Remover as nódoas da roupa

Como tirar as manchas de vinho tinto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar as manchas de vinho tinto

Devido à intensa coloração e aos pigmentos que possui, as manchas de vinho tinto podem ser bastante difíceis de eliminar por completo, principalmente se estiverem há muito tempo no tecido e tiverem secado. Além de atuar com rapidez, é muito importante saber quais são os melhores produtos para acabar com elas e deixar as suas peças de roupa (toalhas, guardanapos, tapetes, etc.) completamente limpas, impecáveis e prontas para um novo uso. Continue lendo este artigo de umComo para descobrir todos esses produtos e saber como tirar as manchas de vinho tinto com eficácia.

Índice

  1. Leia a etiqueta da peça
  2. Tirar manchas de vinho tinto da roupa
  3. Tirar manchas de vinho de toalhas de mesa
  4. Tirar manchas de vinho de tapetes

Leia a etiqueta da peça

Antes de começar a utilizar qualquer produto de limpeza ou remédio caseiro, como os que vamos mostrar ao longo deste artigo, é fundamental que verifique a etiqueta da peça de roupa manchada e preste atenção às indicações especificadas. No caso de ler que a peça em questão só pode ser lavada a seco, então o mais recomendável é que vá a uma lavandeira e solicite que a limpem ali, para evitar que o tecido se danifique.

Além disso, é importante atuar com toda a rapidez que puder e tratar de eliminar a mancha de vinho tinto o quanto antes, pois quanto mais tempo passar, mais grudará no tecido da peça e mais difícil será de remover depois.

Como tirar as manchas de vinho tinto - Leia a etiqueta da peça

Tirar manchas de vinho tinto da roupa

Todo o mundo, em algum jantar ou almoço, enquanto saboreava uma deliciosa taça de vinho tinto, já acabou derramando ou espirrando o líquido sobre a camisa ou outra peça de roupa causando uma mancha importante. De seguida, mostramos a você os métodos caseiros mais eficazes aos quais pode recorrer para eliminar as manchas de vinho tinto da roupa, em função de se forem recentes ou mais secas e aderidas ao tecido.

Manchas recentes e úmidas

  • Talco em pó: este produto absorve os líquidos e pode ajudar a eliminar grande parte da mancha de vinho. Só tem que aplicar uma pequena quantidade sobre a mancha, esperar secar e, depois retirar o talco em pó com a ajuda de uma escova de cerdas suaves; pode ser uma escova de dentes limpa. Por último, enxágue a peça e lave como faz habitualmente.
  • Bicarbonato de sódio: é um excelente removedor de manchas natural que não causa danos nos tecidos. Realize uma pasta misturando bicarbonato e água, aplique sobre a mancha e deixe atuar por pelo menos 1 ou 2 horas. Após este tempo, enxágue e lave a peça.
  • Vinho branco: é um remédio muito eficaz porque os taninos do vinho branco neutralizam os taninos do vinho tinto, conseguindo assim diluir a cor avermelhada e eliminar a mancha. Só tem que verter umas gotas de vinho branco em um guardanapo ou pano limpo, passar sobre a mancha dando pequenos golpes (evitando esfregar), deixar atuar por alguns minutos e depois lavar a peça de roupa com água e detergente.

Manchas secas

  • Leite: o leite pode ajudar a acabar definitivamente com as manchas que já secaram. Esquente o leite no microondas, verta um pouco sobre a zona manchada e deixe atuar o tempo necessário até que a mancha começar a diluir. Quando isso acontecer, lave a peça como faz normalmente e pronto!
  • Vinagre branco e água: o vinagre branco é um produto ideal para neutralizar os pigmentos avermelhados do vinho tinto. Primeiro, misture em proporções iguais o vinagre branco e a água e aplique diretamente sobre a mancha. Depois, esfregue com detergente e lave a peça com água quente. Depois disso, a mancha deveria ter desaparecido.
Como tirar as manchas de vinho tinto - Tirar manchas de vinho tinto da roupa

Tirar manchas de vinho de toalhas de mesa

Sem dúvida, outra peça entre as que mais sofrem com as manchas de vinho tinto são as toalhas de mesa e os guardanapos de tecido. Se estiver procurando boas alternativas para deixá-los completamente limpos e poder voltar a utilizá-los, anote as seguintes soluções:

  • Água fervendo: em uma panela coloque água para ferver no fogo. Enquanto atinge o ponto de ebulição, coloque um recipiente de plástico grande na pia da cozinha e coloque a toalha lá dentro. Quando a água já tiver fervido, com muito cuidado verta no recipiente em cima da toalha, isso ajudará a que a mancha desapareça. Depois, poderá lavar a toalha de mesa como faz habitualmente.
  • Sabão e água oxigenada: faça uma mistura de sabão líquido para a roupa com água oxigenada e verta sobre a mancha. Deixe atuar por alguns minutos e esfregue com suavidade até que a toalha de mesa fique limpa.

Se ela for branca, o limão também pode ser um bom remédio, pois se aplicar seu suco sobre a mancha seus ácidos atuarão, eliminando-a, além de branquear a peça quando a expor ao sol para secar depois.

Como tirar as manchas de vinho tinto - Tirar manchas de vinho de toalhas de mesa

Tirar manchas de vinho de tapetes

Quando tiver tapetes em casa, seja na sala ou na cozinha, pode ser que algumas vezes também se cheguem a manchar de vinho tinto. A limpeza dos tapetes deve ser cuidadosa, pois seu tecido poderia ser danificado facilmente e já não voltaria a ficar igual a antes.

O truque que revelamos de seguida é ideal, principalmente para tapetes de cores claras, como o branco, bege, creme, etc. Consiste em polvilhar sobre a mancha úmida de vinho tinto uma quantidade abundante de sal; verá como pouco a pouco o sal começa a ficar tingido de cor vermelha. É importante que deixe atuar por pelo menos umas 6 horas e, após este tempo, remova o sal e limpe a área manchada com a ajuda de um pano limpo e úmido.

Mas o que fazer se o método anterior não der resultado? Não se preocupe, neste caso recomendamos diluir 1 colher de sopa de amoníaco em 1 xícara de água, aplicar a mistura diretamente sobre a mancha, deixar repousar por 10 minutos e, para terminar, secar a zona com um pano.

Como tirar as manchas de vinho tinto - Tirar manchas de vinho de tapetes

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar as manchas de vinho tinto, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como tirar as manchas de vinho tinto