O calor de uma casa

Como manter a casa quente no inverno

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 6 maio 2021
Como manter a casa quente no inverno

Não existe desconforto tão incômodo como passar frio na própria casa durante toda a estação invernal. Os sistemas de aquecimento são excelente para regular a temperatura da sua casa, mas os gastos enérgicos com eletricidade ou gás são elevados e nem todo o mundo tem direito a esse luxo. Dessa forma, é importante conhecer alguns truques que fazem com que a sua casa fique mais quentinha, fazendo o calor render mais e afastando o frio para o exterior. Evite gastos desnecessários com sistemas de aquecimento e aposte nas dicas eficazes do umComo para deixar o seu lar mais aconchegante. Continue lendo esse artigo do umComo e descubra como manter a casa quente no inverno.

Também lhe pode interessar: Como isolar minha casa do frio

Passos a seguir:

1

Cortinas e persianas

Uma das melhores formas de manter a casa quente no inverno passa por aproveitar a luz solar. Durante o dia, mantenha as cortinas e persianas abertas para que os raios solares passem através do vidro e aqueçam o espaço.

O vidro funciona como condutor térmico, o que significa que aquece com facilidade quando recebe raios infravermelhos. Dessa forma, ele também faz com que a energia dissipe com facilidade durante a noite, arrefecendo o espaço. Por isso, mantenha as persianas e cortinas fechadas assim que a luz solar desaparecer para proteger a casa da entrada do frio.

Dica: Quanto mais grossas e pesadas suas cortinas forem, maior será o isolamento térmico do espaço.

Como manter a casa quente no inverno - Passo 1
2

Portas e janelas

As portas e janelas são essenciais para determinar a temperatura da casa. As portas devem estar sempre fechadas para criar uma barreira entre o cômodo onde você se encontra e os outros. Assim, a circulação de ar frio diminui e o calor não dissipa.

Para que o ar gelado não entre pelas frestas das portas e janelas, invista no isolamento e calafetagem dos caixilhos das janelas e das portas. É um processo rápido e barato que, a longo prazo, sai muito econômico. Isso pode ser feito até com fita adesiva ou isoladora para impedir que o calor escape e reduzir a fatura energética.

Dica: Confira como fazer vedação para portas e janelas nesse artigo.

3

Velas

As velas são um método eficaz de aumentar a produção de calor dentro de casa. Para isso, acenda velas na zona da casa onde encontra para que aqueçam rapidamente. Prefira velas baratas para que não invista demasiada grana e fique vigilante o tempo todo para prevenir incêndios.

Como manter a casa quente no inverno - Passo 3
4

Forno

O calor emitido pelo forno é excelente para aquecer a sua casa. Também previne a produção excessiva de umidade dos outros métodos culinários que acaba prejudicando o armazenamento de calor na zona. Aproveite o tempo frio para cozinhar no gorno e, quando terminar de preparar os alimentos, deixe a porta do forno aberta.

5

Aquecedores

Se você não tem forma de evitar o uso do aquecedor, saiba que existem formas de rentabilizar o calor que o aparelho emite. O calor de aquecimento central e radiadores elétricos reflete no papel alumínio que você usa na cozinha. Desse modo, coloque uma folha de papel de alumínio entre o aparelho e a parede para que o calor não escape através dela e seja enviado para o centro do espaço.

Dica: Confira esse artigo para saber como escolher o melhor aquecedor para o frio!

Como manter a casa quente no inverno - Passo 5
6

Tubos de água

Essa dica pode ajudar a economizar dinheiro e energia. Consiste em revestir os tubos de água para diminuir a perda de calor e aumentar a velocidade da água quente.

7

Desumidificador

A umidade dificulta a preservação do calor. Isso significa que, se você remover umidade com um aparelho desumidificador, o espaço ficará um pouco mais quente e confortável.

Dica: Esse artigo ensina como fazer um desumidificador caseiro.

Como manter a casa quente no inverno - Passo 7
8

Tapetes e carpetes

Sabia que grande parte do calor é expelida pelo chão? O uso de carpetes e tapetes garante que o espaço seja termicamente isolado e ainda protege os seus pés do frio quando caminhar pelo lar.

9

Sofás

Para manter a casa bem quentinha, prefira sofás de tecido ao invés de sofás em pele. O segundo material é muito frio no inverno, sendo que os sofás de tecido são bem mais confortáveis. Pode ainda complementar o calor dos seus sofás com mantas polares e almofadas de tecidos como o veludo e a camurça.

Como manter a casa quente no inverno - Passo 9
10

Ventoinhas de teto

Alterar a direção das pás de uma ventoinha de teto, fazendo com que rodem no sentido dos ponteiros do relógio, faz com que o ar quente seja empurrado para baixo. Dessa forma, a ventoinha pode ser útil mesmo no tempo frio.

11

Agora que já conhece essas dicas, confira esses como proteger seu melhor amigo do frio com nosso artigo Como proteger um cachorro do frio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter a casa quente no inverno, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como manter a casa quente no inverno