Limpeza de panelas

Como fazer limpa alumínio caseiro

Como fazer limpa alumínio caseiro

O alumínio é um material que faz parte da casa de quase todo o mundo. Ele compõe as panelas da cozinha, os talheres usados para comer diariamente, as janelas e os portões da habitação e mesmo outros objetos do seu quotidiano. Este material oferece segurança e proteção térmica, além de ser um elemento bonito para decorar a casa. Para que os seus objetos de alumínio sempre estejam bonitos e reluzentes, é essencial limpá-los de forma correta, o que também acaba por aumentar a sua durabilidade. Se você está buscando uma fórmula para limpar as suas peças de alumínio e garantir que ficam mais bonitas a cada dia, esse artigo do umCOMO tem a solução. Continue lendo e descubra como fazer limpa alumínio caseiro com quatro receitas diferentes, usando os ingredientes que você preferir ou tiver em sua casa. Além de serem econômicas, é garantido que as técnicas vão deixar a sua casa brilhando!

Também lhe pode interessar: Como limpar panelas de alumínio

Índice

  1. Limpa alumínio de vinagre
  2. Limpa alumínio de limão
  3. Limpa alumínio de óleo de cozinha
  4. Limpa alumínio de bicarbonato de sódio

Limpa alumínio de vinagre

Uma das melhores fórmulas para fazer limpa alumínio caseiro é composta por vinagre, um ingrediente que todo o mundo tem na cozinha para temperar as comidinhas. Confira os ingredientes e o modo de uso do limpa alumínio de vinagre e experimente:

Ingredientes

  • 200 gramas de sabão neutro ou de coco
  • 1 colher se sopa de açúcar
  • 1 copo de água
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco

Modo de uso

Comece por picar ou ralar o sabão. Coloque-o em uma panela e junte a água, o açúcar o vinagre e leve ao fogo até derreter, mexendo sempre. Quando virar uma mistura homogênea, deixe esfriar e coloque o limpa alumínio em pasta em potinhos ou embalagens vazias de manteiga (previamente limpas). O limpa alumínio caseiro está pronto a usar!

Dica: O vinagre pode ser usado para limpar outras superfícies, além do alumínio. Confira como limpar com vinagre, acessando este artigo do umCOMO.

Limpa alumínio de limão

O limpa alumínio caseiro de limão é outra das fórmulas mais fáceis e rápidas de preparar para deixar os objetos da casa brilhando. Se você tem limões em casa, não hesite em aproveitar o poder de limpeza deste ingrediente! Confira como fazer limpa alumínio de caseiro de limão:

Ingredientes

  • 1 barra de sabão neutro ou de coco
  • 500 ml de água
  • 2 colheres de açúcar
  • 2 limões

Modo de uso

Comece por picar ou ralar a barra de sabão. Coloque-o em uma panela com o meio litro de água e leve ao fogo até dissolver o sabão completamente. Junte as duas colheres de açúcar e o suco dos limões e mexa bem até a mistura ficar homogênea. Deixe o limpa alumínio de limão esfriar e coloque-o em garrafinhas PET ou vasilhas limpas. O produto caseiro está pronto a usar!

Dica: Procura mais ideias para limpar com limão? Acesse o artigo e confira as técnicas!

Limpa alumínio de óleo de cozinha

Sabia que o óleo de cozinha também pode ser usado para fazer limpa alumínio caseiro? Este produto é especialmente indicado para limpar esquadrias e janelas de alumínio. Confira como fazer o limpa alumínio passo a passo com óleo de cozinha e deixe todo o mundo com inveja das suas janelas:

Ingredientes

  • 250 ml de óleo de cozinha
  • 250 ml de álcool

Modo de uso

O limpa alumínio de óleo de cozinha é bem fácil de preparar. Basta colocar os dois ingredientes em uma bacia e misturá-los até obter um líquido o mais homogêneo possível. Em seguida, use um pedaço de flanela para passar a mistura sobre o alumínio e está pronto!

Dica: Confira como usar este ingrediente para tirar manchas de gordura na cozinha, acessando esse artigo.

Como fazer limpa alumínio caseiro - Limpa alumínio de óleo de cozinha

Limpa alumínio de bicarbonato de sódio

O poder de limpeza e desinfecção do bicarbonato de sódio é bem famoso, não é mesmo? O ingrediente que prima pela versatilidade pode ser usado para limpar qualquer superfície de alumínio, especialmente quando combinado com o limão. O resultado são peças limpas e com cheirinho agradável a limão. Confira como fazer limpa alumínio concentrado e caseiro com bicarbonato:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • Suco de um limão

Modo de uso

Para fazer o limpa alumínio de bicarbonato, basta misturar os dois ingredientes e aplicar sobre a superfície desejada, de preferência com uma flanela.

Dica: Confira outros usos deste ingrediente na limpeza da casa nesse outro artigo do umCOMO: Como limpar com bicarbonato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer limpa alumínio caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
joaquim
Espero mais receitas oK
carlos
para la limpieza usar guantes de goma beijos nidia
A sua avaliação:
EDMUNDO CONCEICAO DE SOUZA
saudações essas receitas de limpa alumínio são perfeitas fiz e gostei ps a base de meus dedos ficaram esbranquiçado seria alejia
Editor umComo.com.br
Oi Edmundo! Recomendamos que você sempre use luvas durante o processo.
Estela guerra
como se limpar uma frigideira
Editor umComo.com.br
1 de 2
Como fazer limpa alumínio caseiro