Organização do armário

Como improvisar um guarda-roupa

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como improvisar um guarda-roupa

Todo o mundo necessita de um espaço para arrumar a sua roupa de forma minimamente organizada. Contudo, não é qualquer pessoa que tem grana para adquirir um guarda-roupa completo, dificultando o processo. Se você gostaria de improvisar um armário bonito e funcional, o umComo tem umas dicas legais para que sua roupa não fique espalhada pela casa. Assim, será possível esconder a bagunça e evitar aquele aspeto desleixado que a arrumação exposta tem. Quer saber como pode fazer isso? Continue lendo esse artigo e descubra como improvisar um guarda-roupa. Bagunça? Nunca mais!

Também lhe pode interessar: Como arrumar meu guarda-roupa
Passos a seguir:
1

Arara

A arara é a forma mais popular e comum de improvisar um guarda-roupa. Pode aquirir uma simples ou uma mais completa, sendo que algumas possuem uma grelha para sapatos junto ao chão. O defeito das araras é que, por serem baratas, não são muito resistentes. Se você não pendurar toda a sua roupa não tem problema, mas o excesso de peso pode deixá-las tortas. Confira a capacidade para que o cabideiro não afunde. Outra das vantagens da arara é que basta comprar e usar, sem ser necessário qualquer trabalho de bricolage.

Dica: Existem vários modelos e preços de arara e você pode adaptá-la à decoração do seu quarto, pintando com o seu tom favorito.

Como improvisar um guarda-roupa - Passo 1
2

Prateleiras

As prateleiras são uma forma bem eficaz e econômica de arrumar suas roupas, malas e sapatos. São um excelente complemento para um cabideiro, uma vez que algumas roupas precisam de estar penduradas e não dobradas. É o caso dos casacos, dos vestidos e de algumas peças com tecidos finos e delicados.

Procure prateleiras de madeira com a medida da sua parede, mão francesa (suportes para parede) e tinta para pintar a madeira, se assim o desejar. Comece por fixar a mão francesa na altura desejada e faça o mesmo para as prateleiras.

Dica: Acesse esse artigo para saber como fazer prateleiras de forma mais detalhada.

Como improvisar um guarda-roupa - Passo 2
3

Cabideiro

O cabideiro é o tubo onde você pendura os cabides com as roupas. Pode ser preso sob a prateleira ou diretamente fixo na parede. Você pode usar diferentes materiais para fazer um cabideiro bem legal, como canos, cabos de vassoura, tubos de aço ou qualquer material disponível. Se for necessário comprar, pode encontrar esses materiais baratos explicando sue objetivo para um profissional. Podem até ser usados em cantos, em despensas ou qualquer outro espaço pequeno em sua casa.

Os cabideiros são modernos e práticos, substituindo as araras de forma mais bonita sem arruinar a decoração do seu espaço. Seja criativo!

Como improvisar um guarda-roupa - Passo 3
4

Cortina de voile

A cortina de voile é um toque muito chique para quem improvisar um guarda roupa. Depois de fixar as prateleiras e os cabideiros, pode montar essa cortina para esconder a bagunça da arrumação. Embora, em alguns casos, a arrumação fique legal à vista, nem todo o mundo é organizado o suficiente para ter sempre tudo no lugar.

Aposte numa cortina ou duas cortinas do seu tom favorito e substitua as portas de um armário de forma bem mais barata.

Como improvisar um guarda-roupa - Passo 4
5

Apetrechos

Depois de ter suas prateleiras e cabideiros prontos, é hora de arranjar espaço para arrumar roupa íntima, acessórios e sapatos. Para isso, você vai necessitar de arrumar alguns apetrechos que ajudam a organizar e a economizar o espaço do cômodo.

Existem vários tipos de porta-sapatos que podem ser suspensos no cabideiro ou colocados perto do chão. São uma boa forma de evitar que o calçado fique espalhado pela casa, não é mesmo?

Para roupa interior, é comum encontrar o mesmo tipo de apetrechos em lojas tipo Multicoisas. Porta-calcinhas e porta-sutiãs podem ser encontrados facilmente, dando um up na arrumação das peças. Confira como organizar as calcinhas de outras formas, nesse artigo.

Outra forma de esconder roupas das visitas passa por arrumar tudo em caixas. Existem caixas bem legais para arrumação, com padrões e desenhos muito bonitos para complementar a decoração do sue quarto. No entanto, algumas são caras e, para isso, você pode apostar em decorá-las você mesmo a seu gosto. Além de serem personalizadas, ninguém ai guardar relógios, gravatas e brincos da mesma forma que você. Confira como decorar caixa de mdf, acessando esse artigo.

Como improvisar um guarda-roupa - Passo 5
6

Agora que já sabe como improvisar um guarda-roupa, confira esses artigos e fique mais organizado:

Como arrumar meu guarda-roupa

Como organizar a roupa íntima

Como organizar meu guarda-roupa para economizar espaço

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como improvisar um guarda-roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como improvisar um guarda-roupa