Insectos que afectan a los frutales

Como tratar cochonilha na jabuticabeira

Como tratar cochonilha na jabuticabeira

A jabuticabeira, de nome científico Myrciaria cauliflora Berg.[1] é, assim como diversas outras árvores frutíferas, sujeita ao ataque de pragas como fungos e insetos. Quando temos infestações do tipo, acabamos por ganhar de brinde uma grande dor de cabeça, principalmente pela possibilidade de acabarmos por perder a espécie ou então pela possibilidade da praga acabar se espalhando e prejudicando outras plantas de nosso quintal. Uma das pragas encontradas na jabuticabeira a é a cochonilha que, por se fixar em folhas, é muito comumente encontrada nas mais diversas espécies vegetais, ainda que também ataque frutos, podendo prejudicar a produção[2].

Se você está sofrendo ataques desse inseto e precisa de uma ajudinha para de livrar da praga, aprenda como tratar cochonilha na jabuticabeira aqui nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como fazer mudas de jabuticaba

Como tratar cochonilha na jabuticabeira

Dentre as que iremos apresentar, a primeira forma de acabar com cochonilha na jabuticabeira, é a mais simples e pode ser realizada por qualquer um sem causar problemas, já que envolve elementos que todos temos em casa.

Água e sabão

Para fazer essa mistura eficaz, você precisará apenas misturar 50 gramas de sabão com 5 litros de água quente, misturar até que formem uma solução homogênea, então, bastará pulverizar sobre a planta[3]. Ao espirrar esse inseticida natural de cochonilha em suas plantas, tome cuidado para que a solução atinja todas as regiões atacadas, já que as cochonilhas por vezes se esconder nos lados inferiores das folhas de forma a se tornarem um pouco difíceis de serem encontradas.

Dica: a solução apresentada funciona para acabar com cochonilha branca na jabuticabeira, mas também pode ter utilizada com outros tipos de cochonilhas e com infestações de lagarta na jabuticabeira, pulgões e piolhos[3].

Sabão e querosene

Quer acabar com cochonilha de carapaça na jabuticabeira? Apesar da dica dada acima de utilizar sabão com água ser comprovadamente eficaz, por vezes os métodos de como matar pulgões e cochonilhas precisam ser um pouco mais agressivos e utilizar produtos mais tóxicos porém também mais eficazes, como é o caso da querosene.

Para fazer a mistura, você precisará colocar 3 litros de água no fogo até ferver e adicionar 200 gramas de sabão até que ambos formem uma mistura homogênea. Após a mistura, tire tudo do fogo e adicione 4 litros de querosene, mexendo com paciência até que a mistura se torne novamente homogênea.[3]

Tome cuidado para apagar o fogo antes de adicionar o querosene pois trata-se de um produto inflamável[4] e que poderá causar acidentes caso não haja cuidado suficiente.

Se você tiver outras plantas que também estiverem sendo atingidas pela praga, não se preocupe pois também temos a solução em: como se livrar das cochonilhas das plantas.

Dica: a mistura é capaz de acabar com cochonilha de cera na jabuticabeira assim como outros tipos de inseto que estiverem nas folhas de suas plantas, o que pode ser ótimo para destruir outras praga mas que requer atenção para não ter destrutivo também para insetos benéficos a seu jardim.

Macerado de samambaia

Se você quer saber como matar cochonilha de raiz, saiba que a resposta para a solução pode ser mais simples do que se imagina. Algumas substâncias produzidas pelas plantas são inseticidas naturais, funcionando como um mecanismo própria da planta para combater pragas[5]. Tendo em vista o afirmado, podemos utilizar algumas substâncias extraídas de outra plantas para acabar com cochonilha verde, cochonilha no manjericão e qualquer outro tipo de infestação que tivermos, bastando conferir qual produto funciona com o que.

Se você quer saber como matar cochonilha usando a receita, bastará colocar 500 gramas de folhas de samambaia em 1 litro de água e deixá-las repousando por um dia, pós, você deverá ferver a mistura e diluir o litro em 10 litros de água[3].

Além de servir para o controle de cochonilha preta e de outros tipos do inseto, o macerado de samambaia também será útil na eliminação de pulgões e ácaros.[3]

Se você estiver com broca na jabuticabeira ou com algum outro tipo de praga em sua casa, não se desespere e veja também como acabar com pragas no jardim.

