Outros Limpeza da cozinha e utensílios

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 10 dezembro 2021
Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada

A limpeza dos móveis da cozinha é uma tarefa que precisa ser realizada com uma certa frequência, pois trata-se de um dos lugares da casa onde há maior atividade e na qual é fácil que a sujeira se acumule quase sem que nos demos conta. Os vapores e a gordura que são produzidos ao cozinhar e aderem aos azulejos e também aos móveis fazem com que a cozinha perca o brilho ou apareça com respingos de manchas que, se não são limpas a tempo, pode ficar difíceis de serem tiradas.

Se você tem uma limpeza pesada prevista para a sua cozinha, não perca este artigo do umCOMO, no qual detalhamos a você como deixar a cozinha sempre limpa e organizada com os melhores produtos e técnicas para limpar, tendo em conta os diferentes materiais nos quais seus móveis e utensílios podem ter sido fabricados. Com algumas soluções e truques caseiros, sua cozinha parecerá nova.

Também lhe pode interessar: Como fazer limpa alumínio caseiro

Índice

  1. Água e sabão neutro
  2. Leite para limpar móveis envernizados
  3. Limão desengordurante
  4. Vinagre para limpar os móveis de madeira
  5. Amoníaco
  6. Bicarbonato
  7. Água e vinagre ou álcool para limpar os puxadores

Água e sabão neutro

Quer saber como deixar a cozinha sempre limpa e organizada? Saiba que você precisa de muito pouco para remover a poeira e a sujeira da superfície dos móveis da cozinha. Diluir algumas gotas de sabão neutro em uma tigela com água morna é a solução ideal para limpar facilmente tanto o interior quanto o exterior dos móveis de sua cozinha. Se você preferir, também pode usar algumas gotas de detergente em vez de sabão neutro, mas certifique-se de que o produto não contém alvejante ou outros componentes que possam ser muito agressivos. Veja como o processo é simples:

  1. Remova o que estiver armazenado, como pratos, alimentos, latas, etc.
  2. Passe uma esponja macia umedecida na água com sabão.
  3. Seque com um pano, de preferência de microfibra.
  4. Em seguida, limpe a porta e as laterais dos armários também.
  5. Seque tudo com um pano limpo e seco.
  6. Agora você pode guardar de volta as coisas que estavam armazenadas.

Leite para limpar móveis envernizados

Se o seu móvel for envernizado, você também pode limpá-lo com água e sabão, mas neste caso, use um pano úmido no lugar da esponja e certifique-se de deixá-lo totalmente seco. Se você identificar qualquer mancha persistente em sua superfície, tente seguir estas etapas:

  1. Após a limpeza com agua e sabão, passe um pano úmido apenas com água para enxugar bem a área.
  2. Prepare um copo ou uma tigela pequena com leite e umedeça um pano.
  3. Onde identificar manchas, esfregue suavemente com o pano embebido no leite.
  4. Depois de secar bem você verá que mancha desapareceu.
Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada - Leite para limpar móveis envernizados

Limão desengordurante

Se a sua preocupação é como remover a gordura dos móveis da cozinha, saiba que o suco de limão é um dos mais poderosos (e baratos) desengordurantes que você tem ao seu alcance. Não há dúvidas de que é muito comum que, ao cozinhar, a gordura vá acumulando e amarelando os móveis e os azulejos, mas ela deve ser eliminada, e, felizmente, é bem simples fazer isso.

  1. Misture o suco de um limão com uma xícara de água. Se você quiser que este limpador natural deixe um aroma cítrico agradável na cozinha, adicione também a casca de limão para melhorar o cheiro.
  2. Despeje a mistura em uma garrafa com um vaporizador e aplique-a em sua cozinha.
  3. Deixe agir por alguns minutos e perceberá como a gordura começa a se tornar visível em forma de gotas.
  4. Passe um pano umedecido na água e sua cozinha ficará limpa.
  5. Você pode deixá-la secar naturalmente ou secá-la muito bem com um pano limpo e seco.

