Cuidados com as plantas tropicais

Como cuidar de uma palmeira-areca

Como cuidar de uma palmeira-areca

Graças à globalização e ao fácil acesso à informação que temos hoje em dia, cultivar as mais diferentes plantas, inclusive as exóticas, é mais do que possível. Esse conhecimento sobre os cuidados com espécies distintas fez com que as clássicas plantações evoluíssem para uma variedade bem maior, tanto em casa quanto em outros ambientes. Ainda assim, o fácil acesso a essas plantas não deve ser confundido com a facilidade em cuidar delas, pois cada planta requer cuidados específicos que você deve saber antes de investir em uma.

Um exemplo claro disso é a palmeira-areca, ou areca-bambu, cujo nome científico é Dypsis lutescens. Tendo como país de origem Madagascar, essa planta se adapta perfeitamente a ambientes fechados para crescer, mas precisa ser constantemente monitorada e cuidada para que se desenvolva corretamente. Se você quer descobrir como cuidar de uma palmeira-areca ou areca-bambu, recomendamos que continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma pimenteira

Índice

  1. Luz e iluminação
  2. Temperatura
  3. Umidade
  4. Rega
  5. Adubo
  6. Problemas com as folhas da palmeira-areca

Luz e iluminação

A palmeira-areca, também conhecida por areca-bambu, se adapta bem a locais nos quais recebe diretamente o impacto dos raios solares, mas os melhores ambientes para que a planta se desenvolva são aqueles nos quais o sol não incide diretamente nela.

Por isso, a palmeira-areca é considerada uma planta de interior: se adapta e se desenvolve melhor em ambientes com boa iluminação. Se você decidir por deixá-la exposta ao impacto direto dos raios solares, correrá o risco de ver como suas folhas ficam estragadas, ou pior, queimadas.

Temperatura

Outro aspecto que você deve considerar para cuidar de uma palmeira-areca é a temperatura. Por se tratar de uma planta originária de ambientes tropicais, você deverá colocá-la em áreas cuja temperatura seja superior a 15ºC.

A planta sempre deverá estar em lugares com temperatura maior do que 15ºC, mas o ideal mesmo é que a areca-bambu fique em uma área de temperatura que varia entre 18 e 25ºC. Por isso, vale ter cuidado extra com ela nas épocas mais frias do ano. Se você tem a planta dentro de casa, trate de colocá-la em lugares habitados ou, então, com aquecimento.

Se você quer aprender sobre outras Plantas de interior resistentes, dê uma olhadinha neste outro artigo do umCOMO.

Como cuidar de uma palmeira-areca - Temperatura

Umidade

A umidade é um fator fundamental a ser considerado para que a palmeira-areca sobreviva forte e cresça, pois a planta necessita de bastante umidade para crescer, devido à transpiração de água realizada por suas folhas.

A melhor forma de identificar se a planta requer uma maior umidade ambiental é por meio da observação das pontas de suas folhas: se elas estão com um tom marrom, é sinal de que a planta precisa de mais umidade. Pulverizar as folhas com água nos meses mais quentes do ano, duas vezes ao dia, será suficiente para que ela recupere a umidade perdida.

Rega

Um dos cuidados que você mais deve considerar quando falamos sobre a palmeira-areca é a rega da planta. Por ser uma espécie tropical, ela precisa ser regada com abundância e frequência. Nas estações mais quentes do ano (primavera e, principalmente, verão), recomendamos que você regue a planta aproximadamente a cada 2 ou 3 dias.

Você terá, também, que checar sempre que o substrato está úmido, mas em nenhum momento deve deixá-lo encharcado. É que a planta, apesar de necessitar de quantidades abundantes de água para crescer bem, pode se afogar e até morrer caso seja regada em excesso. Se você notar que as folhas estão com uma coloração amarronzada, isso também é sinal de que ela pode estar com água em excesso – tome cuidado.

Nas épocas mais frias do ano, ou seja, outono e principalmente inverno, a rotina de irrigação muda drasticamente: reduza a frequência, pois a planta já não precisa mais de tanta água assim, e passe a regá-la a cada 10 dias que será suficiente.

Como cuidar de uma palmeira-areca - Rega

Adubo

Quanto à fertilização da palmeira-areca, lembre-se de que por ter alta capacidade de purificar o ar, a planta requer mais adubo em comparação a outras. Além disso, se você quer preservar a vitalidade e o tom verde característico dessa espécie, deve adubá-la com certa frequência.

Aqui no umCOMO, recomendamos que durante o verão e a primavera, ou seja, épocas mais quentes do ano, você adube a planta com um fertilizante específico para plantas tropicais uma vez por mês.

Se você não possui um adubo específico para plantas tropicais, pode recorrer a outros tipos, sempre orgânicos e ecológicos. Neste outro artigo do umCOMO, explicamos como fazer adubo natural. Porém, a prioridade é optar, sempre que possível, pelo primeiro tipo de fertilizante.

Como cuidar de uma palmeira-areca - Adubo

Problemas com as folhas da palmeira-areca

Com este artigo, você vai saber como cuidar de uma palmeira-areca ou areca-bambu em casa ou em qualquer outro ambiente, mas de vez em quando é inevitável que alguns probleminhas apareçam. Siga as dicas do umCOMO para que você possa solucioná-los de maneira rápida e eficaz:

  • Palmeira-areca com as folhas de cor marrom: as folhas da palmeira-areca podem adquirir um tom marrom nas pontas por dois motivos: por regá-las em excesso ou por falta de umidade (ambiente seco). No primeiro caso, observe o substrato e certifique-se de que ele não está encharcado ou molhado. Já no segundo caso, trate de pulverizar as folhas da planta com água, fazendo isso de maneira regular.
  • Areca-bambu com folhas amareladas: algumas vezes, as folhas da palmeira-areca podem adquirir uma coloração amarelada, o que acontece às vezes devido à presença de pragas em áreas inferiores das folhas. Para resolver esse problema, você precisa identificar qual o tipo de praga, e eliminá-la usando um inseticida natural específico para plantas tropicais. Descubra aqui como fazer inseticidas naturais.

Esses são os principais cuidados com a palmeira-areca que você precisa conhecer e, se quiser aproveitar as cores e a vivacidade que essa planta dá aos ambientes, trate de colocar as dicas deste artigo em prática já!

Como cuidar de uma palmeira-areca - Problemas com as folhas da palmeira-areca

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma palmeira-areca, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maria Dias
Boa tarde , adora palmeiras areca, mas não tenho muita sorte com elas, gosto de velhas dentro da minha casa acontece que as pontas ficam castanhas e por vezes a palmeira apodrece pelo o troço, por favor se poderem ajudar agradecia. Com os melhores comprimentos. Maria Dias


1 de 5
Como cuidar de uma palmeira-areca