Outros Limpeza do banheiro

Como limpar azulejos do banheiro

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 28 agosto 2023
Como limpar azulejos do banheiro

Nada como ter uma casa limpinha. Mas, ao mesmo tempo, fazer uma boa faxina nem sempre é algo fácil ou prazeroso. Muitas vezes a manutenção de um ambiente organizado, higienizado e arrumado acaba por se tornar uma preocupação para algumas pessoas.

Há tarefas que são mais aborrecidas do que outras e algumas têm que ser feitas com maior constância. A higienização dos banheiros é uma delas. O ambiente dos sanitários é mais propício a bactérias, umidade, fungos e mofos. Dessa forma a sua limpeza demanda maior frequência e cuidado.

Uma das partes do banheiro que mais requerem atenção na hora da faxina são os azulejos, sejam os que revestem as paredes, sejam os que estão no chão. Neste artigo do umCOMO, te explicaremos como limpar azulejos de banheiro e deixá-los como novos.

Também lhe pode interessar: Como limpar o piso do banheiro

Índice

  1. Produtos para limpar azulejo de banheiro
  2. Mistura para limpar azulejo do banheiro
  3. Produtos de limpeza que não podem ser misturados

Produtos para limpar azulejo de banheiro

O azulejo é um revestimento de ambientes que pode ser usado na cozinha e/ou no banheiro, geralmente revestindo as paredes, mas também pode ser usado como piso. Sua manutenção e limpeza não chegam a ser difíceis, mas ele também costuma sujar com facilidade, além de acumular umidade, sujeiras, bactérias e até gordura. Por isso, ele merece uma frequência maior de limpeza para não ficar encardido. A seguir vamos elencar alguns produtos para limpar azulejo de banheiro para facilitar a sua vida na hora de fazer a faxina.

  • Água morna: sim é possível limpar azulejo de banheiro apenas com água. Mas para isso eles não podem estar muito engordurados, nem encardidos. Você pode jogar a água morna e esfregá-lo com um escova de cerdas duras até remover toda a sujeira;
  • Água sanitária: este potente produto químico feito de cloro ativo, hipoclorito de sódio e cálcio está presente em vários produtos de limpeza, mas também pode ser usado puro. Contudo ele requer cuidado, pois o seu excesso pode ser prejudicial à saúde. Ainda, deve-se cuidar para evitar o contato com tecidos de roupas e toalhas, pois ele mancha os tecidos. Para limpeza de azulejos, você deve diluir a água sanitária com água antes de aplicar com uma esponja, tomando cuidado para não inalar o produto;
  • Detergente: este produto não serve apenas para lavar louças. A sua função desengordurante também funciona para azulejos, quando aliada a outros produtos. Misture uma parte de vinagre branco ou de álcool em duas partes de água. Adicione umas gotas de detergente. Esfregando esta mistura com uma esponja, toda a gordura impregnada nos seus azulejos será removida. Depois, basta passar um pano macio para secá-los e eles estarão limpinhos;
  • Produtos multiuso: esses produtos de limpeza que encontramos no mercado trazem a funcionalidade de já estarem prontos para uso, além de conterem compostos químicos que removem a sujeira, a gordura, as bactérias e os germes de forma bem fácil e prática. Basta você aplicar o produto da sua escolha nos azulejos, passar um pano ou uma esponja. Jogar água para remover todo o produto químico e deixar secar;
  • Spray de limpeza a seco: hoje em dia já se encontra, em grandes mercados, sprays de limpeza a seco[1] que são práticos para quando você apenas quer dar uma manutenção na limpeza do seu banheiro.

Mistura para limpar azulejo do banheiro

Além dos produtos químicos que estão à disposição nos mercados para facilitar a vida das pessoas na hora da limpeza da casa, você pode fazer algumas misturas caseiras para limpar azulejo do banheiro que podem ser bem eficazes. Veja algumas delas:

  • Bicarbonato de sódio: este é um produto muito versátil para o uso doméstico[2]. Para limpeza, ele se torna um coringa devido ao seu alto poder desengordurante. Para utilizá-lo você deve fazer a seguinte mistura: junte 1/2 xícara de bicarbonato e 1/2 xícara de vinagre branco e borrife nos azulejos; espere 10 minutos para a mistura agir; esfregue com uma escova ou esponja e enxágue para retirar os resíduos;
  • Limão: o sumo do limão também age como desengordurante potente. Você vai misturar partes iguais de suco e de vinagre branco. Aplicar nos azulejos e esfregar. Depois é só remover a solução com água;
  • Vinagre: além de útil na cozinha, o vinagre, sozinho, também é um ótimo aliado na limpeza. Coloque o produto em um borrifador, com um pouco de água, ambos na mesma proporção. Borrife a mistura e, com a ajuda de uma esponja, remova a sujeira e as manchas. Deixe o ambiente arejar para que os azulejos limpos possam secar;
  • Você ainda pode fazer um tira limo caseiro[3], misturando 350 ml de água sanitária, com a mesma medida de água e 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Após borrifar nos azulejos e esfregar, deixe agir por 10 minutos antes de remover a mistura.

Produtos de limpeza que não podem ser misturados

Não é raro querermos potencializar a limpeza da nossa casa. Na internet encontramos diversas receitas caseiras que misturam diversos produtos e essas soluções são “vendidas" como milagrosas para higienizar os ambientes.

Contudo, o que pode facilitar a hora da faxina pode ser muito prejudicial à sua saúde. A mistura de alguns produtos químicos pode ser altamente tóxica e corrosiva. Se inalada, pode causar intoxicações e náuseas e, se entrarem em contato com a pele, podem agredir e causar lesões.

A mistura de produtos químicos também pode trazer outra consequência danosa à saúde, ainda mais grave: causar pneumonia[4]. Ao inalar gases produzidos por mistura de produtos de limpeza, aliado a um ambiente com poeira e ácaros, você pode prejudicar o seu pulmão, desencadeando a doença.

Para que você não corra o risco de se expor a tais perigos, nós elencamos alguns produtos que não podem ser misturados:

  • Água sanitária e álcool em gel
  • Água sanitária e água oxigenada
  • Água sanitária e amoníaco
  • Água sanitária e desinfetante
  • Água sanitária e vinagre
  • Vinagre e água oxigenada

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar azulejos do banheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Referências
  1. COMO LIMPAR AZULEJOS DE BANHEIRO. Disponível em: <https://www.leroymerlin.com.br/dicas/como-limpar-azulejo-de-banheiro/>. Acesso em 23/08/2023.
  2. COMO LIMPAR AZULEJOS DE BANHEIRO. Disponível em: <https://meulugar.quintoandar.com.br/como-limpar-azulejo-de-banheiro/>. Acesso em 23/08/2023.
  3. COMO LIMPAR AZULEJOS DE BANHEIRO. Disponível em: <https://www.vivadecora.com.br/revista/como-limpar-azulejo-de-banheiro/>. Acesso em 23/08/2023.
  4. PRODUTOS DE LIMPEZA, NUNCA MISTURAR. Disponível em: <https://blog.charmedodetalhe.com/produtores-de-limpeza-nunca-misturar/>. Acesso em 23/08/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar azulejos do banheiro