Lavar roupa à mão

Como lavar roupa delicada à mão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 27 junho 2018
Como lavar roupa delicada à mão
Imagem: kena.com

Algumas peças de roupa requerem cuidados especiais na hora de as lavar, devido aos tecidos usados na fabricação ou aos elementos decorativos que contêm. Nestes casos, é necessário lavar a roupa à mão para evitar que se deteriore ou algumas inclusive devem ser levadas na lavanderia. Se quiser saber como lavar roupa delicada à mão em casa, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como passar roupa delicada

Passos a seguir:

1

O primeiro passo para lavar roupa delicada à mão será verificar as etiquetas das roupas e os símbolos de lavagem. Deste modo, podemos ter uma ideia melhor sobre qual é o melhor método para manter limpa a roupa delicada e não a estragar. Se não tem muito claro o que cada ícone indica, recomendamos que você consulte nosso artigo sobre o que significam os símbolos de lavar roupa. Caso alguma roupa não possa ser molhada, só lhe restará a opção da levá-la na lavanderia para uma limpeza a seco.

Como lavar roupa delicada à mão - Passo 1
2

Também poderá lavar as peças de cores claras e escuras separadamente, porque é possível que estas últimas manchem. Isto será extremamente importante na primeira vez que lavar alguma peça de roupa, de maneira que deverá realizar a verificação para evitar estragar outras roupas.

3

Se sua roupa tem alguma mancha, será necessário pré-tratá-la antes de lavar para conseguir eliminá-la por completo. Para isso, você pode optar por algum produto tira manchas próprio para roupa delicada ou algum sabão suave, mas em nenhum caso deverá esfregar excessivamente.

4

O mais recomendável será sempre lavar este tipo de roupa em água fria ou morna, mas nunca em água quente; caso contrário, é provável que encolha ou estrague. Em um balde ou diretamente no tanque, deverá jogar água suficiente para cobrir a roupa junto com o detergente específico para roupa delicada.

Como lavar roupa delicada à mão - Passo 4
Imagem: melodijolola.com
5

Deixe sua roupa delicada de molho para que o sabão penetre nas fibras e o resultado seja o esperado. Passado um tempo, deverá enxaguar a peça novamente sem esfregá-la ou torcê-la. Lembre-se de que este tipo de roupa precisa de um cuidado especial para não se estragar.

6

Passe-a várias vezes embaixo da torneira de água fria e, quando tiver certeza de que não deita espuma, tente eliminar o máximo de água possível sem a torcer fortemente. Recomendamos que tenha a roupa delicada ainda úmida e coloque um balde embaixo para recolher a água que vai escorrendo. Do mesmo modo, será melhor estendê-la ao ar livre, mas à sombra para que o sol não a danifique.

Sugestão: Qual é o melhor sabão para lavar roupa de bebê?

Como lavar roupa delicada à mão - Passo 6
7

Também será fundamental que preste muita atenção na hora de passar este tipo de roupa para que não se estrague. Em primeiro lugar, certifique-se de que a pode passar, e em caso positivo, será sempre bem mais simples fazê-lo quando ainda estiver um pouco úmida; recomendamos ampliar a informação em nosso artigo a respeito de como passar a roupa delicada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar roupa delicada à mão, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: kena.com
Imagem: melodijolola.com
1 de 4
Como lavar roupa delicada à mão