Laranjeira

Como plantar laranjinha kinkan

Como plantar laranjinha kinkan
Imagem: guiadejardineria.com

Da família das laranjeiras provém a espécie da laranjinha kinkan, um tipo de árvore que dá um tipo de fruto um pouco mais pequeno do que a laranja geral. A laranjinha kinkan é originária da China, onde também é conhecida como kumquat. Seu pequeno tamanho faz com que possa crescer e ser cultivada tranquilamente tanto em vasos como no jardim. Se deseja conhecer as condições ideais sobre como plantar laranjinha kinkan, preste atenção. Em umComo.com.br damos as ferramentas necessárias para conhecer mais a fundo esta árvore. Siga estes conselhos, plante-a adequadamente e logo recolherá seus frutos.

Também lhe pode interessar: Como plantar uva

Passos a seguir:

1

Plantação. Adquira sua laranjinha kinkan em um viveiro ou loja de jardinagem. Você pode comprar suas sementes e plantá-las ou conseguir a pequena árvore. Se decidir semear as sementes, lembre-se de lavá-las. Sua germinação será a mesma que para qualquer cítrico.

2

Solo. Como para a maioria de árvores e cítricos, a laranjinha kinkan precisa de um solo não excessivamente fértil. A terra para plantar a laranjinha deve estar bem drenada e conservar a umidade. Recomendamos colocar no solo algum tipo de proteção para que a água filtre corretamente. Se decidir cultivar sua laranjinha em um vaso, aposte em algo como cascalho ou pedras para favorecer a filtragem.

3

Terra fértil. Como dissemos, o solo de cultivo da laranjinha kinkan não precisa ser demasiado fértil. Não obstante, é muito aconselhável que alimente e fertilize a terra no início da primavera, com adubo líquido. Recomendamos que utilize um adubo especial para os cítricos ou um fertilizante de algas. Poderá adquirir estes produtos em qualquer viveiro ou loja de jardinagem. O mais adequado é fertilizá-lo uma vez ao mês.

4

Irrigação. Quanto à irrigação, deve saber que as laranjinhas kinkan precisam de uma grande quantidade de água. Se deseja evitar que suas raízes apodreçam, mantenha úmido o solo. Verifique se a terra não está seca e regue cada vez que observe que começa a estar. O ideal é regar a laranjinha umas três vezes por semana.

5

Luz. Como a grande maioria dos cítricos, a laranjinha kinkan requer uma grande quantidade de luz para crescer adequadamente. Não obstante, se ela estiver em ambientes internos ou em uma zona estilo jardim de inverno, não a exponha diretamente ao sol e, muito menos através de vidros, pois poderia ser queimada. Recomendamos que você a tenha em um espaço aberto e, se considerar necessário, aplique-lhe um foco de luz para iluminá-la.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar laranjinha kinkan, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Julia
Muitas das minhas dúvidas jagoram perguntadas aqui, seria interessante se as respostas fossem postadas aqui também. Obrigada.
A sua avaliação:
Rosana Fischernes Dias
Comprei uma muda há cinco anos, deu alguns frutos, depois as folhas caíram e as seguintes vieram diferentes, trilobadas e não deu mais frutos. Os espinhos ficaram enormes. O que pode ter acontecido?
A sua avaliação:
Rosa Maria Tedeschi Vieira
Tenho 2 pes de laranjuinha kinkan diretamente no meu jardim e elas não tem dado fruto algum. Deram apenas no primeiro ano, mas bem poucos. O que fazer?
Marcelo barreto
Oi, vc fez as devidas podas, faça churume de torta de mamonas na proporção de 1kg para 10 litros de água, faça isso tbm com esterco de gado e farinha de osso, aguarde 2 dias e aplique 5 l em cada planta 1 vez por mês alternando, primeiro mês torta, segundo esterco e terceiro farinha

A sua avaliação:
Maria Noemia
Bom dia
Gostaria de saber se posso mudar meu kinkan de lugar pois onde ele está não pega sol
Ele já tem alguns anos cresceu suas folhas estão bonitas mas quase não produz frutos.
Livio
Gostaria de respostas o que faser com o meu pe de laranja kican que esta morrendo
Angelo
Olá Boa Tarde, se possível gostaria de saber se o plantio por semente é mais interessante ou se ela pega por galho. Grato.
Nicolau
estou na 3a. muda de kinkan e após florescerem e darem uma carga de frutos as folhas caem e os galhos começam a secar, o q estou fazendo errado?
Tarso
ola
Marcia Mello
Olá, plantei um pezinho de laranja kinkon, ele só tem o tronco principal, gostria de saber se devo retirar as folhas que estão nele, se devo quanto de folhas devo tirar e quais, as maiores ou as menores, p0r toda extensão do tronco e por ultimo se devo diminuir o tamanho do tronco. Obrigada pela ajuda que será muito útil.
CLEUZA PEREIRA DA COSTA COSTA
Gostaria de saber se posso planta num vaso.
Joao Milton Veloso Chaves
Qual o clima apropriado para se plantar a laranjinha Kinkan?
fabio leite
qual espaçamento entre mudas para um plantio de 100.
A sua avaliação:
Joao
Porque minha kinkan não produz flor e consequentemente não produz fruto. Ela foi plantada no chão e produziu uma única laranjinha na vida de mais de dez anos
Mont
Coloca uma mistura de sabão de coco, canela, 15 gemas de ovos , cravo e leite . Bate tudo e joga na planta
A sua avaliação:
Fábio Viana
Comprei um pé de laranja Kinkan mas tem espinho, e ainda por cima tem 4 mês quando ela vai começar a nascer frutos? Obrigado
A sua avaliação:
Sidney Alves
Muito obrigado pela orientação de como plantar laranja kinkan, consegui umas frutas e vou preceder conforme orientação.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sidney! Que bom saber que as dicas foram úteis para você! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
regina
Adorei a explicação..pois tenho Kinkam esta dando frutos deliciosos. Gostaria de saber sobre poda. Devo podar qdo?
Ana
Tenho um pé de laranja kinkan em vaso, desde que comprei ele sempre tem flores e frutos só que os frutos quando amadurecem a polpa não tem suco, ela é ressecada. Alguém sabe me dizer o que está acontecendo? Algué, pode me ajudar?
marcos denites
tenho em um vaso grande um pé de kinkan e hortelã nas bordas do vaso plantado a 1 ano e já deu vários frutos, agora apos um mes e meio só tenho o tronco sem folha nenhuma. o que pode ter acontecido ? Isso e normal a esta planta ?
gilberto de souza oliveira
Bom dia , gostaria de saber onde consigo mudas de kiwi , mirtilo e damasco e quanto tempo leva para dar o fruto kinkan ? muito grato por tudo , sem mais , atenciosamente , gilberto s.o. ....
Imagem: guiadejardineria.com
Como plantar laranjinha kinkan