A sua avaliação:
iara moraes
bom dia,tenho uma dama da noite a mais de um ano ,mantenho ela na sombra mas a mesma nunca floriu o que devo fazer? Suas folhagem estão bem viçosas mas as flores nada.
diego
minha dama da noite, está florescendo pela 3 vez, porem suas folhas estão como se estivessem queimadas o que pode ser?? já que ela fia a meia sombra!
Andrea Carla
Olá minha Dama da noite não exala perfume errei em algo ao planta la???
KELI CRIS
MUITO BOM ESTAVA COM ALGUMAS DUVIDAS QUE JA TIREI COM VCS .OBRIGADA
Susana
Boa noite, minha dama da noite está linda (igual a foto do item 2), mas algumas folhas estão se enrolando/enrrugando e morrendo. A noite, com uma lanterna, vi uma Joaninha (inseto vermelho) na folha. ë Ela que está comendo as folhas?? O que fazer? Obrigada, Abs, Susana

Como cuidar de uma Dama da noite
Imagem: arteplural.com.br
Imagem: valeapena-helena.blogspot.com
1 de 3
Como cuidar de uma Dama da noite

Voltar ao topo da página