Roseira

Como eliminar pragas de roseiras

Como eliminar pragas de roseiras

Sem dúvida, uma das plantas que ficam melhor em um jardim é a roseira. Sejam suas rosas vermelhas, amarelas, rosas ou brancas, não importa o tom, fica bem seja onde for; mas esta planta é tão bonita como delicada, por isso é importante cuidar muito bem dela.

Apesar das atenções adequadas serem importantes, não será necessário gastar muito dinheiro para manter sua roseira em perfeito estado e livre de invasores, pois em umComo trazemos para você alguns remédios caseiros e ensinamos como eliminar pragas de roseiras para garantir a sua saúde e bem-estar.

Índice

  1. As pragas mais comuns nas roseiras
  2. Prevenir é o melhor remédio
  3. Remédios caseiros contra as pragas das roseiras

As pragas mais comuns nas roseiras

Como já dissemos, além de bonita, a rosa é uma planta muito sensível e que precisa de cuidados especiais. Um destes cuidados é mantê-la a salvo das pragas de insetos que podem atacar e fazer com que ela morra. Antes de explicar como eliminar as pragas de roseiras, deve conhecer os insetos mais comuns que atacam esta planta:

  • O pulgão é o inseto mais comum entre os que atacam roseiras. Costuma atacar brotos de rosas e faz com que as folhas se enrolem. Alguns remédios caseiros contra o pulgão ajudarão você a se livrar desta praga.
  • A aranha vermelha ou ácaro; pode ser que não os veja a olho nu mas acredite, estão aí. Para saber se sua roseira tem uma praga de aranhas vermelhas deverá revisar o dorso das folhas; se estiverem amarelas, há uma praga. Se quiser saber mais, leia este artigo sobre como combater a aranha vermelha.
  • Moscas brancas; assim com o ácaro, a parte inferior das folhas se tornará amarela se estes insetos atacarem.
  • Caracóis; tenha cuidado com eles, pois devoram as folhas! Aparecem principalmente após uma boa chuva e são muito nocivos para as nossas roseiras. No nosso artigo como eliminar os caracóis de nosso jardim ou horta revelamos algumas dicas para se livrar deles.
  • Lagartas de roseira; também conhecidas como moscas da roseira, é uma praga quase tão comum como a primeira. Este inseto bota seus ovos sobre as folhas da sua planta e quando eles explodem as larvas devoram as folhas para sobreviver.
  • Cochonilha; é fácil saber se sua roseira tem uma praga de cochonilhas: as folhas estarão pegajosas.
  • Cigarrinha-verde; são especialistas diminutos em camuflagem, passarão despercebidos enquanto tiram uma soneca sob as folhas da sua roseira. O problema deste hóspede é que fará as folhas perderem a cor.
  • Vermes branco; esta é sem dúvida a praga mais perigosa por uma razão: não há forma de saber que está lá. Os vermes brancos atacam as raízes das roseiras até as matar. Uma boa forma de afastá-los é manter a terra adubada.

Se quiser saber mais sobre os insetos que podem atacar seu jardim, em umComo.com.br ensinamos para você quais são as pragas mais comuns nas plantas.

Como eliminar pragas de roseiras - As pragas mais comuns nas roseiras

Prevenir é o melhor remédio

Antes de explicar como eliminar as pragas de roseiras, saiba que existem algumas formas fáceis de evitar que uma praga de insetos, parasitas e fungos danifique a roseira. Uma delas é regar sempre apontando para as raízes da planta e não para as folhas. As folhas úmidas acabam desenvolvendo mofo ou outras pragas que podem adoecer a roseira.

Por outro lado, se plantarmos a roseira em um lugar onde possa receber mais de cinco horas de sol diárias a planta crescerá mais saudável e forte e terá mais possibilidades de combater as pragas por si só. Também é importante que não esteja perto de uma árvore com grandes raízes.

Cultivar calêndulas perto das roseiras também é uma boa opção: as calêndulas mantêm as pragas afastadas.

Veja também: Minha roseira não floresce, o que fazer? - Receita do adubo e cuidados

Como eliminar pragas de roseiras - Prevenir é o melhor remédio

Remédios caseiros contra as pragas das roseiras

Os métodos naturais são os melhores para eliminar as pragas de roseiras, pois além de cuidar do nosso jardim, estaremos respeitando o meio ambiente em benefício de todos. Para isso pode experimentar alguns destes métodos caseiros:

  • Com 5 colheres de sopa de detergente (biodegradável e orgânico) misturados em 3 litros de água você consegue um forte repelente caseiro. Coe o produto resultante para que não fique nada sólido e coloque o líquido em um borrifador. Só falta pulverizar a mistura sobre as roseiras e insetos.
  • Se o problema de suas roseiras forem os fungos, adicione à mistura anterior uma colher de sopa de bicarbonato. Deve misturar bem os ingredientes até que o detergente deixe de produzir espuma; antes de borrifar este repelente recomenda-se arrancar as folhas infectadas.
  • Outro pesticida eficaz é o chá de camomila frio borrifado sobre a roseira ou a mistura de um alho esmagado em uma xícara de água fervendo. Mas tenha cuidado com o alho, se exagerar na dose pode queimar as folhas da planta.

A melhor forma de combater as pragas é usar todos os remédios naturais que conhecemos e não nos conformarmos apenas com um. Para terminar, pode usar outros métodos com os mosquitos e as moscas:

  • Tente pegá-los com uma armadilha pegajosa e atrativa. Por exemplo, pinte um papelão com tinta amarela à prova de água. Depois de seco, aplique vaselina ou geleia de petróleo para atrair os insetos voadores e afastá-los de suas plantas.

Além dos métodos explicados anteriormente, no nosso artigo como controlar as pragas de forma natural damos outros conselhos que ajudarão você a manter todos estes insetos na linha.

Como eliminar pragas de roseiras - Remédios caseiros contra as pragas das roseiras

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar pragas de roseiras, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Jo Carvalho
Porfavor me ajudem: tem uns Besouros enormem , cor preto e amarelo, eles se alimentam da nectar das Rossas, matando todas, não sei o que fazer, tô usando veneno nas flores, mais elas não resistem e também morrem, me ajudem . gratidão
A sua avaliação:
NOEMIA ALVES LOURO
Minhas roseira, quando sai os botões, ficam todos cobertos com umas manchinhas brancas, não consigo detectar o q é.
Obrigada Noemia
Bia
Minha mini roseira está sendo atacada por um "insetinho" beem pequeno que faz umas teias bem finas nos botões. Não soube identificar se é uma das pragas listadas nesta postagem. Mas vou seguir as recomendações mesmo assim. Obrigada!
inara
qual remedio e bom para cabar com pragasa na roseiras
jose
boas dicas. Ocorre que especificamente para eliminar os pulgões que dão no bico das astes da roseira ou no botão, não há indicação para tal. Gostaria que fosse mais claro para não fazermos besteira.
miriam garcia
Boa noite Tenho uma roseira imensa para ter uma ideia a circunferência do tronco é de 0,20 cm e altura de mais de 3 metros e nessa época do ano, primavera, chega a dar mais de 30 rosas por semana, é a atração aqui da chácara! Essa semana fiquei estarrecida todos os botões foram "" cortados "" ficando pendurados e murchos, mais de 20 apenas os botões a um centímetro da base ! Procurei em todos os lugares e não achei nada, nada ! O que pode ser?
1 de 4
Como eliminar pragas de roseiras