Limpar sofá

Como limpar o estofado do sofá

Como limpar o estofado do sofá

Um dos espaços onde mais vida se faz dentro de uma casa é, sem dúvida, a sala. Este grande uso diário faz com que muitas vezes os elementos que se encontram no ambiente se sujem com uma maior frequência. Um claro exemplo é o sofá; pó, manchas de comida e bebida... Stop! Se quer manter seu sofá em perfeito estado, deve prestar atenção ao seguinte artigo que apresentamos para você em umComo.com.br. Vamos mostramos para você um remédio caseiro e natural com o qual aprenderá como limpar o estofado do sofá. Descubra os melhores métodos que assegurarão que o estofado de tecido de seu sofá fique sempre limpo e perfeito. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como limpar o estofado de cadeiras

Passos a seguir:

1

Limpar um sofá pode parecer complicado, já que se trata de uma grande estrutura, mas não é impossível. Um dos melhores métodos para limpar estofados de tecido é com vapor. Com este truque, conseguirá que seu sofá esteja perfeito de uma forma rápida e eficaz.

Como limpar o estofado do sofá - Passo 1
2

Para limpar o estofado, precisará de um aspirador, um pano limpo, uma escova e um removedor de manchas especial para tecidos, à venda em qualquer supermercado. Com todos estes produtos, eliminará qualquer mancha e conseguirá uma limpeza profunda do seu sofá. Caso seja complicado ou o estofado do seu sofá seja muito delicado, recomendamos a você consultar previamente em uma tinturaria.

3

Para começar, afaste o sofá da parede ou de qualquer móvel que esteja encostado e limpe a parte mais superficial do sofá. Para isso, recomendamos que utilize um aspirador, com o qual conseguirá eliminar o pó e os ácaros que se tenham instalado nos tecidos do estofado. Passe o aspirador por todos os cantos do sofá, retirando qualquer objeto que se encontre sobre ele como almofadas, acessórios ou elementos decorativos.

Como limpar o estofado do sofá - Passo 3
4

Lembre-se que este primeiro passo da limpeza é fundamental, pois se não o fizer bem, todo o resto não fará sentido. É importante que passe o aspirador por todas as áreas do sofá, inclusive cantos escondidos. Também deverá limpar a parte de trás do sofá e a parte de baixo; se não conseguir com o aspirador, use uma escova. Não importa quanto tempo demore, o importante é que o tecido fique completamente limpo com o aspirador. Quando tiver acabado com o sofá, deverá fazer o mesmo com as almofadas, travesseiros e acessórios que havia separado anteriormente. Tenha paciência, no final o resultado vai valer todo o esforço!

5

Com o sofá aspirado, será bem mais fácil detectar as manchas mais profundas. Para eliminá-las completamente, recomendamos a você utilizar um removedor de manchas, produto que encontrará em qualquer supermercado. Coloque o produto sobre a mancha e deixe-o repousar durante uns minutos, depois retire-o esfregando suavemente com a ajuda de um pano.

Como limpar o estofado do sofá - Passo 5
6

Uma vez que o sofá esteja totalmente aspirado e tenha tirado as manchas mais profundas, é hora de passar o vapor. Pode ser que seu próprio aspirador tenha os acessórios necessários para levar a cabo esta ação ou, pelo contrário, conte com um vaporeto. Seja como for, o seguinte passo é utilizar o vapor de água limpa. Para usar adequadamente este eletrodoméstico, leia com atenção as instruções do fabricante.

7

Caso o seu sofá tenha capas extraíveis, lave-as seguindo as instruções. Geralmente, pode levá-las a uma tinturaria ou lavá-las com água fria e deixar secar ao ar livre. Recomendamos não pôr estofados na secadora já que correm o risco de encolher. Coloque-as no sofá estando um pouco úmidas, deste modo será bem mais fácil.

8

Se deseja que o estofado do seu sofá esteja perfeito em qualquer ocasião, recomendamos a você levar a cabo esta limpeza profunda, pelo menos, duas vezes ao ano. Lembre-se que com o removedor de manchas e uma escova, poderá eliminar tanto o pó como as manchas mais destacadas de seu sofá. Ficará perfeito!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o estofado do sofá, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
marilene
como limpar couro sintético manchado com calça jeans.obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marilene! Qual é a peça de couro sintético que você deseja tirar a mancha?
1 de 4
Como limpar o estofado do sofá