Outros Ideias para a decoração do lar

Estilo glam: chaves para decorar a casa

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 agosto 2022
Estilo glam: chaves para decorar a casa

O estilo glam tem sido uma tendência decorativa em alta nos últimos anos e a razão é que é difícil resistir ao seu charme. Seu sucesso está em combinar diferentes estilos, dos mais clássicos aos mais modernos, mas sempre com um resultado elegante, chique e, claro, com muito glamour.

As cores dos cômodos, o estilo dos móveis, os tecidos ou os pequenos detalhes decorativos o definem, conferindo personalidade e tornando-o facilmente reconhecível. Se você quer reformar um cômodo ou deixar toda a sua casa no estilo glam, no umCOMO damos a você estilo glam: chaves para decorar a casa.

Também lhe pode interessar: Como decorar a casa estilo minimalista

Índice

  1. A harmonia de estilos opostos
  2. As cores das paredes
  3. Os elementos arquitetônicos
  4. Os móveis: dos mais clássicos aos mais inovadores
  5. A importância dos tecidos
  6. Os vidros e metalizados
  7. Um pouco de ousadia

A harmonia de estilos opostos

Embora qualquer sala possa ser decorada com um toque glam, em geral, esse estilo fica especialmente bem em cômodos de um determinado tamanho, com espaço suficiente para criar contrastes curiosos e elegantes sem sobrecarregar muito. Para dar bons resultados, esse estilo particular tem sua própria ordem dentro de uma aparente 'desordem'. Requer móveis e elementos decorativos com personalidade própria, sem recorrer a um excesso de decorações.

Na decoração glam tudo parece casual, mas cada detalhe decorativo é estudado. Por exemplo, você pode colocar, em um grande hall de entrada ou em uma sala de estar, uma mesa alta e estreita em estilo minimalista e sobre ela dois incríveis lustres de bronze no estilo do século XIX. Fica bem e é puro glam, mas não coloque mais nada na mesa, para que o conjunto não acabe sendo uma miscelânea de coisas heterogêneas sem muita harmonia.

As cores das paredes

Tons claros, branco, creme ou cinza prateado são opções frequentes para paredes na decoração glam, mas não são as únicas. Mais uma vez, a chave está nos contrastes. As cores claras vão bem em cômodos que não são muito grandes nos quais, além disso, você deseja destacar móveis ou elementos mais escuros. Outra possibilidade é optar por tons como azul petróleo, verde folha ou até tons fortes como malva, roxo ou rosa intenso, seja em ambientes bem específicos (imagine, por exemplo, um camarim com piso de madeira e paredes malva) ou criar espaços diferentes no mesmo cômodo, pintando uma única parede ou brincando com dois tons próximos, colorindo metade da parede de uma cor e a outra metade de outra (sempre o tom mais escuro na parte debaixo).

A cor preta, em pontos específicos, também pode causar um efeito bastante glamuroso. Por exemplo, em uma parede para apoiar uma prateleira leve, em vidro e com bordas douradas ou prateadas. Por fim, um lado da sala decorado com um original papel de parede estampado pode dar ao espaço uma sensação retrô divertida e um toque inconfundível de glamour.

Estilo glam: chaves para decorar a casa - As cores das paredes

Os elementos arquitetônicos

A decoração glam sabe aproveitar qualquer elemento arquitetônico, dando-lhe destaque e aproveitando-o para criar contrastes. Uma viga de madeira exposta no teto pode ser perfeita em combinação com móveis ultramodernos. Uma coluna de metal pode ser o ponto de partida para criar um cômodo tão eclético quanto original, e as molduras na parede são o toque perfeito de distinção para ter o quarto com mais glamour. Arcos, colunas, vigas ou degraus, que criam duas alturas na mesma sala, são aliados perfeitos do estilo glam.

Os móveis: dos mais clássicos aos mais inovadores

Móveis especialmente projetados são a essência do estilo glam. Neste caso, menos é mais. Escolha móveis que se destaquem por aquela originalidade que o torna o centro das atenções. Uma penteadeira art déco no quarto em contraste com uma cabeceira simples, um sofá divã fazendo presença na sala, uma mesa de madeira nobre maciça com os seus pés curvos e esculpidos ou algumas mesinhas de apoio baixas, em vidro ou mármore, são peças de móveis capazes de personalizar qualquer ambiente com elegância renovada.

A importância dos tecidos

É outro detalhe importante que se destaca no estilo glam que, com seu conjunto de estilos, busca acima de tudo ter glamour mas, ao mesmo tempo, ser confortável e acolhedor. Glam é um estilo caloroso e envolvente em que os tecidos são decisivos. Um tapete com um design surpreendente, do ultra moderno ao animal print (imitação de zebra ou vaca em formas e cores), grandes almofadas estrategicamente colocadas, uma tapeçaria como decoração de parede e, claro, cadeiras ou poltronas com estofos em tecido original, como o veludo ou o capitoné original (encosto acolchoado com formas geométricas) são detalhes que proporcionam a máxima sofisticação sem abrir mão do conforto.

Os vidros e metalizados

Incluir vidro e elementos metálicos na decoração é uma das chaves para conseguir um toque glam. Um lustre no teto, que projeta mil brilhos, um espelho com borda dourada ou prateada, que amplia visualmente o cômodo e ao mesmo tempo dá um toque chique, uma luminária Tiffany, que acrescenta um toque divertido de cor, ou uma surpreendente estante de estilo industrial, para um toque glam mais inovador, são elementos que fazem com que qualquer ambiente adquira um brilho especial, essencial para ser incluído no estilo mais sofisticado.

Estilo glam: chaves para decorar a casa - Os vidros e metalizados

Um pouco de ousadia

O estilo glam é sempre elegante, mas o que finalmente o diferencia de qualquer outro é um pouco de ousadia, até mesmo 'extravagância' que o torna charmoso. Nesse sentido, trata-se de apostar em algum elemento capaz de surpreender (não chocar) quem entra no espaço. Pode ser um baú ou um toca-discos vintage, grandes vasos de cristal que contrastam e iluminam móveis de madeira maciça, almofadas com aparência indiana que se destacam em uma sofisticada poltrona de couro, uma cama circular com cabeceira estofada (como uma estrela de cinema do anos 50), uma prateleira com fundo espelhado... as possibilidades são infinitas e o segredo do estilo glam é ousar misturar elementos aparentemente incompatíveis que, curiosamente, ficam ótimos.

Depois de conhecer o estilo glam para decorar sua casa, você pode se interessar em descobrir outros estilos. Recomendamos que você veja também o nosso artigo sobre decoração Wabi Sabi e sobre plantas que podem ficar no quarto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estilo glam: chaves para decorar a casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Estilo glam: chaves para decorar a casa