Como tratar cochonilha na jabuticabeira -

Como surgem as cochonilhas

As cochonilhas se espalham de forma natural seja pelo vento ou carregadas no corpo de espécies selvagens como pássaros, afinal, trata-se de insetos que são capaz de se prender, ainda que de forma pouco intencional, em penas e patas de animais que passarem por perto.

Após serem carregadas, as cochonilhas se adaptam muito facilmente ao novo ambiente, o que torna fácil uma infestação com o inseto. Além do fácil contágio que pode ocorrer em suas plantas, a praticidade com a qual as cochonilhas vão de um local para o outro também significam que não existem meios de evitar a praga, sendo necessário apenas que fiquemos de olho para tratar do problema quando ocorrer.

Uma dica para saber se existe alguma praga em sua planta é observar se você está com sua jabuticabeira melada, afinal, os insetos que atacar a planta acabar por fazer com que o néctar dos frutos saia e suje o tronco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar cochonilha na jabuticabeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. JESUS, de N.; MARTINS, A. B. G.; ALMEIDA, E. J. de; LEITE, J. B. V.; GANGA, R. M. D.; SCALOPPI JUNIOR, E. J.; ANDRADE, R. A. de; MOREIRA, R. F. C. Caracterização de quatro grupos de jabuticabeira, na condições de jabuticabal - SP. Revista Brasileira de Fruticultura, Vol. 26, Nº 3, pp. 482-485, Jaboticabal, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbf/v26n3/23150.pdf. Acesso em: 26/07/2020.
  2. Pragas. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: http://www.ceinfo.cnpat.embrapa.br/arquivos/artigo_2313.pdf. Acesso em: 26/07/2020.
  3. Soluções Alternativas para o Manejo de Pragas e Doenças. Grupo Temático de Práticas Ambientais Sustentáveis - Projeto doces Matas, Universidade Estadual de São Paulo. Disponível em: https://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/caldas_naturais.pdf. Acesso em: 26/07/2020.
  4. Querosene - Ficha de informação de segurança de produto químico. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://sites.ffclrp.usp.br/cipa/fispq/Querosene.pdf. Acesso em: 26/07/2020.
  5. JESUS, E. M. de; AMARAL, A. R. do; BORSATO, A. V.; ANDRADE, R. de M. de A. de; ZANELLA, M. S.; REIS, R. C. A. Inseticida artesanal orgânico de contato, a base de pimenta, em sistemas de produção agrícola no Assentamento Tamarineiro II Sul, Corumbá, MS. Cadernos de Agroecologia, Vol. 7, Nº 2, 2012. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/105152/1/127.pdf. Acesso em: 26/07/2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
marcos
vou testar obrigado
A sua avaliação:
Valdemar da Silva
Nas folhas da minha jabuticabeira não tem cochonilhas, mas uma espécie de pedrinhas pretas sobre as folhas que vai amarelando as folhas até caírem e secar o galho. Tem algum produto para passar?
Abraços.
A sua avaliação:
Alfonso Celso
O comentário foi bom, só que estou com dúvida referente a uma muda de jabuticaba enxertada que comprei no CEAGESP, e embora a muda tivesse com muitas folhas percebi que algumas folhas estavam
cortadas. De um mês para cá, tenho tentado tudo no combate a praga, que até agora não sei se é cochonilha. Cheguei a encontrar umas tres , e removi, depois não encontrei mais nenhuma, só que as
folhas vem caindo , tentei pulverizar agua com detergente como preconizado sem resultado, e agora tenho usado calda de fumo. Não encontro presença de formigas cortadeira. Ontém percebi a presença de uns insetos minúsculos menores que a drosophila, tanto na terra como em algumas folhas . Que praga é essa que tem pertubado a minha frutífera ?
A sua avaliação:
NANI LISBOA
Uma romanzeira estava infestada de cochonilha branco rosada, cortei o máximo dos galhos infestados, ai Curitiba passou por 5 meses de estiagem, agora os lugares infestados passaram de branco para preto. e tem menos ocorrência . Preciso usar alguma coisa ou a infe
stação acabou? Obrigada
A sua avaliação:
Angélica Rubleski
Gostaria de saber qual o sabão a ser usado... Tenho sabão caseiro em casa...
A sua avaliação:
Biju
Solução óleo mineral e água , conforme a bula e aplicar diretamente nas partes afetadas , até escorrer ! Fazer nas horas mais frescas do dia e verificando as recomendaçoes para o uso de EPI !
A sua avaliação:
Manuel borges da Silva
Muito obrigado foi interessantíssimo vamos conferir.
1 de 2
Como tratar cochonilha na jabuticabeira