Plantas de jardim

Como escolher as plantas para um jardim sustentável

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como escolher as plantas para um jardim sustentável

Para que um jardim seja sustentável, uma série de fatores devem ser considerados, pois não se trata de plantar simplesmente plantas. A primeiro coisa que você deve saber é o tipo de clima existente no lugar onde vive: se é muito seco, úmido e se existem grandes mudanças de temperatura. Estes conhecimentos servirão para você saber que tipos de plantas se adaptam mais ou menos ao seu jardim. Também deverá considerar que nem todas as plantas se dão bem entre si, por isso você terá que pensar em como as combinar. Se quiser saber mais, consulte o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como escolher as plantas para um jardim sustentável.

Também lhe pode interessar: Como plantar lambari

Passos a seguir:

1

Para começar, como já dissemos na introdução, a primeira coisa que deve fazer é saber que tipo de clima existe onde quer fazer o jardim; depois disso, tem que escolher as plantas. Neste caso podemos distinguir dois grupos: as plantas que são nativas e as que não são. As plantas nativas são as que se adaptam melhor, normalmente são mais resistente às pragas e doenças da área. As plantas que não são nativas também podem ser plantadas, mas devem ter características climáticas muito parecidas às do local do seu jardim.

2

Outro fator a considerar é a escolha de espécies que sejam capazes de fixar o nitrogênio da atmosfera. Desta forma, elas melhoram o rendimento do solo e também atuam como repelentes naturais. Com isto queremos dizer que existem algumas plantas que são repelentes para insetos prejudiciais e assim você pode esquecer algumas pragas graças a este tipo de plantas. Pode ser que um tipo de planta não cumpra com todas as características, mas não faz mal, coloque plantas que em seu conjunto cumpram com os diferentes fatores.

3

Em relação às árvores, plante aquelas que tenham as raízes muito profundas porque assim você ajudará a segurar o solo. Além disso, coloque arbustos que formem uma cerca viva, criando áreas de sombra ao mesmo tempo. Desta forma poderá reduzir a irrigação das plantas mais próximas, tirando benefício da sombra. Criando a sombra você reduz a temperatura, provocando menor necessidade de irrigação.

4

Ao escolher as plantas para seu jardim também deverá prestar atenção a outro fator: que elas sejam úteis. Isto é, que tenham mais de uma função, como por exemplo que sejam plantas aromáticas, medicinais, que possam ser usadas para cozinhar, que deem frutas ou hortaliças...

Como escolher as plantas para um jardim sustentável - Passo 4
Imagem: atitudesustentavel.com.br
5

Para finalizar, faça um jardim que seja bonito e diferente durante o ano inteiro. Isto pode ser conseguido plantando plantas que floresçam em diferentes épocas e/ou estações, usando plantas perenes, por exemplo. Elas vão mudando seu tom. Desta forma, você nunca vai se entediar com o jardim pois ele nunca será igual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher as plantas para um jardim sustentável, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Colha as sementes das plantas que existem no jardim, desta forma não terá que comprar em uma loja.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: atitudesustentavel.com.br
1 de 2
Como escolher as plantas para um jardim sustentável