Quais os diferentes tipos de jardins
Os jardins são uma parte de nossa casa que nos permite estar em contato com a natureza sem necessidade de ir muito longe. Quando dele fazem parte flores, proporcionam uma agradável flagrância em redor da casa, ao mesmo tempo que tornam o espaço mais alegre e convidativo. Associado aos jardins está também a prática da jardinagem, que se revela uma ótima atividade para relaxar e apreciar as coisas simples e belas que com que a natureza nos presenteia. Ao longo dos séculos pessoas e povos foram adaptando os jardins à sua maneira, dando origem a vários estilos. Para ficar a conhecer quais os diferentes tipos de jardins, continue lendo este artigo de umComo.com.br.
Passos a seguir:
No oriente são muito populares os jardins japoneses, um estilo de jardim muito ligado à cultura destes povos e à prática de meditação. Nestes jardins abundam elementos com fortes simbologias, como os lagos com as tipicas carpas Nishikigoi-koi que representam fertilidade e prosperidade. São espaços de calma e reflexão.
No outro lado do mundo, no Reino Unido, são predominantes os chamados jardins ingleses, que tentam retratar um cenário pitoresco da natureza selvagem e bela. Neles abundam várias plantas de flor e arbustos grandes. Não existem regras paisagísticas, tudo é deixado ao acaso de forma a dar a ilusão de que se trata de um bosque sem intervenção humana.
Completamente diferente do jardim inglês, surge o jardim italiano. Nele abundam as plantas frutíferas, trepadeiras, estátuas e fontes. São jardins verdadeiramente poéticos e românticos, assemelhando-se a uma forma de arte natural feita para ser apreciada pelos seus visitantes.
Existe também um tipo de jardim fácil de identificar pela união de dois elementos distintos: gramado e pedras. Trata-se de um jardim de pedras, atualmente considerado muito moderno e que se pode recriar tanto no pátio de casa como no interior, visto que não exige muita manutenção.
Quem vive num apartamento e não beneficia de espaço exterior para um jardim, pode recorrer à alternativa dos jardins verticais. Estes jardins não possuem muita variedade de flora, mas são bem simples de criar porque se baseiam no cultivo de apenas algumas espécies de plantas dispostas em vasos ou em sistema de green wall. Desta forma permitem alegrar qualquer espaço mais pequeno.
Também é possível ter um jardim com uma função bem utilitária e sem recorrer uma área de terreno muito extensa. É o caso dos jardins de ervas aromáticas, que nos proporcionam condimentos bem saborosos para os nossos cozinhados, ao mesmo tempo que perfumam de forma delicada a área em redor deles.
Para quem gosta de jardins mas tem pouco tempo ou paciência para cuidar de plantas, pode optar pelo jardim desértico, caracterizado pela existência de várias espécies de plantas xerófitas, que são aquelas que desenvolveram uma capacidade de sobreviver com pouca água, como os cactos ou as suculentas. A sua forma é livre, tal como nos jardins ingleses, e predominam elementos simples como a terra e as pedras.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os diferentes tipos de jardins, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.