Como plantar pimentão

Se tem previsto fazer uma horta em casa, os pimentões são uma excelente ideia. Além disso, existe uma enorme variedade de pimentões: lamuyo, italiano, de piquillo, de Padrón... Por isso pode escolher aquele que preferir, ou aquele que der melhor na sua região. Deve ter em conta que se trata de uma verdura sensível ao frio, por isso deverá esperar até ao início da primavera para poder plantar ao ar livre, quando já desapareceu o risco das geadas. Em umComo.com.br explicamos-lhe passo a passo como plantar pimentão.

Também lhe pode interessar: Como plantar batatas
Whatsapp 2 Twitter 1 Google +
Instruções
  1. Para plantar pimentão, deverá utilizar um recipiente ou bandeja com uma certa altura, uma vez que vamos enchê-lo de terra devidamente adubada. As sementes deverão ser colocadas a uma profundidade de 2-3 mm. Devemos evitar plantar as sementes muito juntas, pois isso origina o desenvolvimento de plantas fracas que serão difíceis de crescer.

  2. Entre 8 e 20 dias depois, deverá ir vendo que as mudas dos pimentões começam a germinar. Mesmo antes de transplantar as mudas, deve cavar a terra para arejá-la e adicionar o adubo ou composto para a enriquecer. Deverá procurar por uma zona ensolarada, uma vez que o pimentão precisa de uma iluminação diária.

  3. Após dois meses depois do plantio, quando as plantas tiverem mais de 15 cm de altura, com cinco ou seis folhas, deverá plantá-las em linha com um espaçamento de uns 40-50 cm entre elas para que tenha espaço suficiente para crescer.

  4. Quanto à rega, não nos devemos exceder uma vez que o pimentão é uma planta muito sensível aos encharcamentos ou falta de drenagem, produzindo asfixia nas zonas compactadas. Quando vir que os pimentões têm uma medida suficientemente grande e estejam já maduras, deverá recolhê-los manualmente.

  5. Se gostou deste artigo e se está fazendo a sua horta em casa, então estes artigos também poderão ser úteis para você:

  6. Se deseja ler mais artigos parecidos a como plantar pimentão, recomendamos que entre na nossa categoria de Os Legumes.

Necessita
  • Bandeja ou recipiente
  • Terra adubada
  • Sementes de pimentão
  • Água
  • Enxada

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como plantar pimentão:


6 comentários


19-05-2016 IVOMIR BARROS COELHO disse:
Boa noite Faltou a distancia entre as sementes.
07-05-2016 ZINA disse:
Boa tarde meu nome e Zina e estou pensando em investir em pimentoes, no meu proprio quintal; tenho uma plantacao nao tao grande de pimenta de varias qualidades, que tbem vendo e faço molho com elas,.Entao penso agora neste legume o pimentao, posso tbem usar a propria semente das que compro em super-mercado ?? Entao se possivel for passe uma dica para que eu possa ter uma idea melhor :)) Muito obrigada . Zina
18-01-2016 Livio disse:
Planto pimentão, mas a plantas passaram a apresentar as folhas retorcidas, atrofiadas e curvadas para baixo (encruadas). As mudas param de crescer, não florem nem crescem novas folhas. Todas as mudas ficam assim. Já mudei a terra, já adubei, controlei a rega, mas nada adiantou. Não há nenhuma praga que possa ser visto a olho nú. Gostaria de orientação e se posso mandar uma foto. Cultivo em jardineiras na varanda de casa.
02-12-2015 maria luisa disse:
sou agrónoma e gosto de plantar pimentos nos vasos so que pega muita praga
12-08-2015 José de Jesus Silva disse:
Olá, este artigo foi muito útil para mim, pois estou começando uma horta e um pomar, por isso toda ajuda será bem vinda. Muito obrigado por compartilhar comigo e com os demais.
18-08-2015 Sara Viega disse:
Oi José, que bom que a informação foi útil para você! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
08-01-2014 teresa disse:
adorei gostaria de saber com posso adubar arruda guine alecrim, e quais os locais e como posso fazer um jardim de rosas , tenho um espaço pequeno ..obrigado