Aqui você pode conhecer muitas outras dicas sobre Como limpar com limão superfícies distintas.

Vinagre para limpar os móveis de madeira

Móveis altos e baixos feitos de madeira trazem aconchego para a cozinha, mas é sempre aconselhável limpá-los com produtos específicos que não os danifiquem. No entanto, essa não é a única possibilidade, já que também existem outras opções igualmente efetivas. Quer saber como limpar os móveis da cozinha de madeira?Ao passo que o vinagre pode te ajudar a limpar, desinfetar e deixar pisos e portas de madeira brilhantes, ele também serve para deixar seus armários de cozinha impecáveis. Para limpar os móveis de cozinha com vinagre, basta seguir a estes passos:

  1. Adicione duas colheres de vinagre, de preferência branco ou de maçã, em um litro de água.
  2. Mergulhe um pano nessa mistura.
  3. Com cuidado para não esfregar em excesso, aplique o pano em toda a superfície dos móveis que você deseja limpar e recuperar. A gordura e a sujeira serão facilmente limpas sem estragar seus móveis.

Aconselhamos que você dê uma olhada neste outro artigo para saber mais sobre Como limpar com vinagre.

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada - Vinagre para limpar os móveis de madeira

Amoníaco

O mofo é algo muito preocupante na cozinha e pode aparecer, principalmente, nos móveis próximos à área de lavagem, especialmente naquele que fica logo abaixo da pia. Não é estranho que na porta desse armário baixo apareçam áreas escuras e com mais sujeira acumulada, já que lá, geralmente, é onde se coloca a lata de lixo e onde há mais umidade. Para conseguir manter essa parte da sua cozinha impecável, siga a estes passos:

  1. Coloque uma pequena quantidade de amônia em um pano.
  2. Passe o pano na área mofada para remover o mofo.
  3. Deixe fazer efeito por alguns minutos.
  4. Limpe com outro pano que tenha sido umedecido na água.
  5. Seque a área com um pano limpo.

Saiba aqui mais usos do amoníaco.

Bicarbonato

Se o que você precisa é saber como limpar móveis da cozinha de melamina você pode fazer isso simplesmente utilizando água morna e algumas gotas de sabão neutro, como já indicamos anteriormente. No entanto, se seus armários são feitos de melamina branca e você encontrou uma mancha resistente, um pequeno truque é aplicar uma pasta feita com bicarbonato de sódio e um pouco de água.

  1. Limpe com a mistura básica de água e sabão para remove a sujeira superficial.
  2. Prepare a mistura de bicarbonato de sódio e água. Dependendo da superfície que você tenha que limpar, faça mais ou menos quantidade com a proporção de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma ou duas colheres de sopa pequenas de água.
  3. Aplique a mistura na superfície onde a mancha está (sem esfregar).
  4. Deixe por alguns minutos.
  5. Passe um pano umedecido com água e sabão novamente para remover a mistura.
  6. Não se esqueça de secar a superfície muito bem.

Aconselhamos que você leia esses outros posts sobre Como limpar com bicarbonato.

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada - Bicarbonato

Água e vinagre ou álcool para limpar os puxadores

Os puxadores dos armários são um dos elementos dos móveis de cozinha onde a sujeira pode chegar a acumular mais. Siga estas dicas:

  • Uma solução de água e vinagre em partes iguais aplicada com um pano macio com o qual você possa acessar todos os cantos dos puxadores, será suficiente para deixá-las novinhos em folha.
  • Se eles forem metálicos, esfregue-as com um pano embebido em gotas de álcool. É um truque simples para conseguir que elas fiquem reluzentes e desinfetadas.

Agora que já sabe como deixar a cozinha sempre limpa e organizada, não deixe de aprender sobre Como limpar os azulejos da cozinha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada