Partilhar

Como manter a casa quente no inverno

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 7 junho 2017
Como manter a casa quente no inverno

Não existe desconforto tão incômodo como passar frio na própria casa durante toda a estação invernal. Os sistemas de aquecimento são excelente para regular a temperatura da sua casa, mas os gastos enérgicos com eletricidade ou gás são elevados e nem todo o mundo tem direito a esse luxo. Dessa forma, é importante conhecer alguns truques que fazem com que a sua casa fique mais quentinha, fazendo o calor render mais e afastando o frio para o exterior. Evite gastos desnecessários com sistemas de aquecimento e aposte nas dicas eficazes do umComo para deixar o seu lar mais aconchegante. Continue lendo esse artigo do umComo e descubra como manter a casa quente no inverno.

Também lhe pode interessar: Como se manter aquecido sem aquecedor
Passos a seguir:
1

Cortinas e persianas

Uma das melhores formas de manter a casa quente no inverno passa por aproveitar a luz solar. Durante o dia, mantenha as cortinas e persianas abertas para que os raios solares passem através do vidro e aqueçam o espaço.

O vidro funciona como condutor térmico, o que significa que aquece com facilidade quando recebe raios infravermelhos. Dessa forma, ele também faz com que a energia dissipe com facilidade durante a noite, arrefecendo o espaço. Por isso, mantenha as persianas e cortinas fechadas assim que a luz solar desaparecer para proteger a casa da entrada do frio.

Dica: Quanto mais grossas e pesadas suas cortinas forem, maior será o isolamento térmico do espaço.

Como manter a casa quente no inverno - Passo 1
2

Portas e janelas

As portas e janelas são essenciais para determinar a temperatura da casa. As portas devem estar sempre fechadas para criar uma barreira entre o cômodo onde você se encontra e os outros. Assim, a circulação de ar frio diminui e o calor não dissipa.

Para que o ar gelado não entre pelas frestas das portas e janelas, invista no isolamento e calafetagem dos caixilhos das janelas e das portas. É um processo rápido e barato que, a longo prazo, sai muito econômico. Isso pode ser feito até com fita adesiva ou isoladora para impedir que o calor escape e reduzir a fatura energética.

Dica: Confira como fazer vedação para portas e janelas nesse artigo.

3

Velas

As velas são um método eficaz de aumentar a produção de calor dentro de casa. Para isso, acenda velas na zona da casa onde encontra para que aqueçam rapidamente. Prefira velas baratas para que não invista demasiada grana e fique vigilante o tempo todo para prevenir incêndios.

4

Forno

O calor emitido pelo forno é excelente para aquecer a sua casa. Também previne a produção excessiva de umidade dos outros métodos culinários que acaba prejudicando o armazenamento de calor na zona. Aproveite o tempo frio para cozinhar no gorno e, quando terminar de preparar os alimentos, deixe a porta do forno aberta.

5

Aquecedores

Se você não tem forma de evitar o uso do aquecedor, saiba que existem formas de rentabilizar o calor que o aparelho emite. O calor de aquecimento central e radiadores elétricos reflete no papel alumínio que você usa na cozinha. Desse modo, coloque uma folha de papel de alumínio entre o aparelho e a parede para que o calor não escape através dela e seja enviado para o centro do espaço.

Dica: Confira esse artigo para saber como escolher o melhor aquecedor para o frio!

6

Tubos de água

Essa dica pode ajudar a economizar dinheiro e energia. Consiste em revestir os tubos de água para diminuir a perda de calor e aumentar a velocidade da água quente.

7

Desumidificador

A umidade dificulta a preservação do calor. Isso significa que, se você remover umidade com um aparelho desumidificador, o espaço ficará um pouco mais quente e confortável.

Dica: Esse artigo ensina como fazer um desumidificador caseiro.

8

Tapetes e carpetes

Sabia que grande parte do calor é expelida pelo chão? O uso de carpetes e tapetes garante que o espaço seja termicamente isolado e ainda protege os seus pés do frio quando caminhar pelo lar.

9

Sofás

Para manter a casa bem quentinha, prefira sofás de tecido ao invés de sofás em pele. O segundo material é muito frio no inverno, sendo que os sofás de tecido são bem mais confortáveis. Pode ainda complementar o calor dos seus sofás com mantas polares e almofadas de tecidos como o veludo e a camurça.

10

Ventoinhas de teto

Alterar a direção das pás de uma ventoinha de teto, fazendo com que rodem no sentido dos ponteiros do relógio, faz com que o ar quente seja empurrado para baixo. Dessa forma, a ventoinha pode ser útil mesmo no tempo frio.

11

Agora que já conhece essas dicas, confira esses artigos que podem ajudar a tornar o frio mais suportável:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter a casa quente no inverno, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como manter a casa quente no inverno

Como manter a casa quente no inverno
1 de 6
Como manter a casa quente no inverno

Voltar ao topo da página